9 de julho de 2010

10 de julho Dia da Pizza


Ah benedeta pizza... Uma breve pincelada sobre a história dessa delicia. Sim eu amo pizza.
E meu sobrenome não nega, tenho que honrar os antepassados.

Curiosidades

A história da pizza começou há 6 mil anos com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água.

Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam a massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes.

A novidade foi parar na península da Etrúria, na Itália. Era um alimento de pobres do Sul da Itália. Mas foram os napolitanos que passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa, que era dobrada ao meio e devorada como se fosse um sanduíche.

Quem tinha um pouco mais de dinheiro colocava queijo, pedaços de linguiça ou ovos por cima. A partir do século XVI, a novidade era apreciada na corte de Nápoles e logo se espalhou pelo mundo.

Pizzas podem ter uma centena de coberturas. A primeira redonda criada por Rafaelle Esposito, em 1889, para ser servida à rainha Margherita, da Itália, foi enfeitada com as cores da bandeira italiana: queijo (branco), manjericão (verde) e tomate (vermelho).


Margherita Segundo João Carlos Demarco, diretor de gastronomia da Associação Brasileira de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo, em 11 de junho de 1889, o mestre de cozinha Rafaelle Esposito recebeu a visita da rainha da Itália em seu restaurante, na cidade de Nápoles. Em homenagem a ela, Esposito preparou uma pizza com as cores da bandeira italiana. O vermelho foi representado com rodelas de tomate, o branco com queijo e o verde com folhas de majericão.

A massa ganhou o nome da majestade: Margherita.


Acesse aqui e veja a receita da massa básica.


0 comentários:

Postar um comentário

Deguste!!! Fique a vontade. Mas evite comentários ofensivos, não use palavrões. Esse espaço é de alegria.