
Pra aqueles que ainda não sabem fazer arroz, tá aí a dica.
E no mais é cuidar pra não queimar...
LINK
Bate papo sobre culinária, receitas, mundo do vinho e tudo mais sobre o maravilhoso mundo da gastronomia. Dicas, eventos, livros, filmes...
Receita para a semana da Páscoa - Torta Folhada de Peixe
Preparar pratos à base de peixe é tradicional no feriado de Páscoa, principalmente na Sexta-feira Santa. Uma opção diferente é essa Torta Folhada de Peixe, com filé de Pescada e molho de camarão, boa pedida para substituir o bacalhau.
Sugestão da Cozinha Experimental Arosa, essa receita é elaborada com massa folhada e fica deliciosa servida como prato principal, acompanhada de salada de folhas verdes e arroz branco. A torta pode ser montada no formato de um peixe, um toque a mais de criatividade para um momento especial.
Confira a receita e bom apetite!
Torta Folhada de Peixe
Ingredientes:
2 pacotes de Massa Folhada Laminada Arosa 300 g
1 ovo inteiro batido para pincelar
Recheio:
800g de filé de Pescada
limão, pimenta e sal a gosto
1 xícara (chá) de farinha de trigo
Molho:
300g de camarões limpos
2 alhos-poró cortados em rodelas finas
1 cebola picada
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de farinha de trigo
temperos a gosto
Preparo:
Descongele a Massa Folhada Laminada Arosa conforme as instruções da embalagem. Tempere os filés de peixe e deixe curtir por 30 minutos.
Preparo do Molho:
Refogue a cebola na margarina, junte o alho-poró e deixe cozinhar por 3 minutos. Acrescente os camarões e os temperos.
Deixe cozinhar por mais 5 minutos, junte a farinha de trigo, mexa até engrossar o molho e deixe esfriar.
Passe os filés de peixe na farinha de trigo. Coloque no centro de uma das massas (300g) e despeje o molho por cima.
Feche com a outra massa (300g), pincele ovo inteiro batido e leve a geladeira por 20 minutos.
Asse em forno médio pré-aquecido (180º C), por aproximadamente 50 a 60 minutos. Sirva com salada de folhas verdes e arroz branco.
Tempo de preparo:
80 minutos
Receita desenvolvida pela Cozinha Experimental Arosa
Para conhecer toda a linha de produtos, visite o site da Arosa, onde também poderá encontrar a relação completa das lojas, receitas e agenda das aulas do mês promovidas pelo Centro de Culinária Arosa.
Arosa
Tel: (11) 4524-9900
O Ministério Público investiga irregularidades em um asilo em Guará. A suspeita é de desvio de dinheiro e uso de alimentos vencidos na refeição dos internos. O local abriga mais de 40 idosos.
A investigação começou por uma denúncia feita pelo sobrinho de uma idosa que morava no asilo. Segundo depoimento dele, o presidente da entidade, Geraldo José da Silva, teria usado o cartão do banco da senhora para sacar quase R$ 7 mil de uma poupança sem autorização da família.
Uma auditoria superficial descobriu também que repasses em dinheiro da prefeitura para o INSS dos funcionários não foram pagos, em um total de R$ 60 mil. Além disso, a Vigilância Sanitária encontrou mais de 58 quilos de carne vencida, que seria servida aos internos e aos funcionários.
Silva foi localizado por telefone pela reportagem da EPTV. Ele renunciou à presidência após as denúncias e não quis gravar entrevista. Com a renúncia, a intenção é trocar a diretoria, resolver as irregularidades, e manter o asilo em funcionamento.
O vitivinicultor paranaense que quiser saber mais sobre como produzir vinho e suco de uva conta, desde abril do ano passado, com a Escola da Uva e do Vinho. Localizada na Embrapa Florestas, em Colombo, a instituição está abrindo novas turmas para quem quiser se aventurar nessa área.
A escola foi concebida graças a uma parceria que envolveu a Prefeitura Municipal de Colombo, governo do Paraná, Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
Segundo o técnico da Emater Antonio Leonardecz, o vitivinicultor aprende todo o processo de produção do vinho e do suco. “O produtor de uva rústica vai aprender desde a moagem da fruta até o engarrafamento da bebida. É um curso completo e felizmente as pessoas têm se interessado em saber mais sobre ele”, revela.
Leonardecz diz ainda que a produtividade dos vitivinicultores da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), um dos expoentes do Estado na produção de vinho, ao lado das regiões oeste e sudoeste, aumentou em aproximadamente 40%.
“Os produtores estão também aprendendo a aproveitar melhor o espaço. Numa situação hipotética, se antes eles tinham uma produção de uma tonelada por hectare, hoje já conseguem 1,4 tonelada”, explica.
O técnico disse que o curso tem um custo quase zero, ficando a cargo dos participantes apenas as despesas com alimentação e deslocamento. “Os cursos são gratuitos e duram dois dias. Nós temos alojamento para as pessoas, o que reduz bastante os gastos. O investimento é barato e o retorno é excelente”, afirma. Quem se interessar em fazer o curso, basta procurar o Emater da sua cidade ou ligar para o telefone do instituto no (41) 3250-2100.
Colombo
O município de Colombo é um dos principais produtores de uva e vinho na RMC. De acordo com dados da assessoria de comunicação da prefeitura local, a produção de uva em 2008 foi de 1,5 mil tonelada do produto e a de vinho atingiu a marca de 800 mil litros. Cerca de 50 famílias se dedicam a essa atividade.
O prefeito da cidade, José Antonio Camargo (PSC), diz que a presença da Escola de Uva e Vinho está contribuindo muito para a melhoria da produção em Colombo.
“Os nossos produtores têm mais uma oportunidade para melhorar a qualidade do vinho e aumentar a produtividade. Além disso, essas parcerias vão fortalecer a cadeia produtiva”, conta.
Até 2010, a Escola de Uva e Vinho deverá atender 1,6 mil produtores rurais, que serão capacitados e serão treinados em novas tecnologias com variedades de uvas rústica e finas, contribuindo com a qualidade dos produtos.
O objetivo de fazer com que os vitivinicultores aprendam novas técnicas e tecnologias para produção de vinho e suco de uva está sendo cumprido pela Escola da Uva e do Vinho. Além das técnicas, os produtores estão recebendo um upgrade em seus conhecimentos, tornando sua produção maior e com mais qualidade.
A produtora de vinho Neide Cristiane Cavalle, do município de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), realizou o curso no ano passado e garante que foi uma experiência que valeu a pena.
“Todo o conteúdo do curso foi bem interessante. Aprendemos muita coisa nova, que vai agregar bastante com o que a gente já conhecia e dominava. Por exemplo, eu não sabia como era a produção para o suco de uva. Embora ainda não produza essa bebida, futuramente, se achar interessante investir nessa atividade, já terei o conhecimento prévio para isso”, diz.
Ela diz também que a escola é uma ótima oportunidade para renovar os conhecimentos e que isso pode ajudar bastante para aprimorar a qualidade de seus produtos.
Outra produtora de vinhos de Colombo, Valdirene Batistão, também aprova o curso da Escola da Uva e Vinho. Para ela, valeu à pena ter estudado na instituição.
“Muita coisa do que aprendi já posso utilizar de imediato e outras eu poderei usar futuramente. Foi muito bom poder conhecer assuntos novos, como, por exemplo, a conservação do vinho utilizando produtos naturais e mantendo a característica colonial da bebida”, afirma.
Batistão conta ainda que o conteúdo do curso foi bem abrangente, passando por todas as etapas do produto e também dá dicas de como manter a produção de modo artesanal.
“Quero manter a produção do mesmo jeito como faziam os meus avós. O curso é mais do que recomendado e quem puder fazê-lo, não vai se arrepender”, termina.
Fonte:
Paraná on line
Sugestão da Arosa para refrescar os dias de calor
A Cozinha Experimental Arosa sugere uma receita de torta, ideal para a estação mais quente do ano. É a Torta de 4 Frutas, colorida e refrescante, boa pedida para o lanche ou a sobremesa nos dias de calor.
Confira a receita:
Torta de 4 Frutas
Ingredientes:
1 pacote de Massa Folhada Laminada Arosa 300g;
1 ovo inteiro batido para pincelar.
Recheio:
1 pacote de Creme de Confeiteiro Arosa 150g
500 ml de leite
2 gemas
1 xícara (chá) de morangos cortados ao meio
1 xícara (chá) de pêssegos fatiados
1 xícara (chá) de framboesas
1 xícara (chá) de kiwi cortado em rodelas
Modo de Preparo:
Descongele a Massa Folhada Laminada Arosa 300 g conforme as instruções da embalagem.
Prepare o Creme de Confeiteiro 150 g conforme instruções da embalagem. Reserve.
Em um dos lados da massa corte um disco de 24 cm de diâmetro. No restante da massa corte tiras de massa com 2 cm de largura por 25 cm de comprimento.
Pincele água em 6 tiras e coloque sobre toda volta do disco de massa, em duas camadas, montando um fundo de torta. Utilize as 2 últimas tiras para dividir a torta em 4 partes iguais.
Fure o fundo da torta com o garfo, pincele as laterais com ovo inteiro batido e leve a geladeira por 15 minutos. Asse em forno pré-aquecido (180ºC) por aproximadamente 30 minutos, até que a massa fique dourada. Deixe esfriar.
Divida o recheio em 4 partes e espalhe cuidadosamente em cada divisória da torta.
Por último coloque as frutas sobre na torta.
Tempo de Preparo: 80 minutos
Rendimento: 25 porções
Receita desenvolvida pela Cozinha Experimental Arosa
Para conhecer toda a linha de produtos, visite o site da Arosa, onde também poderá encontrar a relação completa das lojas, receitas e agenda das aulas do mês promovidas pelo Centro de Culinária Arosa.
Arosa
Tel: (11) 4524-9900
Arosa no Rio de Janeiro
Ipanema
Rua Visconde de Pirajá, 281 Loja J
(21) 2521-2237
Tijuca
R. Soares da Costa, 10 SS 110
(21) 2284-0585
Niterói
R. Coronel Moreira César, 165 - Icaraí, Loja 109
(21) 2612-0909
A nossa Confraria Amigas do Vinho-CAV (www.amigasdovinho.com.br ) assumiu a gestão 2009/2011 da nossa Federação Brasileira de Confrarias e Associações Femininas do Vinho e do Espumante-FEBAVE (www.febave.com.br ), respeitando a filosofia de que "no céu cabem todas as estrelas", e parafraseando o nosso amigo e cantor, Roberto Carlos, quando afirma que "as estrelas mudam de lugar..." , no próximo dia 8 de março/2009, estaremos comemorando em todo o Brasil, o Dia Internacional da Mulher.
Aqui, no Rio de Janeiro, nossa confraternização será um almoço harmonizado com espumantes de vinícolas parceiras.
Evento: Almoço de confraternização: Dia Internacional da Mulher
Data: 8/março/2009
Hora: 14:00
Local: Porto Bay Hotel Resort: Av. Atlântica, 1.500
Sorteio de brindes
Valor de adesão: R$ 80,00
Vagas limitadas: 30
Aquisição do ingresso: Kátia Regina (Tel.: 99838318), Maria Lúcia (Tel.: 97978277) e Teresa Cristina (Tel.: 99830755)
Beijos & Vinhos,
Maria Lúcia Rodrigues
Presidente:
Confraria Amigas do Vinho
&
Federação Brasileira de Confrarias e Associações Femininas do Vinho e do Espumante
Vice-Presidente da Confraria Amigas do Vinho-CAV: Teresa Cristina
Vice-Presidente da Federação Brasileira de Confrarias e Associações Femininas do Vinho e do Espumante-FEBAVE: Kátia Regina
Conselheira Nacional da CAV e FEBAVE: Fátima Randon.
Um ícone da Pizzato, o Merlot Reserva, conquista o título de vinho “Brasileiro do Ano” pela revista Gula, uma das mais conceituadas publicações na área de gastronomia e enologia. A recente Gula Edição Especial de Vinhos publica uma seleção com 222 melhores vinhos do ano, escolhidos pelos degustadores da revista, muitos dos quais analisados nas provas mensais durante o ano de 2008.
A revista comenta sobre o Pizzato Merlot Reserva 2005 e destaca as notas de degustação: “A vinícola da família Pizzato está completando dez anos de mercado e consolida um trabalho sério e consistente, a começar pelo cuidado no vinhedo. Desde o início se destacou pela qualidade de seu Merlot, pois chamou a atenção de todos com o inesquecível tinto da safra 1999. Repete a dose agora, com o Merlot Reserva 2005, denso na cor púrpura, lembrando nos aromas rapadura, cassis, alcaçus, com notas florais, de tabaco e caramelo. Na boca, é concentrado, untuoso e tem taninos maduros, emoldurados por boa acidez”.
Outras premiações
Premiado com a medalha de Ouro no IV Concurso Internacional de Vinhos, o Pizzato Reserva Merlot 2005 também foi eleito pelo 9º ano consecutivo como melhor vinho ou melhor custo-benefício dos tintos brasileiros pelo jornal Valor Econômico.
Harmonização
O Pizzato Reserva Merlot 2005 acompanha pratos levemente temperados, sendo recomendado também para ser bebido sozinho. Para esta edição do Reserva Merlot, foram elaboradas 29.500 garrafas de 750ml e 8.800 garrafas de 375 ml, todas numeradas, lote único, com Selo de Indicação de Procedência do Vale dos Vinhedos (RS).
Preço médio: R$ 34,00 e R$ 20,00 para a 1/2 garrafa.
Mais informações:
PIZZATO Vinhas e Vinhos
Bento Gonçalves – RS
Via dos Parreirais,s/n - Vale dos Vinhedos
Bento Gonçalves - RS - Brasil
CEP: 95700-972 - Caixa-Postal: 2538
Fone/Fax: (54) 3459 1155
São Paulo – SP
Escritório Comercial
Rua Demóstenes, 1151
CEP: 04614-015
Fone/Fax: (11) 5536 5265