27 de maio de 2010

Conserva de jiló


Lembro-me que minha avó me obrigava a comer jiló, e nem podia reclamar.

Mas com o tempo comecei a gostar do danado e junto com a nona aprendi a fazer várias coisas legais come ele.

O jiló (Solanum gilo) é o fruto da planta herbácea jiloeiro, muito cultivado no Brasil. É um fruto, geralmente confundido com um legume, famoso por seu gosto amargo. É famosa a canção de Luiz Gonzaga, "Que nem Jiló", em que ele compara as dores da saudade à amargura do jiló:

Ai, quem me dera voltar
Pros braços do meu xodó
Saudade assim faz doer
E amarga que nem jiló

É originário da África Ocidental, onde ainda é cultivada, por exemplo, na Nigéria.

VOCÊ VAI PRECISAR DE :


250 g de jiló
25 g de azeitonas pretas s/caroço e picadas
100 g de cebola
120 ml de óleo
120 ml de vinagre
Sal


PREPARO:

Lave os jilós e corte em cruz sem separar as partes. Cozinhe em água e sal por 15 minutos. Escorra e arrume os jilós em uma vasilha de vidro ou vidro de conserva. Jogue por cima as azeitonas (se desejar) e a cebola picada. Misture o óleo e o vinagre e junte aos jilós. Sirva depois de 24 horas.


RENDE (10 porções)

0 comentários:

Postar um comentário

Deguste!!! Fique a vontade. Mas evite comentários ofensivos, não use palavrões. Esse espaço é de alegria.