13 de outubro de 2009

Pedra Azul será a capital mundial do vinho em outubro

A belíssima região de Pedra Azul, em Domingos Martins, nas montanhas do Espírito Santo, vai se transformar na capital mundial do vinho neste mês.

De 22 a 25 de outubro, será realizado na Pousada Pedra Azul o Encontro Internacional do Vinho no Espírito Santo, que reunirá amantes da bebida de várias partes do país e do mundo em torno de nove degustações, 66 vinhos de 15 países diferentes e 10 palestrantes estrangeiros - entre sommeliers, jornalistas especializados, enófilos e enólogos - e dois experts brasileiros.

O evento limitado a 200 participantes, com promoção da Premium Marketing Promocional, vai apresentar uma panorama muito atual do mundo vinícola. Temas como vinhos biodinâmicos, rótulos produzidos em novas fronteiras do mundo vinícola e champanhes fabricados por pequenas butiques estão na programação.


Entre os palestrantes, estão Nicolas Joly, considerado o "papa do vinho biodinâmico"; o editor da revista norte-americana "Wine & Spirits", Joshua Greene, e a jornalista argentina Mariana Martinez.

O master sommelier Héctor Vergara, o enólogo chileno Jean-Pascal Lacaze e o especialista espanhol Javier Arauz também são nomes confirmados no evento, que terá ainda a presença da enóloga francesa Helène Garcin e do chef Danio Braga, proprietário do restaurante Locanda Della Mimosa (Petrópolis-RJ).

Javier Arauz abre a programação do encontro, no dia 23, com a degustação "Espanha: Antigo ou Novo Estilo?". Enólogo da prestigiada bodega Coulée de Serrant, no Vale do Loire, Nicolas Joly conduz, no sábado, palestra e degustação com o tema "Biodinâmicos: Vinho do Céu a Terra", em que aborda elementos da agricultura biodinâmica, conhecida pelos métodos naturais de cultivo do vinho. Joly os utiliza desde 1984 e participa de conferências no mundo inteiro, impulsionando o desenvolvimento da viticultura biodinâmica.

palestrantes encontro do vinho pedra azul
Presenças de Nicolas Joly (à esquerda), Danio Braga (centro) e Joshua Greene (à direita)
No mesmo dia, o editor da revista "Wine & Spirits", Joshua Greene, comanda a degustação paralela "Por que 100 pontos?".

Na ocasião, serão degustados seis vinhos altamente pontuados no ranking da publicação, uma das mais renomadas sobre vinhos.

Seus critérios e formatos de avaliação atribuem notas de 50 a 100 pontos aos rótulos provados.

A editora do portal Planetavino.com, Mariana Martinez estará à frente de duas degustações: a paralela "Vinhos de Rios", em que serão degustados seis vinhos tops de diferentes terroirs com influência direta da proximidade com rios, na sexta, e, no sábado, "As Novas Fronteiras do Mundo do Vinho", oficial, ao lado do master sommelier Héctor Vergara.

Fique por dentro da programação
Encontro Internacional do Vinho: De 22 a 25 de outubro, na Pousada Pedra Azul.

QUINTA-FEIRA (22/10)

20h - Coquetel de abertura do evento

SEXTA-FEIRA (23/10)

9h30 - Degustação 1: Espanha: Antigo ou Novo Estilo? Com Javier Arauz (Especialista espanhol em vinhos, "sherry educator" e tutor recomendado pela WSET de Londres).
Os vinhos: Vega Sicilia 1998 Único, Alzania 21 del 10 2004, César Principe - Cigales 2005, Aalto PS 2005 RP 98 pontos, Bodegas JC Conde - Neo Punto Escencia 2006, Bodegas Vizar Special Selection 2005

15h - Degustação 2: Itália Monumental. Com Danio Braga (Chef, ex-presidente da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança e proprietário da Pousada Locanda, em Petrópolis (RJ).
Os vinhos: Sassicaia 2004 San Guido Bolgheri, Col d?Orcia 2001 Poggio al Vento, Brunello di Montalcino Riserva, Toscana, Sinarra 2007 (Fattoria di Magliano), Maremma Toscana, Mazzei, Zisola e Olmaia 2004 (Col D?Orcia)

17h30 - Degustação 3: América do Sul por Franceses. Com Héctor Vergara, Jean Pascal Lacaze e Helène Garcin.

Os vinhos: Poesia 2005 (Helène Garcin), Linda Flor 2006, Cuvelier de los Andes Gran Malbec 2006, Almaviva 2006, Clos Apalta 2005 e Domus Aurea 2005.

19h - Sessão Premium I: Vinhos de Rios. Com Mariana Martinez (jornalista especializada em vinhos e gastronomia e editora de Planetavino.com). Valor: R$ 400.

Os vinhos: Secret Sopt 2005 (Douro, Portugal), e Antonino Izquierdo 2006 (Duero, Espanha), Almaviva 2006 (Chile) e Le Petit Mouton 2004 (Pauillac, França), Nearco 2005 (supertoscano, Itália) e La Madrid (Premium Wine 2005 - Argentina)

SÁBADO (24/10)

9h30 - Degustação 4: Biodinâmicos: Vinho do Céu a Terra. Com Nicolas Joly (Enólogo da vinícola Coulée de Serrant, França).
Os vinhos: Antiyal 2006 (Chile), Tribute Benziger 2005 (USA), Pierre Morey (Mersault Borgonha), Nikolaihof Wachau Gruner Vetliner 2005 (Áustria), Clos de La Bergerie 2005 (França) e Clos de La Coulée de Serrant 2007 (Loire - França).

15h: Degustação 5: As novas fronteiras do mundo do vinho. Com o master sommelier Héctor Vergara e Mariana Martinez (jornalista especializada em vinhos e gastronomia e editora do Planetavino.com)
Os vinhos: Mas Estela (Empordá 2005 - Espanha), Mavrodaphne of Patras 2000 (Antonópoulos - Grécia), Château Kefraya 2005 (Líbano), Nikolaihof 2005 (Steiner Hund - Jungfernlese - Wachau - Áustria), Villa Francionni VF 2005-2006 (São Joaquim- Brasil), Cave de Geisse Nature (Pinto Bandeira, Brasil), Castel Grand Vin 2005 (Domaine du Castel, Israel) e Arretxea 2004 (Pisano, Uruguai).

17h30 - Degustação 6: As diferenças do Terroir de Bordeaux. Com Mário Telles Jr. (Fundador da Associação Brasileira de Sommeliers-São Paulo (ABS-SP) e diretor-editor da revista Wine Style.
Os vinhos: Rauzan Segla 2005 (Margaux), Château Mouton Rothschild 2004 (Pauillac), Château Haut Bergey 2005, Clos l?Eglise 2004 - Pomerol, Virginie de Valandraud 2005 e Majorallia 2004 Margaux (Jean-Luc Thunevin)

19h - Sessão Premium II: Por que 100 pontos? Com Joshua Greene (Editor da revista norte-americana Wine & Spirits, uma das mais prestigiadas publicações na área dos vinhos).

Os vinhos: Château Latour 2005 (Pauillac), Château Latour 2000 (Pauillac), Krug 1996, Krug 1998, Tokaji Royal. Valor: R$ 1.500,00

DOMINGO (25/10)

11h - Degustação 7: Champagne: o segredo dos pequenos produtores. Com Arthur Azevedo (Diretor-Executivo da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP) e diretor- editor da revista Wine Style)

Os champanhes: Egly Ouriet Brut Tradition Grand Cru NV , Cattier Clos Du Moulin Premier Cru Brut, Fleury - Biodinâmica, Salon 1997 Blanc de Blancs, Le Mesnil-sur-Oger -Biodinâmica, Baron Philiipe de Rothschild Cuvée Especial e Jacques Selosse Substance.

9 de outubro de 2009

Receita para o dia das crianças


Folhadinho Sabor Pizza, sugestão da Cozinha Experimental AROSA

Ingredientes:


1 pacote de Massa Folhada Semi-laminada AROSA 400g; 1 ovo inteiro batido para pincelar. Recheio:


100g de presunto (cortados em cubos ou picados);
100g de queijo mussarela ou prato (cortado em cubos ou picados);
1 tomate sem sementes e escorrido;
orégano e tempero a gosto.

Preparo do Recheio:


Em uma tigela, misture todos os ingredientes do recheio e reserve.

Preparo dos Folhadinhos:

Descongele a Massa Folhada Semi-laminada AROSA conforme as instruções da embalagem.
Em uma superfície enfarinhada, abra com o rolo formando um retângulo de aproximadamente 40cm x 35cm.

Divida a massa em 6 partes e coloque o recheio no centro de cada pedaço.

Umedeça levemente as bordas e dobre a massa sobre o recheio.

Aperte levemente as bordas com o dedo para fechar bem.

Com uma faca, faça cortes na parte de cima do folhado para que o vapor possa sair no momento do assamento.

Pincele com ovo inteiro batido.

Leve ao forno pré-aquecido (180º C) por 30 minutos, ou até apresentar uma cor castanho-dourado.

Dica:


Para o tomate não soltar água durante o assamento, fure a parte de baixo do tomate com o garfo e deixe escorrer por 2 a 3 horas.

Tempo de Preparo:

55 minutos

Rendimento:
6 folhados


8 de outubro de 2009

Calzone de Abobrinha


Agora as dicas legais para incrementar sua massinha de pizza.

Você vai precisar de:


massa de pizza preparada como na receita básica, porém use 250 g de trigo branco e 250g de trigo integral .(mas se quiser a massa básica não tem problema)
3 abobrinhas médias
1 colher de chá de azeite
1 pitada de orégano

2 xícaras de chá de ricota
2 cebolas pequenas em rodelas
100 g de queijo parmesão em cubos

1 xícara de chá de bacon picadinho sal e pimenta do reino

Preparo:

1 - Corte as abobrinhas e refogue com azeite, junte sal , pimenta do reino e orégano.

2 - Abra a massa e corte 4 disco de 4 ou 5 mm de espessura; espalhe a ricota na metade de cada disco, distribua por cima a abobrinha. a cebola, 2/3 do queijo e o bacon picado.

3 - Dobre a massa, cobrindo o recheio e aperte as bordas com os dedos umidos em água, aperte bem para não sair o recheio na hora de colocar no forno.


4 - Coloque os calzones em uma assadeira forrada com papel manteiga untada com óleo.

Distribua sobre a massa o queijo restante. Asse por cerca de 25 minutos em forno alto pré-aquecido, ou até a massa dourar.

Rende 4 porções

7 de outubro de 2009

Massa Básica para pizza


Meu sobrenome não nega a origem, amo massa, amo pizza.
Então vou dar uma receita super
bacana de massa básica e umas dicas vou colocando aos poucos.

Você vai precisar de:

500g de farinha de trigo
1 pitada de sal

2 colheres de sopa de levedura de cerveja

2 colheres de sopa de óleo


Preparo:

1 - Peneire em uma tigela a farinha o trigo e o sal, faça uma cavidade no meio e despeje a levedura dissolvida em um
tico de água morna e o óleo.
Misture bem.

2 - Junte água aos poucos, até obter uma massa firme.
Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove bem por 10 minutos.
Faça uma bola com a massa e deixe descansar coberta e em local aquecido por 1 hora ou até que ela dobre de volume.

DICAS: Você pode usar levedura de cerveja liofilizada para um crescimento mais rápido, sempre diluida em água morna, acrescenta também 1/2 colher de chá de açúcar. Se preferir, substitua a levedura por um tablete de fermento biológico(15 g).
Rende 8 pizzas.

6 de outubro de 2009

Miolo compra Almadén e se torna a líder nacional em vinhos finos



Negócio inclui direitos de marca, produção, engarrafamento, distribuição dos produtos e gerenciamento da fábrica e do vinhedo.

Um negócio concretizado esta semana promete fortalecer o mercado vitivinícola brasileiro. As vinícolas Miolo e Lovara e o empresário Raul Anselmo Randon, integrantes da Miolo Wine Group, assinaram em Bento Gonçalves (RS) a aquisição da marca Almadén, pertencente à multinacional Pernod Ricard.

Nessa segunda, dia 5, uma comitiva viajou para Santana do Livramento (RS) para visitar a fábrica. A compra da Almadén integra a estratégia da Miolo Wine Group de avançar no mercado de vinhos finos. O negócio inclui os direitos de marca, produção, engarrafamento, distribuição dos produtos e gerenciamento da fábrica e do vinhedo.

Com a aquisição da marca, a Miolo Wine Group se torna líder no mercado nacional de vinhos finos, e terá uma produção total de pelo menos 12 milhões de litros a partir de 2010. Com isso, deverá ultrapassar a da Cooperativa Vinícola Aurora, de Bento Gonçalves, que deve obter 11 milhões este ano. A Miolo também passa a ser o maior proprietário nacional de vinhedos próprios, com 1.150 hectares, todos de uvas viníferas produzidas no sistema vertical.

Dobrar a participação é a meta para 10 anos

A Pernod Ricard preferiu não entrar nos detalhes que envolveram a negociação nem sobre o que teria motivado a venda. Em nota, o presidente da Pernod Ricard Brasil, Bryan Fry, garantiu que a Miolo dará continuidade ao trabalho que é realizado atualmente na unidade de Livramento.

– O fato de a Miolo ser uma empresa nacional focada e consolidada em vinhos finos nos assegura que a marca se tornará ainda mais forte, crescendo em todo o país – disse.

De acordo com Marcelo Toledo, CEO da Miolo Wine Group, a aquisição antecipa em seis anos a meta traçada no planejamento estratégico da empresa para 2018. Para os próximos 10 anos, o objetivo é duplicar a participação da Almadén no mercado brasileiro.

Deverão ser investidos inicialmente R$ 12 milhões em marketing, vinhedos, mecanização e tecnologia, além da modernização da estrutura de enoturismo. A empresa irá manter os 106 postos de trabalho diretos e, à medida que for aumentando a operação, deverá gerar novos empregos.

O negócio também comprova o apetite da Miolo para avançar no mercado de vinhos finos e na qualificação de seus produtos. Em 10 anos, foram investidos cerca de R$ 120 milhões.

Sinal positivo de entidades

Para as entidades ligadas ao setor, a aquisição da marca Almadén pela Miolo Wine Group é vista com bons olhos. O presidente da Câmara Setorial da Uva e do Vinho, Hermes Zaneti, destacou que o grupo, por ser brasileiro, tem melhores condições de se colocar no mercado nacional, competindo principalmente com os vinhos vindos de fora.

O presidente do Instituto Brasileiro do Vinho, Denis Debiasi, disse que é cedo para medir os reflexos do negócio, mas é um bom sinal perceber o interesse das empresas em explorar o seu potencial.

– A afirmação de uma nacional adquirindo uma internacional deve ser saudada como algo importante. É a crença do setor brasileiro no futuro da uva e do vinho – avaliou Zaneti.

Impacto sobre o preço da uva

Com a criação de um grupo maior, uma preocupação que pode surgir para os produtores de uva seria o preço pago pela matéria-prima. Para Hermes Zaneti, não haverá repercussão negativa para os produtores.

O coordenador da Comissão Interestadual da Uva, Olir Schiavenin, também acredita que isso não deva ocorrer, principalmente porque, na última safra, as vinícolas que mais honraram o pagamento pelo preço mínimo da uva foram as grandes.

– A empresa não vive sem o produtor, e o contrário também é verdadeiro. As que compraram maior volume este ano cumpriram, com algumas exceções, com o preço mínimo – afirmou.


Fonte: Canal Rural

5 de outubro de 2009

Ele é mesmo um chuchu!

Do Vecchio Sogno, camarão estufado sobre ora-pró-nobis e molho de siri com chuchu crocante


Já cantava Carmem Miranda na década de 40: "Enquanto houver Brasil, na hora da comida, eu sou do camarão ensopadinho com chuchu." Mas nem mesmo a referência ao chuchu na música "Disseram que Voltei Americanizada" foi suficiente para proporcionar boa fama ao vegetal.
Falta sabor, textura e personalidade, certo?
Não.

Falta mesmo é um toque de compreensão, nas palavras da chef Roberta Sudbrack, que lançou "O Manifesto em Defesa do Chuchu", no blog Gastronomix. "Só pelo fato de o chuchu ter sido citado pela Carmem Miranda, quando ele chegasse na feira todos os outros legumes deveriam fazer reverência e baixar as suas cabecinhas", brinca ela.

Devido à fase riquíssima de ingredientes típicos da gastronomia brasileira, muitos chefs da alta gastronomia entenderam o recado. "Se não souber fazer, o chuchu não tem gosto de nada.
Mas bem temperado, harmonizado e crocante - cozido al dente - tem seu lugar", afirma Ivo Faria, do Vecchio Sogno.
Deixando o preconceito de lado, é possível se render a uma farofa de chuchu com ovos, bacon e farinha. Ivo também sugere acrescentar o ingrediente em molhos como de siri ou, simplesmente, como guarnição de carnes e camarão.
Rosilene Campolina, consultora gastronômica e administradora do portal gastronômico www.chefachef.com.br, aposta na combinação de sabores. "Por ser leve e neutro, o chuchu, quando aliado a ingredientes de intenso sabor, como o bacalhau, faz uma harmonia perfeita", afirma.

Fonte:
Jornal da Pampulha

4 de outubro de 2009

Dispensáveis imperdíveis !!!


Tem achado o ambiente da sua casa um bocado desanimado? Ou a mesa de trabalho não anda nada convidativa?
Os designers da Fred&Friends oferecem soluções perfeitas para quem gosta de se cercar de criatividade, tiradas cômicas e bom gosto em formas contemporâneas. Seja na cozinha, no jardim, no lanche das crianças, na reunião com os amigos ou nas compras do supermercado, a loja oferece dezenas de soluções para problemas até hoje considerados difíceis de superar, como o roubo de canetas emprestadas ou um modo ideal de segurar um canapé. As memórias curtas contam com a ajuda de um adesivo que, colado na mão, serve de bloco de anotações, vem até com caneta especial.Já para os que cultivam uma decoração cool, há os tapetes de banheiro na forma da banana (lembra a capa do CD dos Velvet Underground feita pelo Andy Warhol). Além dessas funcionalidades, podem ser encontradas também quinquilharias totalmente dispensáveis, mas muito sedutoras, como cubos de gelo em forma de arcada dentária ou fôrmas de torrada com o desenho de Maria, mãe de Jesus.
Tendo como um de seus slogans: coisas que funcionam, colocam um sorriso no seu rosto e não custam uma fortuna, os americanos de Fred&Friends surpreendem com seu design divertidíssimo capazes de provocar ao menos uns minutos de relaxamento até durante aquela reunião de trabalho interminável. Verdadeiras ilhas de alívio num cotidiano cada vez mais sisudo e maluco. Aos interessados, há lojas espalhadas por todo Estados Unidos e Canadá além de, claro, um espaço virtual com todas as peças do catálogo da fascinante loja.