13 de abril de 2010

VII Circuito Cachaça, Café e Chorinho’ acontece em cidades da região


Duas semanas de muita música, gastronomia e história. É o que promete o "VII Circuito Cachaça, Café e Chorinho", a partir da próxima semana no Vale do Café.

Barra Mansa, Vassouras, Barra do Piraí, Valença, Conservatória e Paty do Alferes são algumas das cidades que já se preparam para receber turistas e conterrâneos entre os próximos dias 16 e 25.

No total, em todas as cidades, cerca de 600 estabelecimentos participarão do circuito, em parceria com o Sebrae/RJ (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no estado do Rio de Janeiro). Na programação, haverá atividades gratuitas e pagas. Serão shows de chorinho, apresentação teatral, degustações de bebidas e petiscos, palestras, oficinas temáticas de gastronomia e visitas a fazendas e alambiques históricos da região.Mais de 20 mil pessoas são esperadas na região nos 10 dias de circuito.

Realizado desde 2004, o Circuito de Outono chega mais uma vez como a renovação da cultura e do turismo no Vale do Café.

Em Barra Mansa, uma intensa programação está sendo preparada. Haverá duas edições da oficina Café com Requinte, com o barista George Gepp, além de apresentações de Dito e seu Grupo de Chorinho, no Sesc, e de Chorinho Itinerante pelas ruas da cidade.

Na cidade de Vassouras o destaque é para os workshops de caipirinha e Raku (ritual da cerâmica japonesa, com chá e bolinhos). Também serão promovidas atividades que envolvem ornamentação, decoração e degustação de produtos e de cachaça. Grupo de Chorinho, Grupo Trio Carioca, e apresentação de Bossa Nova são as atrações musicais.

E por falar em música, Barra do Piraí terá dois finais de semana embalados por muita MPB, jazz, blues, samba e, é claro, chorinho. Os convidados para o Circuito de Outono deste ano são Vadinho do Bandolim, os grupos Samba de Verão, Encontro de Bamba (100 anos de Noel Rosa), o saxofonista Leo Gandelman, o guitarrista Victor Biglioni e a banda Blues Etílicos. Além de música, haverá na Praça de Ipiabas o Espaço Gourmet, com exposição, degustação e vendas de produtos típicos. Também está programada uma visita guiada à Fazenda Ponte Alta.

Em Valença, o circuito terá como sede a Praça Padre Gomes Leal. No Pavilhão Leoni, a atriz Elizabeth Savala encenará "Friziléia", com entrada franca. E no Adro da Catedral, haverá apresentação do Grupo de Chorinho de Valença.

Na cidade de Conservatória, não poderia faltar a apresentação do tradicional Chorinho dos sábados. Na Praça da Matriz também haverá a feira de artesanato local, além de degustação e venda de comidas típicas.

Já em Paty do Alferes, as atividades acontecerão na Aldeia de Arcozelo: apresentação do conjunto Pingo de Ouro e Workshop Cozinha Cantada - Receitas com café e cachaça. Será promovido ainda o tour turístico "Roteiro dos Alambiques", com visitas a cinco alambiques da região.

Nomes de peso

Leo Gandelman , um dos destaques do "VII Circuito de Outono - Café, cachaça e chorinho", nasceu em meio à música. Filho de mãe pianista e pai maestro, aos 15 anos já era solista da Orquestra Sinfônica Brasileira. Saxofonista, produtor, compositor e arranjador, Gandelman pautou sua carreira sempre inspirado na música brasileira e no jazz.

Em 23 anos de carreira solo, o músico se apresentou com as principais bandas e orquestras brasileiras, nas salas de maior destaque no país. Com 10 discos-solo gravados, ele ainda bateu a marca de 500 mil cópias vendidas e tem recebido diversos prêmios, entre os quais os Prêmios Tim 2007 de melhor disco instrumental e melhor produtor.

Atualmente, o músico divulga seu último trabalho, o CD "Sabe você", uma coletânea de releituras da MPB, com a participação de artistas como Milton Nascimento, Caetano Veloso, Luiz Melodia, Leila Pinheiro, entre outros.

Outro nome, de igual destaque nesta edição do "Café, cachaça e chorinho", é o de Victor Biglione. Ele já foi consagrado no Brasil e exterior como um dos maiores guitarristas e violonistas da atualidade. Argentino, naturalizado brasileiro, Biglione gravou álbuns estrangeiros com clássicos da MPB, como composições de Tom Jobim e Chico Buarque.

Vencedor de prêmios e destaque nos principais festivais de jazz do mundo, o músico já participou de trilhas sonoras de filmes nacionais. Hoje conta 16 CDs gravados - solo, duo ou ainda com a banda Cor do Som, da qual participou ente 1982 e 1984.

Serviço

* ‘VII Circuito - Café, cachaça e chorinho' - acontece entre os dias 16 e 25 de abril, nas cidades do Vale do Café, com atividades pagas e gratuitas. A programação completa pode ser conferida no site www.cafecachacaechorinho.com.br. Outras informações no e-mail contato@cafecachacaechorinho.com.

0 comentários:

Postar um comentário

Deguste!!! Fique a vontade. Mas evite comentários ofensivos, não use palavrões. Esse espaço é de alegria.