13 de abril de 2011

Plum Cake

Quem me conhece bem sabe o quanto sou apaixonada por livros antigos de culinária.


Sou capaz de verdadeiros malabarismos para ter acesso a essas relíquias, no momento estou apaixonada por dois livros de 1926, que venho trabalhando em cima das receitas.


Sim antigamente se usava muita gordura, muitos ovos, herança dos portugueses. Nos dia de hoje, onde a paranóia pelo corpo virou doença, precisamos avaliar com carinho essas receitas tão deliciosas e antigas e procurar trazê-las para a realidade do nosso mundo.


E, é claro, podermos desfrutar de tais delícias.


Fiquei apaixonada por uma receita de Bolo de Natal da minha querida Cidinha Campos, e desde então essa receita habita meus pensamentos gordos.


Fui pesquisar um pouco mais, e encontrei nos meus livros do tempo de vovó garota duas receitas parecidas, sim parecidas.


Num belo domingo resolvi fazer uma delas.


Lendo a receita, percebi que não levava fermento.


Tudo bem isso não é nada de outro mundo, mas apesar de concordar que os livros antigos de culinária, eram muito melhores escritos do que os de hoje, fiquei olhando o livro com cara de pão dormido.


As duas receitas não levavam fermento.


A receita da Cidinha Campos também não leva, e a receita dela tem uma peculiaridade, não se trata necessariamente de um Bolo, ela o denominou de Pudim de Natal, e é feito em banho maria.


Bem voltando a não existência do fermento.


Eu olhava pra receita e realmente não conseguia concordar, tudo bem, sem problemas, passei um recado pra minha amiga Didi @ddaddio, via tecnologia SMS, rola pra lá e pra cá, decidi colocar fermento na receita.


MAS VEJAM BEM:


ESTA RECEITA NÃO LEVA FERMENTO, MAS EXISTEM VÁRIAS RECEITAS DE PLUM CAKE QUE LEVAM FERMENTO, INCLUSIVE A REGISTRADA NO 'LE LAROUSSE DES DESSERTS' DE PIERRE HERMÉ.


Essa foi uma experiência, na próxima eu farei a receita original sem fermento!



PLUM CAKE


125 g de manteiga

125 g de açúcar

3 ovos

125 g de farinha de trigo

60 gramas de passas pretas sem caroço

60 gramas de passas brancas sem caroço

20 ml de rum (eu coloquei muito mais)

60 g de frutas cristalizadas

PREPARO:


Bata a manteiga até virar um creme, junte o açúcar, os ovos, um de cada vez.

Bata bem.

Misture a farinha, o rum e as frutas cristalizadas.

Esse bolo normalmente é feito em forma de fundo falso, ou de bolo inglês forradas com papel manteiga.

Eu como só tinha no momento uma pequena forma de bolo inglês, fiz na forma tradicional com buraco no meio.

Até pra dar uma brasilidade ao bolo.

Show de bola me apaixonei.




Segue uma breve história do Plum Cake:


É um bolo rico, apropriado para o inverno europeu, por isso acabou sendo conhecido como Bolo de Natal. É uma tradição inglesa que começou com mingau de ameixa.


As pessoas comiam as papas na véspera de Natal, utilizando-o para "forrar seu estomago", após um dia de jejum. Logo os frutos secos, especiarias e mel foram adicionados à mistura de mingau, e, eventualmente, se transformou em pudim de Natal.

No século 16,a farinha de aveia foi retirada da receita original, e a manteiga, a farinha de trigo e os ovos foram adicionados.

Estes ingredientes ajudaram a dar corpo e estrutura a essa mistura e que resultou em um bolo de ameixas cozidas.

As famílias mais ricas que tinham fornos começaram a fazer bolos de frutas com marzipan, uma pasta de açúcar de amêndoas, para a Páscoa.

Para o Natal, eles fizeram um bolo semelhante, usando frutas secas sazonais e especiarias.

As especiarias nesse caso representa os temperos trazidos pelos Reis Magos, por isso o bolo ficou conhecido como "bolo de Natal".

Os bolos de Natal são feitos de muitas maneiras, mas geralmente eles são variações do clássico fruitcake.

Eles podem ser claros, escuros, úmidos, secos, pesados, esponjosos, fermentado, etc.

A receita escocesa tradicional bolo de Natal, também conhecida como o Dundee Whisky, é muito popular.

É um bolo esfarelado com, uvas passas, cerejas e whisky escocês.

Outros tipos de bolos de Natal sãoo bolo de creme de maçã e um bolo de carne picada. A torta de creme de maçã é feito com maçãs cortadas ao meio, tirado o miolo e inseridas inteiras nao bolo. Como também de outras frutas, passas, ovos, creme de queijo e creme de leite fresco.

O bolo feito com carne picada, nada mais é do que um bolo feito com o tradicional picadinho de carne.

Todos os bolos de Natal são feitas com antecedência. Muitos ~sao preparados com um mês de antecedência, onde se coloca o bolo num recipiente bem fechado, e diariamente (aí está a parte que eu mais gostei) borrifa-se ou pincela-se um pouco de bebida, no caso da receita acima o rum, mas pode ser conhaque , brandy, ou whisky, até o Natal.

Este processo é chamado de "alimentar" o bolo. Eu chamaria de umidece e conserva


No Japão, Bolo de Natal é um bolo gelado com morangos, chocolates ou fruta da época.

Era uma expressão utilizada para "apelidar" as mulheres com idade acima de 25anos de "bolo de Natal", o que significa que eles estão fora de temporada, como o bolo depois de 25 de dezembro. Agora, a idade é elevado para 31, ligadas à Toshikoshi-soba, um prato de macarrão consumido em 31 de dezembro.


No bolo de Natal Filipinas é um bolo de libra amarelo (bolo de libra nada mais é do que esse mesmo bolo, caracteriza-se por utilizar de quantidades iguais) com nozes ou o tradicional bolo de frutas britânico.

Ambos os bolos são embebidos em conhaque ou rum, uma calda de açúcar e de água. Costuma-se também adicionar água de rosas ou água de flor de laranjeira. Os bolos têm uma vida útil longa, geralmente durando muitos meses. Às vezes, eles são consumidos na Páscoa ou no Natal seguinte.


Referencia bibliográfica:


http://www.englishteastore.com


Com pitacos meus é claro.

1 comentários:

Daniel disse...

Olá!
Achei muito interressante seu post, eu já tinha ouvido falar dos bolos de frutas ingleses, se tiver mais receitas, não deixe de compartilhar! Com certeza farei este para o natal!
Abraço

Postar um comentário

Deguste!!! Fique a vontade. Mas evite comentários ofensivos, não use palavrões. Esse espaço é de alegria.