24 de novembro de 2009

ENCERRAMENTO DO PETRÓPOLIS GOURMET EM GRANDE ESTILO



Final de semana com toque francês na Serra

Neste final de semana foram realizadas as últimas atividades do IX Petrópolis Gourmet.
O grande destaque foi a final do I Concurso Cultural Gastronômico Vive la France, que premiou a vencedora com uma bolsa de estudos de 10 dias no Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento da Alsace/França (IRCOD).

No sábado (dia 21) o chef francês Franck Mischler realizou a sua terceira oficina sobre “Alta Gastronomia Francesa”, sucesso absoluto no festival.
Depois foi a vez da tão aguardada final do concurso, onde as três finalistas executaram seus pratos para o júri formado dessa vez pela chef docente do SENAC, Elizabeth Muniz, o sommelier Henry Schneider, o chef Barão, a coor
denadora de educação do Centro de Gastronomia do SENAC Rio, Francine Xavier, e o chef francês Franck Mischler.
O primeiro lugar foi para Anna Paula Leal, estudante do último ano de Gastronomia da Estácio, com o prato “Truta ao creme de endívia e abóbora com geléia de pimenta”.
O segundo ficou com Márcia Vieira, formada em Gastronomia pelo SENAC e pela Estácio, com o prato “Truta em leito de espinafre com molho de limão siciliano, shitake e crocante de castanha do
Pará”, e o terceiro para Maria Gabriella de Andrade, estudante do 2º período de Gastronomia da Estácio, com o prato “Truta aos cogumelos dijon e purê de cenoura”.
As duas ganharam bolsas de estudos na área de gastronomia no SENAC Rio.

Anna Paula comentou que mesmo terminando a faculdade, ainda não sabia como se encaixar no mercado, qual foco deveria seguir. “Estou muito feliz. Essa experiência na terra que é o berço da gastronomia vai dar um gás e um direcionamento na minha carreira.”
Sobre a receita escolhida, ela disse que preferiu usar os ingredientes que conhecia melhor e que gostava também. “O creme de endívias foi adaptação de outra receita, a abóbora foi para dar um colorido ao prato, a geléia de pimenta para dar um toque picante e o shimeji para finalização e decoração. Juntei tudo e deu certo”, disse.

No domingo (dia 22) duas atrações marcaram o encerramento desta edição do Petrópolis Gourmet: uma palestra com Eduardo Jorge, autor do livro “A Francesa História do Brasil”, e a apresentação musical de Gabriela Guerra.
Ao final, confraternização com espumante e a satisfação de mais um dever cumprido.

“Traduzo o evento em duas palavras: superação e inovação. Superamos as dificuldades e inovamos com esse magnífico concurso. Fizemos um evento dessa magnitude com poucos recursos, mas muito apoio. A todos os apoiadores e participantes, muito obrigado”, disse emocionado o presidente do Convention Bureau, Flávio Câmara.

O IX Petrópolis Gourmet foi mais uma realização do Petrópolis Convention & Visitors Bureau e o Concurso foi promovido pelo SENAC Rio.
E para 2010 muitas surpresas e novidades.
O mais famoso festival gastronômico da Região Serrana vai completar 10 anos. Aguardem!

3 comentários:

Emerson Reis disse...

Com mais tempo disponível pretendo conhecer festivais gastronômicos como esse que vc descreveu. Sou apaixonado por gastronomia também. Só a descrição dos pratos já extasia a alma. Parabéns pelo blog.
@merson

Gatas e Meadas Ateliê disse...

Oi, Ro. Seu blog continua bombando. Está de mais! Por isso, indiquei-o no meu blog com dois selinhos, ok. Dê uma olhadinha lá. Bjs

Nádia Lamas disse...

Romaine, fui lá no Torninha e comi o tiramisu. Valeu pela dica! Estava tendo festival de gastronomia em Niteroi, todos os restaurantes tinham menus especiais... bjs

Postar um comentário

Deguste!!! Fique a vontade. Mas evite comentários ofensivos, não use palavrões. Esse espaço é de alegria.