4 de fevereiro de 2009

Governo apoiará comercialização de 38 milhões de litros de vinho




Cooperativas e indústrias de vinho do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina vão receber apoio do governo federal para a comercialização de 38 milhões de litros da bebida nesta safra. O primeiro edital, para 16 milhões de litros, deve ser publicado pela Conab ainda nesta semana.A negociação será por meio de Prêmio para o Escoamento do Produto (PEP).

Diferentemente de 2008, a emissão da nota fiscal da indústria para o produtor poderá ocorrer durante a comercialização e o pagamento, realizado após a industrialização. O novo regulamento foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (3). Segundo o diretor de Logística e Gestão Empresarial da Conab, Sílvio Porto, a atuação do governo permitirá uma equalização do volume em estoques, abrindo espaço para que as cooperativas e indústrias cumpram o valor do preço mínimo, de R$ 0,46.

A mudança atende orientação da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Viticultura, Vinhos e Derivados. O assunto foi discutido no ano passado pelo governo e representantes do setor, que reclamavam do acesso às operações. Para receber o PEP o arrematante precisa apresentar à Conab duas notas fiscais: a primeira deve ser emitida pelo produtor, garantindo que ele foi remunerado pelo preço de referência e, a outra, expedida pelo próprio arrematante do prêmio, comprovando o escoamento para as regiões determinadas no edital.

No ano passado, a Companhia ofertou subvenções para o escoamento e destilação de 177 milhões de litros de vinho. Indústrias e cooperativas arremataram prêmios para 26,6 milhões de litro.

Fonte:

Agencia Safras

0 comentários:

Postar um comentário

Deguste!!! Fique a vontade. Mas evite comentários ofensivos, não use palavrões. Esse espaço é de alegria.