21 de maio de 2009

Casa Valduga Gran Reserva Extra Brut é eleito o melhor espumante nacional

Com um júri formado por grandes experts, o Top Ten Expovinis Brasil 2009, mais respeitado concurso do País, teve participação do ‘Master of Wine’ Dirceu Vianna Júnior, que comparou o espumante da Valduga aos melhores champagnes

O Casa Valduga Gran Reserva Extra Brut 2002 foi o grande vencedor na categoria ‘Espumantes Nacionais’ do concorrido Top Ten Expovinis Brasil 2009, concurso que elege os dez melhores vinhos em exposição no evento.

DirceuViannaCom provas realizadas totalmente às cegas, o vinho foi escolhido por um júri presidido por Jorge Lucki e José Ivan Santos e formado por especialistas como Jorge Carrara, Marcelo Copello, José Maria Santana, Roberto Gerosa, Manuel Beato, Nuno Vaz Pires e pelo ‘Master of Wine’ Dirceu Vianna Júnior, o único brasileiro a conquistar esta importante e ambicionada graduação do mundo do vinho.

De acordo com o ‘Master of Wine’ Vianna, o Gran Reserva Extra Brut mereceu esta premiação por apresentar a qualidade e supremacia dos grandes espumantes da região de Champagne. Durante a degustação dos vinhos premiados, o expert comentou que o espumante surpreende, tanto por sua inesperada coloração amarelo ouro, como pelos seus complexos aromas e por seu paladar sofisticado.

Um corte de Chardonnay e Pinot Noir, o Gran Reserva Extra Brut foi elaborado pelo método champenoise, processo usado nas famosas casas francesas da região de Champagne. Com 48 meses de envelhecimento na Cave de Espumantes, apresenta um bouquet de especiarias preciosas e delicadas, lembrando amêndoas, flores secas, frutas exóticas e maduras.

Harmoniza com avelãs, canapés finos, massas, peixes, camarão, truta, mariscos, lagosta ostras e carnes brancas.

Casa Valduga Telefone (54) 2105.3122 www.casavalduga.com.br.

Domno lança dois novos espumantes na Expovinis 2009

A DOMNO do Brasil, empresa produtora de espumantes brasileiros, do Grupo Famiglia Valduga, apresentou dois lançamentos na Expovinis 2009, da sua linha .Nero. Seus atenciosos enólogos criaram o .Nero Rosé e .Nero Extra Brut que recebeu muitos elogios entre os apreciadores da feira, com a presença de Juarez Valduga.

Sua apresentação moderna e quase enigmática instiga a curiosidade dos consumidores para entender o seu nome. O novo rótulo do espumante Rosé é ousado, apresentando um vermelho intenso para destacar na prateleira o seu Rosé. A tonalidade rosada obtida pela presença das cascas da uva tinta no mosto faz muito sucesso com o público, principalmente feminino. Sua produção é feita a partir das uvas Pinot Noir (40%) e Chardonnay (60%), ambas as cepas tradicionais na produção de espumantes e do Champagne. A .Nero Extra Brut apresenta baixo teor de açúcar o que lhe confere mais vivacidade e frescor. O .Nero Extra Brut também é produzido pelas castas Pinot Noir (30%) e Chardonnay (70%), e tem a estrutura ideal para o acompanhamento de diversos pratos de nossa culinária ou da culinária japonesa.

Estes dois espumantes completam a linha no portfólio dessa jovem produtora, junto com o .Nero Moscatel e o .Nero Brut, lançados na Expovinis do ano passado, quando do lançamento da empresa. As novidades chegam ao mercado com valores em torno de R$ 42 - (.Nero Extra Brut) e de R$26 (.Nero Rosé Brut) podendo ser encontrados, em São Paulo, no Show Room da Domno, na Rua Princesa Isabel, 1170 - Campo Belo, tel: 5044-7000.

NERO EXTRA BRUT GRAN RESERVA

Vinícola: Domno do Brasil

Variedades: 70% Chardonnay, 30% Pinot Noir

Vinhedo: Vale dos Vinhedos, Serra Gaúcha

Método Charmat longo com permanência do espumante por 12 meses sobre as leveduras o que lhe confere mais corpo, cremosidade e fineza.

Apresenta cor amarelo palha com fundo esverdeado, perlage fino e delicado, com muita persistência. O aroma é fino, delicado e envolvente, com notas de frutas tropicais maduras, pão tostado e chocolate branco. Corpo elegante, de forte expressão, maduro, cremoso com acidez equilibrada, permanecendo o frescor e sua complexidade frutada.

DADOS TÉCNICOS

Álcool: 12,5% vol

Açúcar: 34 g/l


NERO ROSÉ BRUT

Vinícola: Domno do Brasil

Variedades: 60% Chardonnay, 40% Pinot Noir

Vinhedo: Vale dos Vinhedos, Serra Gaúcha

Método Charmat longo com permanência do espumante por 6 meses sobre as leveduras o que lhe confere mais corpo, cremosidade e fineza.

Apresenta cor rosada com reflexos brilhantes, perlage de borbulhas finas, delicadas e persistentes. Aroma fino e delicado com notas de frutas vermelhas como morango e framboesa com toques de especiarias doces. Extremamente equilibrado, de sensação aveludada e boa maciez e cremosidade.

DADOS TÉCNICOS

Álcool: 12,5% vol

Açúcar: 14 g/l

Comercialização: Domno do Brasil - www.domno.com.br

Tel.: (54) – 3462 3965 domno@domno.com.br


14 de maio de 2009

2ª Edição do Vini Vinci


O evento, que será realizado nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, apresentará mais de 150 grandes vinhos. A importadora traz ao Brasil cerca de 30 das mais renomadas vinícolas da Alemanha, Argentina, Chile, Espanha, França, Itália, Portugal e até do Brasil para a 2ª edição do seu grande evento de vinhos, conhecido como "Vini Vinci", que será realizado no dia 18 de maio, no Sofitel do Rio de Janeiro, e 19 e 20 de maio, no Grand Hyatt São Paulo.

O encontro reunirá grandes produtores e enólogos apresentando ao público algumas de suas melhores criações e novidades. Além de degustar mais de 150 rótulos do catálogo da Vinci – uma das mais premiadas seleções de vinho do país – o participante poderá conhecer pessoalmente quem produz cada um deles.

A Mistral, importadora do mesmo Ciro Lilla já tem como tradição fazer anualmente o Encontro Mistral, nos mesmos moldes.

Inofrmções Úteis:

Rio de Janeiro, 18 de maio – Local: Sofitel - Av. Atlântica, 4240
São Paulo, 19 e 20 de maio – Local: Grand Hyatt – Av. das Nações Unidas 13.301
Horário: das 16h às 21h30
Preço: R$ 150,00 por dia
Reservas: (11) 2797-0000
Ingressos limitados - Não haverá venda de ingressos no local

Ganache Nestlè


Para os confeiteiros de plantão e aqueles que adoram a confeitaria mais um produto pra facilitar a vida.

Ganache Nestlè Food Services
Cobertura de chocolate e creme de leite com textura cremosa e homogênea. Pronta para usar, fácil e prática de aplicar, tem excelente espalhabilidade. É a mais versátil do mercado. Em temperatura ambiente, faz recheios e coberturas firmes e cremosas para bolos, tortas, bombons e docinhos. Refrigerada, pode ser boleada e banhada no Chocolate NESTLÉ de sua preferência fazendo deliciosas trufas. Refrigerada e batida na batedeira, é perfeita para decorar bolos e tortas com ótima definição e firmeza. Aquecida, fica com consistência ideal para cobrir bolos e tortas, além de preparar facilmente um fondue.

Nesse link você pode ver algumas receitas com o produtos

Receitas Ganache

12 de maio de 2009

Evento gastronômico Rio Restaurant Week começa hoje na cidade maravilhosa


Começa hoje na cidade do Rio de Janeiro a primeira edição do Rio Restaurant Week. O evento é a versão carioca de um dos maiores acontecimentos gastronômicos do mundo. Entre os dias 11 e 24 de maio, 60 restaurantes de diversos estilos e etnias vão agitar a cidade, oferecendo aos gourmets uma maratona gastronômica.

O Rio Restaurant Week será uma grande oportunidade para os cariocas conhecerem a gastronomia de alguns dos melhores restaurantes da cidade a preços promocionais. Os organizadores desejam com isso atrair novos consumidores em época de baixa temporada, conquistar novos clientes que provavelmente ainda não conhecem aquele estabelecimento e, de um modo geral, criar um movimento turístico em torno da gastronomia local.

Casas importantes participam do evento, dentre elas estão: Miam Miam da chef Roberta Ciasca; Nam Thai – que traz a sua exótica cozinha tailandesa; a cadeia Gula Gula que dispensa comentários, com 9 casas; o La Pasta Giala; de Sergio Arno, com sua cozinha italiana; o Sawasdee Bistrô que explora o sabor das diferenciadas receitas asiáticas; quatro casas do grupo Devassa, a deliciosa pizzaria de Ipanema Stravaganze, entre muitas outros. (lista no final do Texto)

O desafio que o evento impõe aos restaurantes é o de preparar cardápios diferenciados com entrada, prato principal e sobremesa a um preço fixo, igual em todas: almoço por R$ 25 + 1 e jantar por R$ 39 + 1 (couvert não incluso). Este um real acrescentado à conta será destinado a uma importante entidade beneficente, como ocorre em todas as cidades. No Rio o beneficio será destinado aoProjeto UERÊ .

“Sabíamos que o evento encontraria seu espaço no Rio, cidade onde a gastronomia é valorizada, mas não pensei que na 1ª edição já obtivéssemos tantos interessados”, comenta Emerson Silveira, o idealizador do evento no Brasil. O eventoRestaurant Week surgiu em Nova York há 17 anos, para ser parceiro do Fashion Week e aumentar o movimento dos restaurantes na época de baixa temporada “Slow Season”. A idéia se espalhou pelo mundo e hoje o evento acontece independente da semana da moda, em diversas importantes capitais.

Emerson, empresário de gastronomia paulista, decidiu trazer o evento o evento para o Brasil em razão de seu conhecimento do evento de Nova York, onde viveu 12 anos. Ele acreditou que o projeto poderia unir duas forças importantes no país e ainda pouco exploradas - o turismo gastronômico - começando o seu trabalho por São Paulo, cuja gastronomia pode ser igualada a de cidades como Paris, Roma e Nova Iorque. “Eu sabia que aqui no Brasil a idéia também daria certo, afinal, em termos gastronômicos, nosso país oferece uma diversidade incrível, além de maravilhosas atrações turísticas.

Cidadania

Mas, além dessa intensa movimentação que o Restaurant Week provoca o evento também atua com força no que diz respeito à cidadania. A entidade carioca que vai receber essa inestimável ajuda será oProjeto Uerê , criado por Yvonne Bezerra de Mello. Trata-se de uma escola de portas abertas, com metodologia de ensino especial destinada a crianças e jovens de 3 a 15 anos em situação de extrema pobreza, exclusão social, psico-traumatizados pela violência e com graves dificuldades de aprendizado. O Projeto visa a integração social destas crianças educando-as e ajudando-as a conseguir o primeiro trabalho. www.projetouere.org.br

Ao visitar os restaurantes do evento, tenha em mente para onde vai sua doação e assegure-se de que o restaurante esta recolhendo o dinheiro. A maneira de cada estabelecimento recolher a doação pode variar, ou incluem o valor direto na conta ou solicitam a doação ao final da refeição. O restaurante é o responsável de somar suas doações e fazer o depósito direto na conta do Projeto.

A entidade beneficiada com a arrecadação do 1 real cobrado de cada participante do evento em São Paulo foi a Fundação Ação Criança. As três primeiras edições do evento na capital Paulista arrecadaram em torno de 60 mil reais. Mas essa ultima que aconteceu em março arrecadou sozinha mais de R$ 80 mil reais. Um bom reforço para o custeio da alimentação de crianças nas creches que administra.

Como foi o Evento em SP

A quarta edição do evento na capital paulista, entre 2 e 15 de março, contou com a participação de 123 importantes casas que permaneceram lotadas durante as duas semanas de maratona gastronômica. A grande movimentação da edição de verão 09 surpreendeu as mais positivas expectativas dos participantes. Hugo Delgado, chef do restaurante contemporâneoObá, revelou que a casa triplicou seu movimento em comparação com uma semana normal, sem a promoção.

O restaurante Arábia, só nos primeiros três dias, já havia registrado um aumento de 50% do seu movimento. Nancy Saeki, dona do sofisticado restaurante japonêsShintori ficou muito impressionada com a repercussão, afirmando que 90% do público eram pessoas visitando a casa pela primeira vez. O restaurante francêsMarcel recebeu até um grupo de jovens executivas que afirmaram nunca ter ido a um restaurante francês “chique” antes. Garçons corriam de um lado a outro tentando atender a todos, e apesar de cansados, o aumento das “caixinhas” compensava, como disseram algums donos de restaurantes.

“Surreal” foi como Emerson definiu o sucesso da 4ª. edição paulista e o agito que aconteceu por todas as 123 casas participantes. Outras cidades recebem o evento esse ano. Além do Rio de Janeiro em maio, já tem datas pré-definidas em Brasília, de 6 a 19 de julho, e novamente entre Recife de 20 a 31 de julho.

Mais informações sobre o evento:

O site do evento www.restaurantweek.com.br apresenta a lista de casas participantes, com seus cardápios e horários de funcionamento. Importante observar que o restaurante pode escolher o horário em que participa, se no almoço, no jantar ou nas duas refeições. A promoção acontece por duas semanas corridas, incluindo final de semana.

Segue a lista dos restaurantes participantes:

Academia da Cachaça Barra/Recreio
Allegro Bistrô Musical Copacabana/Leme/Urca
America Botafogo/Humaitá
Applebee's Barra/Recreio
Aquim Café Ipanema/Leblon
Ásia Santa Teresa/Lapa
Bar d'Hotel Ipanema/Leblon
Bar Luiz Centro
Benkei Ipanema/Leblon
Cachaçaria Mangue Seco Santa Teresa/Lapa
Casa Julieta de Serpa Botafogo/Humaitá
Deck Contemporâneo Barra/Recreio
Devassa - Botafogo Botafogo/Humaitá
Devassa - Flamengo Botafogo/Humaitá
Devassa - Ipanema Ipanema/Leblon
Devassa - Rio Design Barra Barra/Recreio
Doce Delícia Ipanema/Leblon
Emporium Pax Botafogo Praia Shopping Botafogo/Humaitá
Emporium Pax Rio Sul Botafogo/Humaitá
Esch Café Ipanema/Leblon
Gatto Pardo Ipanema/Leblon
Gatto Rosso Barra/Recreio
Gloss Barra/Recreio
Gueisha Hi-Tech Botafogo/Humaitá
Gula Gula - Barra Barra/Recreio
Gula Gula - Botafogo Botafogo/Humaitá
Gula Gula - Fashion Mall Jd. Botânico/Lagoa/Gávea
Gula Gula - Gávea Jd. Botânico/Lagoa/Gávea
Gula Gula - Ipanema Ipanema/Leblon
Gula Gula - Jardim Botânico Jd. Botânico/Lagoa/Gávea
Gula Gula – RDB Barra/Recreio
Gula Gula - Rio Design Leblon Ipanema/Leblon
Gulinha - Gula Gula Ipanema/Leblon
In House Café Bistrô Barra/Recreio
La Finestra Porto Bay Hotel Copacabana/Leme/Urca
La Pasta Gialla Barra/Recreio
Lorenzo Bistrô Jd. Botânico/Lagoa/Gávea
Luigi's Botafogo/Humaitá
Madame Butterfly Ipanema/Leblon
Manekineko Barra/Recreio
Mensateria Barra/Recreio
Meza Bar Botafogo/Humaitá
Miam Miam Botafogo/Humaitá
Nam Thai Ipanema/Leblon
Pax Rio Design Barra Barra/Recreio
Rio Othon Sky Lab Copacabana/Leme/Urca
Rio Scenarium Santa Teresa/Lapa
Santo Scenarium Santa Teresa/Lapa
Sawasdee Barra/Recreio
Stravaganze Ipanema/Leblon
Sushi Rio Botafogo/Humaitá
TGI Friday´s Barra/Recreio
The Food's-Steaks & Salads Ipanema/Leblon
Tizziano Barra/Recreio
Vegetariano Social Clube Ipanema/Leblon
Vizta Ipanema/Leblon
Yuki Barra/Recreio
Zacks Centro
Zazá Bistrô Ipanema/Leblon
Zero Zero Jd. Botânico/Lagoa/Gávea



Contatos com a imprensa e fotos:

Denise Cavalcante – (11) 9445 4471 / (11) 4612-4341 assessoria@denisecavalcante.com.br

Janaina Ávila – (21) 8320-7754 janaina@denisecavalcante.com.br

Karina Monteiro – (11) 7261-4785 assistente1@denisecavalcante.com.br

9 de abril de 2009

Vinci realiza de 18 a 20 de maio a 2ª edição do Vini Vinci


A importadora Vinci realiza de 18 a 20 de maio a 2ª edição do Vini Vinci, reunindo cerca de 30 dos mais importantes produtores de vinhos do mundo

O evento, que será realizado nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, apresentará mais de 150 grandes vinhos

A importadora Vinci traz ao Brasil cerca de 30 das mais renomadas vinícolas da Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Espanha, França, Itália e Portugal para a edição do seu grande evento de vinhos, o Vini Vinci, que será realizado no dia 18 de maio, no Sofitel do Rio de Janeiro, e 19 e 20 de maio, no Grand Hyatt São Paulo.

O encontro reunirá grandes produtores e enólogos apresentando ao público algumas de suas melhores criações. Além de degustar mais de 150 rótulos do catálogo da Vinci – uma das mais premiadas seleções de vinho do país – o participante poderá conhecer pessoalmente quem produz cada um deles.

Estão confirmadas* para a 2ª edição do Vini Vinci as seguintes vinícolas:

Da Itália

Argiano (Toscana)

Castellare di Castellina (Toscana)

Feudi del Pisciotto (Sicília)

Piccini (Toscana)

Rocca di Frassinello (Toscana)

Da França

Champagne Henriot ( Champagne )

Château Sainte Marie (Bordeaux)

Domaine Paullus ( Loire )

Da Espanha

Bodegas Mauro (Ribeira del Duero)

Bodegas Naia (Ribeira del Duero)

Comenge (Ribeira del Duero)

CVNE (Rioja)

O. Fournier (Ribeira del Duero)

Palacios Remondo (Rioja)

Tomàs Cusiné (Costers del Segre)

Viña Nora (Rías Baixas)

Viñas del Cenit (Toro)

Vinhedos del Contino (Rioja)

De Portugal

Monte da Ravasqueira (Alentejo)

Pintas (Douro)

Quinta de Chocapalha (Alenquer)

Quinta do Fojo (Douro)

Quinta do Passadouro (Douro)

Da Alemanha

Hans Lang (Rheingau)

Selbach-Oster (Mosel )

Da Argentina

Bodegas Noemía (Patagônia)

Kaiken (Mendoza)

La Posta (Mendoza)

Luca (Mendoza)

O. Fournier (Mendoza)

Tília (Mendoza)

Do Chile

Errazuriz (Vale do Aconcágua)

O. Fournier (Maule e Vale de Leyda)

Terra Andina (Vale de Leyda)

Do Brasil

Angheben (Rio Grande do Sul)

(*) Relação de confirmados até 03/ abril, sujeita a alterações.

Vini Vinci 2009

Rio de Janeiro – Dia 18 de maio – Local: Sofitel - Av. Atlântica, 4240

São Paulo – De 19 e 20 de maio – Local: Grand HyattAv. das Nações Unidas 13.301

Horário: das 16h às 21h30

Preço: R$ 150,00 por dia – Reservas: (11) 2797-0000

Ingressos limitados/ Não haverá venda de ingressos no local

Sofia Carvalhosa, Viva Kauffmann e Renata Martins

Tel. (11) 3083-5024/ E-mail: sofiahc@uol.com.br

1 de abril de 2009

Ovos pasteurizados


A Fleishmann lançou uma linha de ovos pasteurizados, muito prático pra quem não quer perder tempo.

Ovos Pasteurizados

A pasteurização é normalmente realizada em trocadores de calor (placas) e as condições são ajustadas visando à destruição dos microorganismos patogênicos, sem que afete a funcionalidade de suas proteínas. Para o ovo integral e a gema é utilizada uma temperatura de 60°C por 3 minutos, e para a clara é utiliza-se 57°C por 2 minutos.

Os produtos pasteurizados podem ser comercializados tanto na forma líquida como congelada, e condicionadas em embalagens adequadas. Sob refrigeração a vida-de-prateleira é de aproximadamente 10 dias para o ovo integral e para a gema e de cerca de 45 dias para clara. Já os congelados, desde que estocados de forma correta, podem ser armazenados por até 2 anos.

As principias vantagens da utilização desses produtos pasteurizados são:

*Facilidade de uso;

* Evita disperdício e perdas por quebras e trincagem;

* Reduz tempo e custo com a eliminação das etapas de quebra da casca e separação da gema e clara.