13 de julho de 2010

Semana da farofa

Das versões mais requintadas com ingredientes caros até a farofinha que acompanha o prato do brasileiro nas marmitas, é difícil pensar em uma preparação tão popular e difundida como a nossa farofa do dia a dia. O prato é tão comum que pode estar mais presente até que o feijão com arroz: vemos farofa para acompanhar assados, rechear aves, no churrasco e até em sobremesas como nos sorvetes e nas cucas. Encontramos pelo mundo receitas que lembram a nossa farofa, receitas feitas com castanhas, farinha de pão e versões mais naturais como grãos e legumes ralados, mas farofa mesmo não encontramos como as que temos aqui. Versões de milho não deixam de ser saborosas, mas quando se fala em farofa, na maioria das vezes, imaginamos farinha de mandioca, manteiga e outros temperinhos.
Infinitas são as possibilidades de preparo dessa iguaria e para que possamos divulgar e conhecer os detalhes de muitas outras preparações estamos iniciando a Semana da Farofa.
Uma iniciativa de Dirlene (http://deliartcakecreations.blogspot.com/).
Onde as receitas dos participantes serão reunidas lá para que possa haver uma votação.
A minha já foi, mas posto aqui também.


Farofa de farinha de milho com fradinho
Você vai precisar de:

240 g de farinha de milho média
200 g de feijão fradinho

2 tomates picados
1 cebola grande picada
1 cenoura grande ralada
3 dentes de alho picadinhos
1 pimentão pequeno picado
50 g de cheiros (coentro, salsinha, cebolinha)
Pimenta do reino a gosto moida na hora
100 g de bacon

Azeite

Sal


Preparo:
Em uma couscouzeira coloque a farinha de milho, depois que a água ferver deixa cozinhar a farinha por aproximadamente 10 minutos, mexa com um garfo para soltar os grãos. Cozinhe o feijão fradinho al dente, reserve Pique os ingredientes. Faça um tipo molho campanha, e adicione metade da cenoura ralada. Reserve Misture o feijão cozido e escorrido no molho, junte a farinha de milho misture bem. Refogue o alho e o bacon no azeite, junte uma parte da cenoura. Junte a farofinha no refogado, acerte o sal, coloque a pimenta. Coloque numa travesa e enfeite com um pouco de cebolinha picada.

3 comentários:

Unknown disse...

Eu faço também com cuscuz - fica ótima

ELIANE TAVEIRA disse...

Que delícia de farofa!!! Amo feijão fradinho... Bom demais...

Bjs

Eliane

http://receitaserecipestop.blogspot.com

Anônimo disse...

Feijão fradinho, cuscuz... tem delivery?

Postar um comentário

Deguste!!! Fique a vontade. Mas evite comentários ofensivos, não use palavrões. Esse espaço é de alegria.