23 de junho de 2009

Avaliação Nacional de Vinhos está marcada


Esta é aquela informação para anotar na agenda e cuidar para não perder o prazo. A Avaliação Nacional de Vinhos deste ano está marcada para 26 de setembro. A venda de ingressos para participação do público será liberada apenas na segunda quinzena de agosto. Os organizadores esperam reunir 700 apreciadores da bebida.

Como de costume, o evento será sediado como de costume do Parque de Eventos da Fenavinho, em Bento Gonçalves. A grande sacada do evento é a de apresentar a lista com os 16 vinhos mais representativos da safra 2009, com a degustação das amostras selecionadas feita ao vivo por profissionais de renome do setor. Assim, o participante não apenas conhece em primeira mão como estarão os rótulos que ainda serão lançados ao mercado, como ainda aprende um pouco mais sobre essa arte diretamente com os experts.

Se o público ainda tem que esperar para garantir presença, as vinícolas interessadas em inserir suas amostras para avaliação têm que se apressar. O prazo para inscrição das empresas se encerra na próxima sexta-feira, dia 26 de junho. As empresas podem participar em seis categorias de vinhos: Brancos Finos Secos Não Aromáticos, Brancos Finos Secos Aromáticos, Rosés Secos, Tintos Finos Secos, Tinto Fino Seco Jovem e Vinho Base para Espumante.

A coleta dos vinhos será feita diretamente do reservatório em cada vinícola a partir do dia 7 de julho por membros da Comissão Organizadora. Já a degustação dos mesmos acontecerá no decorrer do mês de agosto, no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho. Os vinhos serão avaliados por um grupo de enólogos brasileiros indicados pela diretoria da ABE.

A degustação seguirá as normas e critérios da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE). Além disso, os vinhos classificados passarão por uma degustação de confirmação antes de serem apresentadas ao grande público.

Fonte:

www.clicrbs.com.br


0 comentários:

Postar um comentário

Deguste!!! Fique a vontade. Mas evite comentários ofensivos, não use palavrões. Esse espaço é de alegria.