5 de outubro de 2009

Ele é mesmo um chuchu!

Do Vecchio Sogno, camarão estufado sobre ora-pró-nobis e molho de siri com chuchu crocante


Já cantava Carmem Miranda na década de 40: "Enquanto houver Brasil, na hora da comida, eu sou do camarão ensopadinho com chuchu." Mas nem mesmo a referência ao chuchu na música "Disseram que Voltei Americanizada" foi suficiente para proporcionar boa fama ao vegetal.
Falta sabor, textura e personalidade, certo?
Não.

Falta mesmo é um toque de compreensão, nas palavras da chef Roberta Sudbrack, que lançou "O Manifesto em Defesa do Chuchu", no blog Gastronomix. "Só pelo fato de o chuchu ter sido citado pela Carmem Miranda, quando ele chegasse na feira todos os outros legumes deveriam fazer reverência e baixar as suas cabecinhas", brinca ela.

Devido à fase riquíssima de ingredientes típicos da gastronomia brasileira, muitos chefs da alta gastronomia entenderam o recado. "Se não souber fazer, o chuchu não tem gosto de nada.
Mas bem temperado, harmonizado e crocante - cozido al dente - tem seu lugar", afirma Ivo Faria, do Vecchio Sogno.
Deixando o preconceito de lado, é possível se render a uma farofa de chuchu com ovos, bacon e farinha. Ivo também sugere acrescentar o ingrediente em molhos como de siri ou, simplesmente, como guarnição de carnes e camarão.
Rosilene Campolina, consultora gastronômica e administradora do portal gastronômico www.chefachef.com.br, aposta na combinação de sabores. "Por ser leve e neutro, o chuchu, quando aliado a ingredientes de intenso sabor, como o bacalhau, faz uma harmonia perfeita", afirma.

Fonte:
Jornal da Pampulha

3 comentários:

Lourdes Sabioni disse...

Pois eu adoro um chuchu, principalmente aquele que minha mãezinha faz tão bem!!! Bjs

Romaine Carelli disse...

Lourdes,
Chuchu é legal sim, sabendo dar o valor que ele merece...

Santa Gastronomia disse...

Pois eu também adoro um chuchu com camarão, principalmente por saber que esse legume é o 4º estado da água: sólido, liquido, gasoso e..chuchu!

Postar um comentário

Deguste!!! Fique a vontade. Mas evite comentários ofensivos, não use palavrões. Esse espaço é de alegria.