24 de novembro de 2009

Santa Catarina lança primeiro vinho e suco de uva orgânicos registrados

O lançamento do primeiro vinho orgânico e primeiro suco de uva integral orgânico de Santa Catarina, com registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), acontece amanhã, 3 de dezembro, na Agroindústria e Vinícola Valiati que estará sendo inaugurada na ocasião, situada à Rua Expedicionário Aleandro Stédile, 2.800, bairro Itoupava, em Rio do Sul (SC).



Às 17h a visitação às áreas de cultivo orgânico dá início a programação que inclui a solenidade de inauguração, às 18h e o coquetel de confraternização, com degustação dos vinhos e sucos de uva orgânicos, às 19h30.

"Tenho a certificação Instituto Biodinâmico (IBD) de São Paulo, a primeira do Sul e a 2ª. do país", informa o produtor Vili Valiati.

O policial militar Vili Valiati, filho de produtores rurais, decidiu em 1998, com apoio do engenheiro agrônomo e pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) aposentado João Favorito de Barba, começar o cultivo orgânico de uva e de pêssego na propriedade rural que possui em Rio do Sul.

Em 2000 também com a assessoria da empresa, iniciou um projeto de agroindústria e vinícola, concluído este ano. Os Valiati tem 15 hectares de terra e cultivam 3 ha com uva Bordo e Niágara. Este ano a expectativa é colher 25 toneladas em janeiro próximo. Além de processar a própria uva, Valiati atende a outros produtores. A capacidade atual de sua vinícola é de processar 100 toneladas de uva por safra.

"Há uma grande demanda por produtos orgânicos e a nossa expectativa quanto à comercialização, é a melhor possível", garante Valiati.

Promovem o evento, o Governo do Estado de Santa Catarina e a Prefeitura Municipal de Rio do Sul, com apoio da Epagri.

Fonte:
http://www.agrosoft.org.br

1 comentários:

Figos & Funghis disse...

Romaine, adorei o post! Em casa só compro sucos de uva orgânicos. Aliás, deveríamos usar apenas ingredientes orgânicos em tudo.
Bjos

Postar um comentário

Deguste!!! Fique a vontade. Mas evite comentários ofensivos, não use palavrões. Esse espaço é de alegria.