1 de junho de 2010

BOLO SOUZA LEÃO


Um pouco da história do Bolo:

O doce tem lugar de destaque na culinária nordestina e traz referências do passado e do presente, frutos de heranças culturais diversas – portuguesa, hispânica, africana, ameríndia. A história nos mostra que, desde a colonização do Brasil, a presença dos doces é marcante. Nos engenhos, as prendadas senhoras da casa-grande trouxeram de Portugal uma vasta experiência na elaboração dos doces, muitos originários das cozinhas dos conventos, que passaram a compor a doçaria tradicional portuguesa. Na terra colonizada, foram feitas adaptações ou acréscimos em suas receitas, com os ingredientes locais disponíveis, sem comprometer o sabor.


Gilberto Freyre, no seu livro Açúcar, afirma: “a marmelada, o caju e a goiabada tornaram-se desde os tempos coloniais, os grandes doces das casa-grandes. A banana assada ou frita com canela, uma das sobremesas mais estimadas das casas patriarcais, ao lado do mel de engenho com farinha de mandioca, com cará, com macaxeira; ao lado do sabongo [doce de coco com o mel de engenho] e do doce de coco verde e, mais tarde, do doce com queijo – combinação tão saborosamente brasileira” (FREYRE, 1987, p. 57).


Ao lado dos doces, o Nordeste brasileiro é área por excelência dos bolos, principalmente dos bolos autorais, de receita especial de família. A exemplo deste, encontramos o Souza Leão que ganhou valor de patrimônio regional e mesmo nacional.


Segundo pesquisadores, o Bolo Souza Leão entrou na história da culinária pernambucana por intermédio de Dona Rita de Cássia Souza Leão Bezerra Cavalcanti, esposa do coronel Agostinho Bezerra da Silva Cavalcanti, proprietário do engenho São Bartolomeu, povoado de Muribeca, município de Jaboatão dos Guararapes.

De Dona Rita, renomada quituteira da época, tem-se conhecimento de que muitas de suas receitas ficaram famosas, como a do Bolo São Bartolomeu e o Bolo Souza Leão.

Alguns ingredientes do Souza Leão, originalmente europeus, foram substituídos: o trigo pela massa de mandioca e a manteiga francesa, por manteiga feita na cozinha do engenho.

O sucesso ficou garantido até a atualidade e é considerado o mais aristocrático bolo nordestino. Inclusive, na tradição de servir o bolo, existe a obrigação de utilizar pratos de porcelana ou de cristal. Provavelmente, esta exigência deva-se a importância dos Souza Leão, que o batizaram.

Conta-se, também, que ele foi servido ao imperador Dom Pedro II e sua esposa, Tereza Cristina, quando de passagem por Pernambuco, no ano de 1859.


Atualmente, é tarefa difícil identificar a receita original, que se atribuiu a Dona Rita de Cássia. Freyre (1987, p. 77), confirma: “Consegui várias receitas desse manjar, mas todas se contradizem, a ponto de me fazerem duvidar da existência de um bolo Sousa Leão orotodoxo [verdadeiro].

Consegui-as quase como quem violasse segredos maçônicos”. Os descendentes da família Souza Leão são provenientes de onze engenhos de Pernambuco. Com o passar dos anos, a receita original foi sofrendo pequenas variações nos ingredientes, e cada ramificação da família afirma ser sua a receita verdadeira. Deixando à parte essa disputa, a verdade é que qualquer que seja a versão apresentada, o bolo é sempre bom, cremoso, lembrando um pudim, e quem o degusta, nunca o esquece.


Fonte: Fundação Joaquim Nabuco



Você vai precisar de:
  • 1/2 kg de puba (massa de mandioca mole) bem lavada e espremida
  • 6 gemas
  • 750ml de leite de coco
  • 1 xícara de água
  • 500g de açúcar
  • 200g de manteiga
  • 1 colher de café de sal
  • 200g de castanha de cajú
Preparo:

Numa tigela grande ponha a puba e vá juntando as gemas, uma de cada vez, misturando bem.
Acrescente o leite de coco e mexa bem.
Faça uma calda, em ponto de fio brando com o açúcar e a água, junte a manteiga e despeje aos poucos sobre a massa de puba, mexendo sempre.
Ponha o sal e passe tudo na peneira. Junte a castanha e leve ao forno pré-aquecido, em forma de furo untada e polvilhada, por cerca de uma hora.

1 comentários:

Santa Gastronomia disse...

Romaine:
eu tenho uma receita deste bolo que peguei há anos atrás (já nem me lembro aonde, acho que foi na TV no globo rural), e sempre tive vontade de fazê-lo mas nunca fiz! Acho que é porque cada vez que vejo a receita, ela é diferente da que tenho. Hoje entendi, pela explicação do Gilberto..
A minha receita leva a mandioca cozida, e não em puba. Um dia faço (quem sabe??)..
E a conserva de jiló já peguei a receita, mas vc não tinha um doce também de jiló?
E o diploma? Eu só vou lá depois que resolver a questão da carteira.
Bjinhus.

Postar um comentário

Deguste!!! Fique a vontade. Mas evite comentários ofensivos, não use palavrões. Esse espaço é de alegria.