20 de agosto de 2009

TOUR MISTRAL 2009

Os eventos mais concorridos, e com grandes rótulos do mundo inteiro sem dúvida são a MISTRAL e a VINCI.
Esses eventos já entraram para o calendário anual dos enófilos de plantão.
E esse ano não foi diferente, realizado no Rio de Janeioro no dia 19 de agosto o TOUR MISTRAL foi um sucesso.
Muitos profissionais e enófilos compareceram em peso para prestigiar e provar os vinhos que a MISTRAL importa com exclusividade para o Brasil.
Das minhas descobertas ontem falarei de alguns vinhos que me encantaram e certamente valem cada centavo.

Como sou uma entusiasta dos vinhos brasileiros vou começar pela VALLONTANO:
é interessante observar como a vitivinicultura nacional melhora a cada ano.
1 - Espumante Moscatel da Vallontano está realmente divino, dos nacionais ainda não provei outro com tanta delicadeza e aromas.

2 - Vallontano Reserva Merlot 2005, apresenta alta intensidade aromática, versatil gastronomicamente falando, acho que ainda cresce e melhora com o tempo, acompanha bem massas, frango e queijos como gorgonzola e roquefort.

3 - Da França pelas mãos de Estela Perineti temos Pauillac Reserve Speciale 2005

4 - Blason d'Aussieres 2005 e o Chateau d'Aussieres 2005 excelentes para um couscous marroquino e um cordeiro assada a baixa temperatura.

5 - Da Itália temos os vinhos da MASI, e a presença de Colen Clayton, aqui é minha perdição e predileção, cito então os meus preferidos e de prefenrencia para meditar, sem harmonizar com nada a não ser com uma boa companhia:
Costasera Amarone della Valpolicella Clássico 2005
Brolo di Campofiorin Ripasso 2005, ele também produzem na Argentina o excelente Masi Passo Doble Malbec/ Corvina 2006.

Ainda na Itália temos os vinhos de Biondi Santi dos quais eu cito os meus preferidos:
Sassoalloro IGT 2004
Sassoalloro IGT2005, espetaculares.
Badia a Coltibuono
Chianti Clássico 2006
Sangioveto IGT 2004

6 - Em Portugal é claro que vou começar pelo Luis Pato, na minha opinião um dos melhores produtores de lá, e claro com o mérito de ter domado a BAGA.
Espumante Touriga Nacional Brut vai bem com peixes.
Espumante Baga Rosado Bruto excelente como aperitivo e ainda com peixes e carnes assadas.
Vinhas Velhas branco 2006 das castas Bical, Cerceal e Sercialinho, bom pra peixes e mariscos.
Vinha Formal 2006 100% Bical pra mim esse vinho vai muito bem com ostras.
Vinhas Velhas Tinto 2005 Baga ,potencial de guarda de 10 a 15 anos, pra este eu sugiro carnes de caça.

7 - Espanha
ANIMA NEGRA:
AN Anima Negra 2005 elaborado na ilha de Mallorca com baixissima produção produzem apenas 3000 garrafas, elaborados com uvas tipicas de lá Callet (95%) e Mantonegro-Fogoneu (5%), carnes vermelhas sem duvidas.
Àn/2 2005 (Ànima Negra), produzido com Callet (60%), Mantonegro e Fogones (20%), Cabernet Sauvignon e Syrah (20%), grelhados com certeza.

8 - Autrália cito, Bin 389 CS/Shiraz e o Saint Henri Shiraz 2002, ambos potentes e deliciosos, e o clássico cordeiro.

9 - Casa Lapostole, aqui também sou suspeita de falar já que admiro os vinhos produzido por esta casa, são todos maravilhosos, mas vou citar o meu predileto, sou uma amante da Pinot Noir, principalmente por ser uma uva delicada e de dificil vinificação, eu destaco o Cuvée Alexandre Pinot Noir 2006, maravilhos e vale cada centavo.
BOROBO , um fantástico superpremium chileno, elaborado com
Pinot Noir (25%), Syrah(20%), Merlot (20%), Carmenère (20%) e Cabernet Sauvignon (15%), carnes com molhos fortes e encorpados.

Ainda no Chile Amayana Chardonnau 2006, um dos meu brancos do coração

10 - Aqui no Uruguai tenho uma predileção especial pelos vinhos da Pisano, além de admirar o trabalho de Fabiana Bracco, e sua luta por respeito pelas mulheres no mundo do vinho.
Sem exceção adoro todos os vinhos produzidos pela Pisano, mas citarei os que eu considero excelentes custo- benefício:
Rio de los Pajaros Tannat/Syrah/Viognier 2007
RPF Pinot Noir 2006
Pisano Arretxea 2004
Pisano Arretxea Tannat/ Petit Verdot 2004
Fabula Late Harvest 2006
Etxe Oneko Tannat Licoroso 2005

E se você quer comprar os vinhos que a Mistral traz, agora qui no rio a Mistral tem um show room na Gávea o enderço é Praça Santos Dumont, 74/76 telefone 3534-004.

Agradeço a gentileza de Yoná Adler por tornar possível minha ida a este maravilhos evento.

Clique na foto abaixo para ver todas as fotos do evento:

Mistral 2009


2 comentários:

Unknown disse...

Oi Romaine quando vamos fazer a nossa degustação??
beijinhos

Romaine Carelli disse...

Lilian é só marcarmos.

Postar um comentário

Deguste!!! Fique a vontade. Mas evite comentários ofensivos, não use palavrões. Esse espaço é de alegria.