Começa hoje na cidade do Rio de Janeiro a primeira edição do Rio Restaurant Week. O evento é a versão carioca de um dos maiores acontecimentos gastronômicos do mundo. Entre os dias 11 e 24 de maio, 60 restaurantes de diversos estilos e etnias vão agitar a cidade, oferecendo aos gourmets uma maratona gastronômica.
O Rio Restaurant Week será uma grande oportunidade para os cariocas conhecerem a gastronomia de alguns dos melhores restaurantes da cidade a preços promocionais. Os organizadores desejam com isso atrair novos consumidores em época de baixa temporada, conquistar novos clientes que provavelmente ainda não conhecem aquele estabelecimento e, de um modo geral, criar um movimento turístico em torno da gastronomia local.
Casas importantes participam do evento, dentre elas estão: Miam Miam da chef Roberta Ciasca; Nam Thai – que traz a sua exótica cozinha tailandesa; a cadeia Gula Gula que dispensa comentários, com 9 casas; o La Pasta Giala; de Sergio Arno, com sua cozinha italiana; o Sawasdee Bistrô que explora o sabor das diferenciadas receitas asiáticas; quatro casas do grupo Devassa, a deliciosa pizzaria de Ipanema Stravaganze, entre muitas outros. (lista no final do Texto)
O desafio que o evento impõe aos restaurantes é o de preparar cardápios diferenciados com entrada, prato principal e sobremesa a um preço fixo, igual em todas: almoço por R$ 25 + 1 e jantar por R$ 39 + 1 (couvert não incluso). Este um real acrescentado à conta será destinado a uma importante entidade beneficente, como ocorre em todas as cidades. No Rio o beneficio será destinado aoProjeto UERÊ .
“Sabíamos que o evento encontraria seu espaço no Rio, cidade onde a gastronomia é valorizada, mas não pensei que na 1ª edição já obtivéssemos tantos interessados”, comenta Emerson Silveira, o idealizador do evento no Brasil. O eventoRestaurant Week surgiu em Nova York há 17 anos, para ser parceiro do Fashion Week e aumentar o movimento dos restaurantes na época de baixa temporada “Slow Season”. A idéia se espalhou pelo mundo e hoje o evento acontece independente da semana da moda, em diversas importantes capitais.
Emerson, empresário de gastronomia paulista, decidiu trazer o evento o evento para o Brasil em razão de seu conhecimento do evento de Nova York, onde viveu 12 anos. Ele acreditou que o projeto poderia unir duas forças importantes no país e ainda pouco exploradas - o turismo gastronômico - começando o seu trabalho por São Paulo, cuja gastronomia pode ser igualada a de cidades como Paris, Roma e Nova Iorque. “Eu sabia que aqui no Brasil a idéia também daria certo, afinal, em termos gastronômicos, nosso país oferece uma diversidade incrível, além de maravilhosas atrações turísticas.
Cidadania
Mas, além dessa intensa movimentação que o Restaurant Week provoca o evento também atua com força no que diz respeito à cidadania. A entidade carioca que vai receber essa inestimável ajuda será oProjeto Uerê , criado por Yvonne Bezerra de Mello. Trata-se de uma escola de portas abertas, com metodologia de ensino especial destinada a crianças e jovens de 3 a 15 anos em situação de extrema pobreza, exclusão social, psico-traumatizados pela violência e com graves dificuldades de aprendizado. O Projeto visa a integração social destas crianças educando-as e ajudando-as a conseguir o primeiro trabalho. www.projetouere.org.br
Ao visitar os restaurantes do evento, tenha em mente para onde vai sua doação e assegure-se de que o restaurante esta recolhendo o dinheiro. A maneira de cada estabelecimento recolher a doação pode variar, ou incluem o valor direto na conta ou solicitam a doação ao final da refeição. O restaurante é o responsável de somar suas doações e fazer o depósito direto na conta do Projeto.
A entidade beneficiada com a arrecadação do 1 real cobrado de cada participante do evento em São Paulo foi a Fundação Ação Criança. As três primeiras edições do evento na capital Paulista arrecadaram em torno de 60 mil reais. Mas essa ultima que aconteceu em março arrecadou sozinha mais de R$ 80 mil reais. Um bom reforço para o custeio da alimentação de crianças nas creches que administra.
Como foi o Evento em SP
A quarta edição do evento na capital paulista, entre 2 e 15 de março, contou com a participação de 123 importantes casas que permaneceram lotadas durante as duas semanas de maratona gastronômica. A grande movimentação da edição de verão 09 surpreendeu as mais positivas expectativas dos participantes. Hugo Delgado, chef do restaurante contemporâneoObá, revelou que a casa triplicou seu movimento em comparação com uma semana normal, sem a promoção.
O restaurante Arábia, só nos primeiros três dias, já havia registrado um aumento de 50% do seu movimento. Nancy Saeki, dona do sofisticado restaurante japonêsShintori ficou muito impressionada com a repercussão, afirmando que 90% do público eram pessoas visitando a casa pela primeira vez. O restaurante francêsMarcel recebeu até um grupo de jovens executivas que afirmaram nunca ter ido a um restaurante francês “chique” antes. Garçons corriam de um lado a outro tentando atender a todos, e apesar de cansados, o aumento das “caixinhas” compensava, como disseram algums donos de restaurantes.
“Surreal” foi como Emerson definiu o sucesso da 4ª. edição paulista e o agito que aconteceu por todas as 123 casas participantes. Outras cidades recebem o evento esse ano. Além do Rio de Janeiro em maio, já tem datas pré-definidas em Brasília, de 6 a 19 de julho, e novamente entre Recife de 20 a 31 de julho.
Mais informações sobre o evento:
O site do evento www.restaurantweek.com.br apresenta a lista de casas participantes, com seus cardápios e horários de funcionamento. Importante observar que o restaurante pode escolher o horário em que participa, se no almoço, no jantar ou nas duas refeições. A promoção acontece por duas semanas corridas, incluindo final de semana.
Segue a lista dos restaurantes participantes:
Academia da Cachaça Barra/Recreio
Allegro Bistrô Musical Copacabana/Leme/Urca
America Botafogo/Humaitá
Applebee's Barra/Recreio
Aquim Café Ipanema/Leblon
Ásia Santa Teresa/Lapa
Bar d'Hotel Ipanema/Leblon
Bar Luiz Centro
Benkei Ipanema/Leblon
Cachaçaria Mangue Seco Santa Teresa/Lapa
Casa Julieta de Serpa Botafogo/Humaitá
Deck Contemporâneo Barra/Recreio
Devassa - Botafogo Botafogo/Humaitá
Devassa - Flamengo Botafogo/Humaitá
Devassa - Ipanema Ipanema/Leblon
Devassa - Rio Design Barra Barra/Recreio
Doce Delícia Ipanema/Leblon
Emporium Pax Botafogo Praia Shopping Botafogo/Humaitá
Emporium Pax Rio Sul Botafogo/Humaitá
Esch Café Ipanema/Leblon
Gatto Pardo Ipanema/Leblon
Gatto Rosso Barra/Recreio
Gloss Barra/Recreio
Gueisha Hi-Tech Botafogo/Humaitá
Gula Gula - Barra Barra/Recreio
Gula Gula - Botafogo Botafogo/Humaitá
Gula Gula - Fashion Mall Jd. Botânico/Lagoa/Gávea
Gula Gula - Gávea Jd. Botânico/Lagoa/Gávea
Gula Gula - Ipanema Ipanema/Leblon
Gula Gula - Jardim Botânico Jd. Botânico/Lagoa/Gávea
Gula Gula – RDB Barra/Recreio
Gula Gula - Rio Design Leblon Ipanema/Leblon
Gulinha - Gula Gula Ipanema/Leblon
In House Café Bistrô Barra/Recreio
La Finestra Porto Bay Hotel Copacabana/Leme/Urca
La Pasta Gialla Barra/Recreio
Lorenzo Bistrô Jd. Botânico/Lagoa/Gávea
Luigi's Botafogo/Humaitá
Madame Butterfly Ipanema/Leblon
Manekineko Barra/Recreio
Mensateria Barra/Recreio
Meza Bar Botafogo/Humaitá
Miam Miam Botafogo/Humaitá
Nam Thai Ipanema/Leblon
Pax Rio Design Barra Barra/Recreio
Rio Othon Sky Lab Copacabana/Leme/Urca
Rio Scenarium Santa Teresa/Lapa
Santo Scenarium Santa Teresa/Lapa
Sawasdee Barra/Recreio
Stravaganze Ipanema/Leblon
Sushi Rio Botafogo/Humaitá
TGI Friday´s Barra/Recreio
The Food's-Steaks & Salads Ipanema/Leblon
Tizziano Barra/Recreio
Vegetariano Social Clube Ipanema/Leblon
Vizta Ipanema/Leblon
Yuki Barra/Recreio
Zacks Centro
Zazá Bistrô Ipanema/Leblon
Zero Zero Jd. Botânico/Lagoa/Gávea
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1 comentários:
Cumprimentos, Romaine, pela excelente postagem e pela dinâmica do seu Blog... Vou conferir e, depois, darei a minha modesta opinião sobre o Evento, que me parece muito opostuno.
Abs.
Neri Cavalheiro
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