20 de fevereiro de 2008

Safra 2008 da Miolo deve ser equiparada às melhores dos últimos anos


O inverno rigoroso de 2007 (o mais intenso das últimas décadas) e o verão com clima seco e índice de chuvas abaixo do normal (influência do fenômeno La Niña) proporcionaram condições ideais para brotação e maturação das uvas. A expectativa é que a safra de 2008 deva atingir índices de qualidade iguais às melhores safras dos últimos tempos. Por isso, a Miolo Wine Group deve produzir em 2008 seus vinhos especiais, elaborados somente em safras excepcionais, como o Lote 43, Merlot Terroir e o Brut Millésime. Nas safras de 2006 e 2007 esses vinhos não foram produzidos.

“As baixas temperaturas proporcionaram uma brotação uniforme, o que se refletiu em uma maturação também parelha e na ótima sanidade das uvas”, explica o agrônomo da Miolo Wine Group, Ciro Pavan.

Colheita - Vale dos Vinhedos (Vinícola Miolo) e Serra Gaúcha (Lovara) - RS: A colheita no Vale dos Vinhedos de uvas pinot noir e chardonnay para a base de espumantes iniciou em 11 de janeiro. Essas uvas se caracterizaram por ter uma excelente sanidade e um ótimo equilíbrio de acidez para esta variedade. “Teremos espumantes mais finos e estruturados. A qualidade das uvas permitirá a elaboração do Brut Millésime”, diz o diretor técnico da Miolo Wine Group, Adriano Miolo.

Em fevereiro iniciou-se a colheita das uvas chardonnay e riesling para vinhos brancos. O grande destaque da variedade chardonnay foi a sua exuberância aromática e sanidade. As uvas já colhidas apresentam índice glucométrico de 20 graus babo, originando 12,5% a 13% em teor alcóolico. “Nesta safra, as uvas atingiram o nível ideal de açúcar, não sendo necessário a chaptalização (adição do açúcar), ou concentração”, explica.

A empresa já encerrou a colheita das uvas brancas, que representam cerca de 35% das 5 mil toneladas de uvas que deverão ser colhidas até abril na região.

Na segunda quinzena de fevereiro, será dado início à colheita das uvas merlot, com finalização prevista para o começo de março. Até o momento, as uvas desta variedade apresentam de 20 a 21 graus babo com baixa acidez e ótima maturação fenólica (tanino maduro). “As uvas merlot 2008 vão originar vinhos aveludados, macios e concentrados. Vamos elaborar o Merlot Terroir”, destaca Adriano Miolo.

A colheita das uvas cabernet encerra-se no final de março. Conforme Miolo, se o clima continuar seco será possível elaborar o Lote 43. “A maturação das uvas poderá ser igual ou superior as de 2004”, prevê.

Campanha - RS: O clima da região da campanha sofreu as mesmas conseqüências do efeito La Niña, com período de estiagem igual ao ocorrido em dezembro. “Foi preciso irrigar os vinhedos de forma emergencial pelo alto déficit hídrico apresentado. O clima seco influenciou positivamente na qualidade das uvas”, explica o agrônomo Ciro Pavan. A colheita iniciou em fevereiro e já foram vinificados todos os vinhos brancos pinot griggio, sauvignon blanc e viognier. O grau babo atingiu de 20 a 21, com 13% de álcool para brancos e a tendência dos tintos é de 13,5% a 14%.

Na segunda quinzena de fevereiro, será vinificado o tempranillo e no mês de março o tannat, castas portuguesas e cabernet sauvignon. Essa será a segunda safra vinificada na cantina do Fortaleza do Seival Vineyards, localizado em Candiota. A colheita deve chegar ao volume de 700 toneladas de uva.

Campos de Cima da Serra (RAR) – RS: O La Niña resultou em ótima qualidade para as uvas da região. A novidade para esta safra será a elaboração do vinho tinto Pinot Noir, já vinificado na primeira semana de fevereiro com excelente maturação e sanidade. A Miolo pretende lançar este ano o RAR Pinot Noir.

A colheita das uvas merlot iniciará em março na região. A de cabernet sauvignon, em abril. No total, a colheita nos Campos de Cima da Serra chegará a 250 toneladas de uvas.

As condições climáticas da safra - O comportamento climático anual exerce grande influência sobre a quantidade e qualidade de uma safra de uva. Os cachos de uva que hora colhemos iniciaram o seu desenvolvimento nas gemas dos brotos em crescimento, ainda na primavera de 2007.

- Primavera ensolarada significa que a próxima safra de uva terá um potencial produtivo muito bom.

- Um inverno com muitas horas de frio abaixo de 7,2 ºC interferirá positivamente na brotação das gemas deixadas na poda de inverno.

- Dias ensolarados durante o período de floração garantem uma boa fecundação e frutificação, originando cachos de uva bem formados e com um bom número de bagas. Com reflexos também na facilidade no controle das principais doenças da videira.

- Verão com dias ensolarados e com chuvas abaixo da média garantem a colheita de uvas sadias com maturação (fenólica) desejada.

- As boas condições climáticas são potencializadas quando o viticultor tem bom conhecimento das características genéticas de cada variedade de uva e a do seu comportamento ou reação ao“terroir”.

- Este conhecimento de adaptabilidade ao ambiente vitícola aliado ao uso de tecnologia de produção de uva e vinho de alta qualidade permite à Miolo desenvolver a viticultura em regiões propícias para grupos de variedades e extrair dos seus frutos o seu máximo potencial enológico.

Reportagem de: Ciro Pavan , agronômo.

Fonte:

Fator Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Deguste!!! Fique a vontade. Mas evite comentários ofensivos, não use palavrões. Esse espaço é de alegria.