9 de abril de 2010

SOS NITEROI

Reproduzo aqui um desabafo de uma grande amiga, que assim como eu, e com as armas que possuimos desabafamos.

Reproduzo o e-mail de desabafo recebido que vale a pena ser lido, relido, e compreendido.

Well... se a Fátima Bernardes veio parar no Morro do BUMBA... não podemos perder a oportunidade.
Se Lúcia Hipólito fala de Niterói há 48 horas - amanhã com certeza falará again - não podemos perder a oportunidade.
Se o jornalista Otávio... (que faz o quadro "Foi notícia mas não virou manchete") deu o relato que deu hoje sobre o PDT e o sr. Jorge Roberto Bobeira... não podemos perder a oportunidade.
Por fim, e tanto quanto lamentável, depois de tantas mortes e mais os que ficarão sem eira nem beira, não podemos mais ficar sem ação!!
Ao contrário da corja responsável por tudo de ruim que acontece a nossa volta e na nossa frente, que nunca pára (com acento), nós temos que agir TAMBÉM!!
Como a maioria das pessoas (como eu) não é "acostumada/educada" a ser cidadã... cabe esclarecer!!:
1- A Democracia na sua forma de origem dizia: o poder pelo povo para o povo... é... isso ficou lá pela Grécia.
Aqui chegou assim: o poder pelo politiqueiro para o politiqueiro. São verdadeiros profissionais, incansáveis em prol da categoria.
Categoria, cuja qual, é maioria também nos dicionários. Existem mais de sete verbetes pejorativos para uma palavra tão nobre: politicalho, politiquilho, politicante, politicastro, politiquete, politicóide, politiqueiro, politicalhão... (essa pesquisa foi feita em 1988).
Nobre seria o Político, um cara legal que pensou (durante um breve suspiro) nos idos a.c. (antes de cristo) que os problemas populares poderiam ser conversados com a população e assim resolvidos... durou pouco (o cara legal).
E a Democracia também foi logo para o Beleléu.
Portanto, depois de pelo menos dois mil e setecentos e dez anos de democracia deturpada pelo mundo (e viva a Grécia!!), acho que é hora de se fazer algumas reformulações. Pelo menos uma me faz crer ser urgente neste momento.
Assim como Glória Perez transformou sua dor em Lei; a CNBB, OAB e parte da populção indignada (mais de hum milhão e 400 mil) estão tentando afastar da atividade pública pessoas com ficha suja (ficou para maio). Antes disso tudo conseguimos aprovar a LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL! Essa foi a grande revolução.
Agora, urge que aprovemos a LEI DE RESPONSABILIDADE DE METAS. Só assim poderemos acompanhar e cobrar destes (enquanto corja) efetivamente.
Senão vejamos... você aluga uma casa e pelo contrato é obrigado a entregá-la tal qual recebeu - certo?
Pois bem, os prédios públicos - as escolas, creches, hospitais, delegacias etc, passam de mão em mão sem controle algum. São degradados e assim nos acostumamos tê-los e recebe-los... É justo? Não, por certo que não. Temos que exigir então que os equipamentos públicos sejam bem feitos e, principalmente, sejam bem mantidos - a cada gestão pública. Por quê eles são públicos e não partidários. Partindo do princípio que os prédios estão em perfeito estado para funcionamento, assim eles terão de ser entregues findada a gestão executiva. Além de garantir a preservação do mobiliário, outras metas estão em foco - as da eficiência. Palavra muuuito esquecida (quiçá conhecida) nos serviços públicos. Você já deve ter reparado que NADA vindo do chamado serviço público funciona. Tá piorando e contaminando o chamado serviço de massa - habitação, energia, saúde, telecomunicação, transporte, Correios etc. Por que será??? Quem toma conta disso tudo? O Estado.
Urge, então, a segunda ação: um conselho administrativo municipal formado por civis organizados e cientistas/técnicos acadêmicos. Ah!! Esqueci, os "políticos"...
Colocando Niterói como exemplo: moradores + técnicos = NÃO PARA LIBERAÇÕES DE ALVARÁS PARA DEZENAS DE CONSTRUÇÕES SEM PLANEJAMENTO.
Fica mais difícil corromper se o "poder" estiver dividido. É fato. A "Operação Lei Seca" só tem dado certo por isso... várias instituições in loccu - tomando conta...
Mas o Brasil é muito grande e hoje, na sua maioria, os municípios estão desprovidos de civis organizados (mal têm escolas), o que dirá cientistas/técnicos, mas politiqueiros têm aos montes!!
Mais um motivo para devidir o poder. (Deixaremos isso para depois)
Fundamental, também, é a coisa da RESPONSABILIZAÇÃO: Ninguém é responsabilizado por nada!!... Fora isso; OS PARTIDOS POLÍTICOS devem ser responsáveis por cada filiado/candidato/mandatário... MAS ISSO É ASSUNTO PARA OUTRO PAPO...!
BEIJOS - A ideia é isso se tornar uma campanha - ... vamos começar uma revolução - CÍVICA.

Daniela d'Aragona

0 comentários:

Postar um comentário

Deguste!!! Fique a vontade. Mas evite comentários ofensivos, não use palavrões. Esse espaço é de alegria.