22 de fevereiro de 2008

Vinhos e saúde - Os efeitos protetores da bebida para o coração


O vinho tem apreciadores em todo o mundo. Além de ser um ótimo acompanhamento para diversos pratos culinários, já estão comprovados os benefícios que a sua ingestão traz ao organismo. Segundo o cardiologista Jairo Monson de Souza Filho, editor do livro “Vinho e saúde – vinho como alimento natural”, a bebida é uma oferenda dos deuses para o coração.
“O efeito protetor do vinho sobre o coração está relacionado à ingestão moderada, regular e durante as refeições, quando não houver contra-indicação ao consumo de álcool. É desta maneira que melhor ocorre a absorção das substâncias cardioprotetoras”, destaca o médico. Ele enfatiza que a dose segura de álcool é diferente para cada um e difícil de determinar. “Depende de diversos fatores, como sexo, peso corporal, mais especificamente o peso do fígado, quantidade de enzimas que metabolizam o álcool e constituição gênica de cada indivíduo”, explica.
Conforme o especialista, os principais responsáveis, mas não os únicos, pelas virtudes terapêuticas do vinho são os polifenóis. Noventa a 95% deles se originam das cascas e sementes das uvas. “Como os vinhos tintos são fermentados na presença das cascas e sementes das uvas, diferentemente dos brancos, eles têm mais polifenóis e, em tese, mais virtudes terapêuticas”, afirma o cardiologista.
Quando se fala nos benefícios do vinho, é importante ressaltar a qualidade dos produtos brasileiros. Somente em 2007, segundo a Associação Brasileira de Enologia, foram mais de cem premiações conquistadas pelos vinhos e espumantes do país. Neste contexto, a Serra gaúcha ganha destaque com a presença de diversas renomadas vinícolas.
Esta região do estado do Rio Grande do Sul, por esta e outras particularidades, é um dos destinos dos pacotes oferecidos pelo Turismo Social do Serviço Social do Comércio (Sesc/RS), área de atuação que visa a proporcionar maior qualidade de vida aos trabalhadores do comércio de bens e de serviços. As ações turísticas objetivam facilitar o acesso ao descanso e ao lazer, mas, também, promovem conhecimento histórico, social e cultural de cada localidade.

Fonte:

0 comentários:

Postar um comentário

Deguste!!! Fique a vontade. Mas evite comentários ofensivos, não use palavrões. Esse espaço é de alegria.