1 de setembro de 2009

Empresa oferece serviços gratuitos para cativar os clientes


Uma loja de vinhos instalada em um bairro nobre da cidade de São Paulo encontrou uma maneira de aumentar o relacionamento direto com clientes a partir de um serviço gratuito. A Total Vinhos criou a figura de um "personal wine assistant", que é uma pessoa especializada que vai até a casa dos consumidores organizar e mapear adegas. "Nossos clientes são executivos que gostam muito de vinho e fazem muitas compras, mas não têm tempo para organizar tudo o que têm", diz Amilton Rogério Amaral, sócio-proprietário da Total Vinhos, fundada em 2007.

Amaral afirma que esta é uma forma de aumentar as vendas no médio prazo. "Às vezes o cliente tem um vinho muito bom perto do vencimento e não sabe. Ou então, ele tem rótulos parecidos e falta alguma marca diferente nesta coleção. Com este mapeamento, é possível sugerir vinhos para a compra. Estes clientes nem sempre estão presentes durante a visita, então toda a parte de venda após o serviço é feita por e-mail e telefone", diz. Para prestar o serviço, a empresa conta com quatro sommeliers – profissional especializado em vinho. No total, a loja tem 12 funcionários.

O personal wine também indica o vinho ideal para cada perfil de consumidor. Amaral conta que, geralmente, há uma conversa prévia por telefone para saber em qual ocasião o cliente precisa de ajuda. "Mas é importante que a parte final da negociação seja feita pessoalmente, na casa do cliente, porque é isto que ajuda a construir um relacionamento com o consumidor", afirma .

A figura do personal wine surgiu com a mudança de endereço da empresa. Antes, a adega funcionava como um show room dentro de um clube de charuto em São Paulo. Há quatro meses, a Total Vinhos ganhou sede independente e aumentou o estoque de produtos de 150 para 600 rótulos de bebidas nacionais e importadas. Amaral diz que, como a loja ainda tem pouco tempo, as vendas ainda estão muito sujeitas a efeitos sazonais, mas as estratégias adotadas até agora – como o personal wine - ajudaram a aumentar as vendas em 20% no Dia dos Pais, uma data forte para o setor.

Outra estratégia adotada pelo empresário é a realização de degustações gratuitas de vinhos todos os sábados, dentro da loja. Por enquanto, a unidade localizada no bairro do Jardins, em São Paulo, é o principal meio de vendas, mas o empresário já estuda implantar vendas pela internet.

Fonte :

PEGN


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