Saul Galvão de
Nos anos seguintes, sempre entre o Jornal da Tarde e o Estado, Saul passou por editorias como a de Política e a Internacional. Em 1978, surgiu então o crítico de restaurantes: o Jornal da Tarde queria um substituto para Paulo Cotrim, um dos precursores da atividade em São Paulo. Saul foi o escolhido para a tarefa. Funcionou tão bem que, em pouco tempo, ele estava só se dedicando à comida. Saul ia muito à França (nos anos 90, comprou inclusive um apartamento em Paris) e, aproveitando as viagens, fez estágios em restaurantes estrelados, como o Troisgros.
Continuou aprimorando os dotes de culinarista e, em 1987, lançou o primeiro livro, Os Prazeres da Mesa, com receitas de cozinhas paulistanas famosas. Paralelamente, ele se aprofundava nos vinhos, outra paixão. E Saul se transformou em um dos maiores experts do Brasil, a ponto de, em 1992, lançar o já clássico Tintos e Brancos.
Nos últimos anos, ele escreveu religiosamente no Paladar (às quintas), sobre vinhos, e no Guia (às sextas), sobre restaurantes. Tornou-se uma grife, no melhor sentido do termo, com seu jeito expansivo e seus bigodes fartos. E cativou os leitores com informações precisas, comentários consistentes e uma devoção sincera aos prazeres da vida. "O negócio é passar bem" virou seu slogan, propagado no jornal, na Rádio Eldorado, em seu blog.
A personalidade forte, as tiradas afiadas, não foram abaladas nem nos últimos dois anos, quando começou a se tratar de um câncer. Saul morreu ontem, de complicações advindas da doença, e foi velado e enterrado na sua querida Jaú. Será sempre lembrado na redação pelo temperamento festivo e pela generosidade em dividir seu imenso conhecimento com os colegas. E por um apetite à toda prova.
Fonte:
ESTADÃO
2 comentários:
É realmente uma pena, né Romaine..
gostava muito de ler a coluna que ele tinha na revista Gula..
aliás, vc viu a confusão da revista Gula? Achava que era eu que não tinha conseguido o exemplar de agosto..mas depois veio a revista Gosto (muito boa, por sinal!), e comecei a entender que tinha alguma coisa errada...a revista só teve o seu exemplar de agosto em setembro!
Pena mesmo.
Pois é não estava recebendo a minha quando vi a GOSTO nas bancas e percebi que a linha editorial erta parecida saquei que alçgo ia mudar.
Mas ainda estou sem receber nada.
Postar um comentário
Deguste!!! Fique a vontade. Mas evite comentários ofensivos, não use palavrões. Esse espaço é de alegria.