10 de maio de 2010

XVIII CONCURSO GASTRONOMICO DE VISCONDE DE MAUA

Aspic de Pinhão, Panqueca de Pinhão Tupiniquim e Mousse e Crock de Pinhão, foram às novidades vencedoras do Concurso Gastronômico de Visconde de Mauá que aconteceu em maio do ano passado nesta região localizada entre a divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, conhecida por sua beleza natural de intenso verde, rodeada por montanhas e vales, cortada por inúmeros rios e riachos que formam belíssimas cachoeiras de águas cristalinas.

Este ano o concurso acontecerá dias 14, 15 e 16 de maio e estão convidados os grandes chefes: Flavia Quaresma (Consultora/RJ), Frederic Monnier (Breasserie Rosario/RJ), Heiko Grabolle (Florianópolis/SC) e Tereza Paim (Terreiro Bahia/BA), entre outros, que darão nota aos cozinheiros locais. O publico também poderá votar no Júri Popular, onde o convite será uma camiseta no valor de R$ 50,00.

Deposito na conta poupança – código 013

Associação Comercial de Visconde de Mauá

Caixa Econômica Federal - Agencia 0189

Conta poupança: 004571-4

CNPJ: 36.513.000/0001-32

Confirmar deposito por e-mail: gostocomgosto@uol.com.br ou fax (24) 3387.1382 com detalhamento dos números das camisetas (P, M,G,GG e baby look)

O objetivo do concurso é desafiar os cozinheiros locais na elaboração de um prato com o pinhão – fruto da araucária – registrando sua criatividade na gastronomia nacional.

Além do Mês do Pinhão, que acontecerá do dia 01 a 31 de maio, onde a grande maioria dos restaurantes da região estará servindo pratos à base de pinhão e produtos organicos da região, teremos o V Salão do Pinhão, com apresentação dos artistas locais, o Sabores da Montanha, onde haverá apresentação dos produtores orgânicos da região, um jantar comemorativo (R$ 120,00) na abertura do Festival, elaborado pelos chefs Flavia Quaresma, Tereza Paim, Heiko Grabolle, Dalton Rangel e Mariana Palmeira, entre outras novidades.

Tour aos setores de cultivo e beneficiamento dos produtos da terra – Visitas ao cultivo/produção da araucária, cogumelo, truta e a um capril, dentre outros típicos da localidade.

Chef x Chef – Integração dos chefs profissionais com os amantes da gatronomia. Liderado por Dalton Rangel e Mariana Palmeira, participantes da 1ª edição do “Super Chef”, Programa da Rede Globo – Ana Maria Braga. Os participantes voluntários recebem uma cesta com os produtos e um espaço com kit de cozinha (fogareiro, tábua e outros utensílios) e são desafiados a criarem um prato, que será decorado com criatividade e terá seu o processo explicado. Premiação: kit promocional.

Chef x Artista Plástico - Gastronomia e Arte

Chefs com artistas plásticos se integram em nome da arte e criam pratos em conjunto, unidos por suas paixões: encantar os olhos e o paladar. Todas as belezas da gastronomia e das artes plásticas estarão unidas com o objetivo de criar pratos cujas apresentações serão verdadeiras obras de arte.

Proteja Visconde de Mauá

Tem o objetivo de desenvolver nas escolas durante o evento, um projeto que remeta a importância da preservação da Mata Atlântica e reconstituição das áreas degradadas, não apenas por questões ambientais, mas também por aspectos culturais da região.
-Confecção de cartilha explicativa e com atividades diferenciadas para estimular a participação das crianças e jovens no projeto, afim de despertá-los como agentes de mudança comportamental na comunidade que estão inseridos.

Cozinheiro “Chefinho” – Oficinas e concursos de culinária para adolescentes, trabalhando conceitos da gastronomia com arte, desenvolvendo a criatividade em relação à combinação dos ingredientes, sabor e decoração dos pratos, além de destacar a sua importância para o crescimento sócio econômico de Visconde de Mauá e vizinhança.

Festa do Pinhão – Agenda cultural – dança e música, de 7 a 9 de maio, com ênfase no público interno, ou seja na comunidade local.

“1º Abraço Verde” em espaço de destaque, realizando o plantio mínimo de 500 mudas para estimular o cultivo da araucária – símbolo de Visconde de Mauá e principal temática da Temporada de Outono, hoje em extinção. Além do plantio, envolvendo a comunidade local e a rede de ensino, será realizada breve palestra por especialista sobre a importância da preservação desse exemplar para o Meio Ambiente, a sua relação com Mauá e técnicas de plantio e manutenção.

Informações:

Mônica Rangel

Tel: (24) 3387.1382/2004

e-mail: gostocomgosto@uol.com.br

www.mauagastronomico.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Deguste!!! Fique a vontade. Mas evite comentários ofensivos, não use palavrões. Esse espaço é de alegria.