16 de maio de 2011

Harmonização, Vinho e Torta Holandesa.

É isso mesmo pessoal, estou aqui de novo pra sugerir uma harmonização pro Concurso de Receitas do blog da Didi, blog esse que já virei habituè, como vocês já perceberam.

Didi sempre me convida pra fazer um post com a receita vencedora, ou com uma receita participante do concurso.

Como esse concurso de abril foi de receitas com chocolate, e eu deveria harmonizar, ou melhor, sugerir a harmonização para a receita vencedora que foi a Torta Holandesa enviada pela @elidepiquena. Nesse link você pode ver a receita e um pouco da história da Torta Holandesa (http://www.deliartcakecreations.com/2011/04/torta-holandesa.html).

A harmonização com chocolates não é uma tarefa fácil.

Não sei se já comentei, mas o chocolate, a manteiga o ovo e o creme de leite, criam uma película na língua, que impede a percepção dos sabores.

Sim nossa língua possui receptores gustativos que são excitados por substâncias químicas existentes nos alimentos, enquanto que os receptores olfativos são excitados por substâncias químicas do ar.

Esses sentidos trabalham conjuntamente na percepção dos sabores. O centro do olfato e do gosto no cérebro combina a informação sensorial da língua e do nariz.

Na ponta da língua sentimos o doce, nas laterais perto da ponta o salgado, nas laterais, mais atrás o ácido, e no fundo da língua o amargo.

E como a Torta Holandesa tem todos esses ingredientes, é um pouco mais complicado.

Mas de todas as harmonizações que testei, a que tirei melhor proveito com a Torta Holandesa foi com vinho do Porto Ruby, mais precisamente o Porto Burmester Ruby, ele está na faixa de uns 59,00.

Vale.

Com o teor alcoólico de 20,0% GL agüentou bem a harmonização, nesses casos é necessários um vinho com alcoolicidade mais elevada.
Produzido com as castas: Tinta Roriz, Touriga Francesa
É um vinho brilhante, de intensidade e tonalidade forte, com uma cor vermelho violeta.
Apresenta aromas de uva, frutos vermelhos bem maduros como framboesa e morangos.
Na boca, é irrequieto, jovem, cheio de fruta (passas, cerejas), seguido por uma estrutura forte e doce.
Nos primeiros 6 meses, os vinhos estagiam em grandes depósitos de madeira, os balseiros de carvalho. A partir daí, o envelhecimento decorre em cubas de inox. A média de idade dos vinhos que constituem o lote é de 3 anos.

Espero que aproveitem.

E mais uma vez parabéns a todos os participantes e principalmente a vencedora, @elidepiquena.

0 comentários:

Postar um comentário

Deguste!!! Fique a vontade. Mas evite comentários ofensivos, não use palavrões. Esse espaço é de alegria.