30 de junho de 2010

Vinho Tomero Gran Reserva Malbec, destaque do Argentino Carlos Pulenta


Um dos grandes vinhos da vinícola Vistalba, o Tomero Gran Reserva Malbec marcou presença na Expovinis de 2010, classificando-se em segundo lugar entre os Tintos do Novo Mundo pelo júri especializado. Este vinho é um dos orgulhos do enólogo Carlos Pulenta, proprietário da vinícola Vistalba e um dos mais importantes enólogos da Argentina.

O Tomero Gran Reserva Malbec é um vinho envolvente, de coloração vermelha profunda e reflexos negros. No nariz é possível perceber aromar intensos de frutas vermelhas maduras, com notas elegantes de baunilha. Na boca possui uma doce entrada, uma ótima estrutura, equilíbrio e persistência de taninos robustos, mas com a característica de um redondo Malbec. O valor desse vinho está na faixa de R$ 230.

A linha Tomero é composta de outros vinhos, sendo o Malbec o único Gran Reserva. Também apresenta os vinhos: Tomero Malbec, Tomero Cabernet Sauvignon, Tomero Sauvignon Blanc, Tomero Malbec, Tomero Petit Verdot Reserva, Tomero Pinot Noir Reserva e Tomero Torrontés. Os vinhos são importados pela importadora gaúcha Domno do Brasil desde março 2009.

Também estão à venda os vinhos da outra linha Premium, a Vistalba, com sua estrela Corte A, além dos Corte B e Corte C.

A história da Bodega Vistalba

Vistalba é uma propriedade rural familiar constituída por uma longa extensão de vinhedos, onde é realizado o plantio e colheita das uvas e também o armazenamento dos vinhos. A fazenda localiza-se na cidade de Mendonza, Argentina, onde o progresso da viticultura começou cedo, no século XVI, junto com a colonização espanhola.

A história da marca Vistalba começou há mais de 60 anos, quando a família Pulenta iniciou o plantio de videiras na região. Carlos Pulenta, atual proprietário da Bodega Vistalba, faz parte da segunda geração. Ele recorda que em sua infância percorria uma grande extensão de vinhedos junto a seu pai. Revela também que cresceu ao redor dos barris de vinho e possui imensa paixão pelo assunto.

TOMERO GRAN RESERVA MALBEC 2006

Vinícola: Bodega Vistalba

Variedade: 100% Malbec

Vinhedo: Finca Los Álamos - Zona Alta do Rio Mendonza

Localidade: Alto Valle de Uco - Mendonza – Argentina

SOLO

Arenoso de média a baixa fertilidade. Baixo percentual de material orgânico. Bem drenada com escassa salinidade.

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS

Invernos frios e verões quentes com temperaturas medianas durante o dia e a noite. Durante a estação vegetativa existe a diferença de temperatura entre o dia e a noite de 15°C aproximadamente, permitindo uma excelente cor e desenvolvimento de taninos.

COLHEITA

Colheita manual em caixas plásticas de 18kg. Malbec foi colhido a 24 de abril.

ENVELHECIMENTO

O vinho é 100% envelhecido em barricas de carvalho francês durante 20 meses. Engarrafado em 27 de fevereiro de 2008 e guardado durante nove meses antes de ser comercializado..

NOTAS DEGUSTATIVAS

Cor vermelho profundo com reflexos negros. No nariz se percebem aromas muito intensos de frutas vermelhas maduras, com notas elegantes de baunilha. Em boca, possui doce entrada, com boa estrutura, equilíbrio e persistência de taninos robustos mas com a característica de um redondo Malbec

DADOS TÉCNICOS

Álcool: 14,5% vol

Açúcar: 2,40 g/l

Total Acidez: 5,60 g/l

PH: 3,5

Comercialização:

Domno do Brasil

Site: www.domno.com.br

Tel: (54) – 3388- 3999

E-mail: domno@domno.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Deguste!!! Fique a vontade. Mas evite comentários ofensivos, não use palavrões. Esse espaço é de alegria.