7 de agosto de 2009

Barra da Tijuca ganha novo polo gastronômico


Mais um polo gastronômico surge na cidade. Desta vez é no Jardim Oceânico, área tradicional da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O lançamento oficial do “Polo Jardim Oceânico - gastronomia, turismo e lazer” ocorrerá nesta quinta-feira, às 18h, no Teen Club / Club Lounge, um dos empreendimentos que compõem o polo.

A iniciativa é da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Solidário, em parceria com o Sebrae/RJ, Sindicato de Bares e Hotéis (SindRio) e a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

A prefeitura será responsável por melhorias na iluminação e segurança do local. Já o Sebrae/RJ desenvolveu diversas ações na estruturação do polo: visita técnica, realização de pesquisa com empresários, palestra de sensibilização e oficina de planejamento estratégico. Durante o lançamento do polo, haverá a apresentação do planejamento, cujas ações previstas são ligadas a marketing e eventos, políticas públicas, associativismo e capacitação.

Na pesquisa, 53 estabelecimentos foram identificados. Após palestra de sensibilização, 35 deles aderiram ao projeto – entre donos de restaurantes, bares, casas e festas, cafés, lanchonetes – e se mobilizaram para planejar ações visando desenvolver a região.

A expectativa é de que em até três anos ocorra um aumento de 15% a 30% no fluxo de pessoas e no tíquete médio dos lojistas. Para o resultado ser alcançado, os empresários serão orientados sobre gestão e desenvolvimento de estratégias de atuação. O Sebrae/RJ funcionará, ainda, como canal entre empresários e prefeitura.

Os polos gastronômicos têm se tornado tradição para dar visibilidade, aumentar a frequência de clientes nos estabelecimentos e elevar a concorrência de forma saudável, estimulando o trabalho em conjunto. Graças ao apoio do Sebrae/RJ, a cidade conta com cerca de dez polos de gastronomia, espalhados pelos bairros da Tijuca, Botafogo, Centro, Copacabana e Leblon.

0 comentários:

Postar um comentário

Deguste!!! Fique a vontade. Mas evite comentários ofensivos, não use palavrões. Esse espaço é de alegria.