14 de janeiro de 2008

Brasil se torna 2º maior consumidor de vinho da América Latina


Uma pesquisa realizada pelo International Wine and Spirit Record, de Londres, prevê que até o ano de 2011 os brasileiros estarão bebendo 369 milhões de litros de vinho por ano, um aumento de 12,3% em relação a 2005.

Enquanto o consumo da bebida cai em países considerados grandes produtores de vinho, como Argentina, Chile e Uruguai, o interesse pelo vinho no Brasil está crescendo e o país já é o segundo maior consumidor da América Latina.

A Argentina segue liderando na região, apesar da previsão de uma queda acentuada no volume de vinho consumido no país a longo prazo.

O relatório foi encomendado por uma das maiores feiras de vinhos do mundo, a Vinexpo.

Panorama mundial

Os expositores já começarão o evento sabendo que as vendas de vinho em todo o mundo devem crescer 45% até 2010 e que os Estados Unidos tomarão o lugar da Itália como o país onde mais se bebe vinho.

A pesquisa também prevê que China e Rússia entrarão para a lista dos dez maiores mercados de vinho nos próximos três anos.

Pela primeira vez, a Vinexpo analisou também o consumo por tipo de vinho e descobriu que o vinho tinto representa mais da metade do vinho bebido no mundo, e sua popularidade deve continuar crescendo até 2010.

O vinho rosé também está atraindo cada vez mais apreciadores, enquanto o branco deve se manter estável, responsável por cerca de 40% do consumo mundial.

Brasil

Segundo os pesquisadores, o vinho é uma escolha cada vez mais popular entre a classe média-alta brasileira.

A oferta de cursos sobre vinhos e degustações tem aumentado recentemente e, segundo o relatório, novos importadores têm oferecido melhores condições de armazenamento da bebida, prestando especial atenção às condições de temperatura.

A oferta de vinhos de diversas partes do mundo também tem crescido para atender à curiosidade dos novos consumidores no país, mas a maior parte das garrafas bebidas no Brasil ainda vem dos vizinhos Chile e Argentina, seguidas pelos vinhos italianos, portugueses e franceses.

Fonte:
Agência BBC



0 comentários:

Postar um comentário

Deguste!!! Fique a vontade. Mas evite comentários ofensivos, não use palavrões. Esse espaço é de alegria.