31 de dezembro de 2007
DE FÉRIAS...
VOLTO LOGO...
26 de dezembro de 2007
CUIDE BEM DA SUA ALIMENTAÇÃO

Alimentos: cuidados que começam no supermercado
Na hora de comprar um alimento não basta conferir seu prazo de validade. Alguns alimentos têm registro no Ministério da Agricultura (no caso dos alimentos de origem animal e bebidas) ou no Ministério da Saúde (alimentos especiais, como os funcionais, e os diets).
Há ainda categorias de alimentos que sãodispensados do registro mas estão sujeitos à vigilância sanitária. São exemplos os biscoitos, cafés, chás, chocolates e gelados comestíveis (sorvetes e picolés).
É preciso ler atentamente os rótulos dos alimentos. Por meio da rotulagem o consumidor pode conhecer a lista de ingredientes, a origem do produto, a informação nutricional obrigatória e o número do lote, que permite a rastreabilidade do produto.
Quem vai encomendar a ceia em restaurantes, buffets, padarias ou confeitarias, deve ficar atento às condições sanitárias do serviço, em especial do ambiente onde os alimentos são manipulados. Ao comprar aves como o peru é preciso observar algunsaspectos, em especial se as condições de refrigeração são adequadas.
Cuidados adequados que abrangem desde a preparação até a venda do alimento, reduzem os riscos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) e garantem a segurança no consumo.
Bacalhau
Engana-se quem pensa que o consumo de bacalhau é alto apenas no Natal dos portugueses. A tradição vem conquistando o Brasil. De janeiro a novembro de 2006 o Brasil importou da Noruega cerca de 24 toneladas do pescado. Em 2007, até o mês de novembro, as importações já respondiam por quase 26 toneladas, segundo o Conselho Norueguês da Pesca no Brasil.
Na hora da compra certos cuidados são necessários. Odor desagradável, amolecimento da carne e manchas avermelhadas podem indicar que o bacalhau está impróprio para o consumo.
Mais informações:
ANVISA
24 de dezembro de 2007
Bom Senso à Mesa...

Ceia de Natal exige bom senso
É importante que as pessoas tenham em mente que sempre há a possibilidades de escolhas, mesmo diante da ceia tradicional. Sem gastar muito e usando a criatividade, é possível preparar uma ceia que agrade a todos e que não contribua para o aumento dos níveis de glicose. "É claro que sempre deve prevalecer o bom senso e que todos se lembrem que neste período é preciso se poupar porque são muitas as ocasiões de festa".
A maionese, por exemplo, exige cuidados. O ideal é que sejam oferecidos legumes no vapor e, à parte, um recipiente com a maionese. Dessa forma, caberá à pessoa decidir se quer a sua salada com muita, pouca ou nenhuma maionese", lembrando que o problema é o alto teor de gordura.
A tradicional farofa, que muitas vezes é preparada com bacon, pode ser enriquecida com ingredientes como couve, cenoura ou banana com ameixa. O arroz com legumes também é uma boa saída ao arroz coberto com molhos e queijo. "Para se preparar uma ceia saudável, não é preciso abrir mão do sabor. Basta que a fazer boas escolhas, usar os temperos naturais e evitar os industrializados, muito ricos em sódio".
Em relação ao Peru e Chester, muito apreciados na mesa dos brasileiros, escolha de partes do peito ou da coxa, onde há menos gordura. O bom senso também deve prevalecer no rol das sobremesas. A tradicional rabanada pode ser assada ao invés de frita e as frutas devem acompanhar os doces. "É sempre importante que sejam oferecidas frutas para que o doce não seja consumido em excesso".
Outro perigo à mesa pode estar relacionado à bebida. É comum os hospitais receberem grande número de pacientes embriagados.
Além de beber com moderação- afinal a festa de Natal deve ter como principal objetivo a companhia dos amigos e parentes e o simbolismo da data- o ideal é que a bebida seja sempre intercalada com água .
O dia seguinte à ceia também deve ser levado em consideração. A maionese jamais deve ser reaproveitada e as sobras dos demais alimentos devem ser levados imediatamente à geladeira na noite dos dias 24 e 31. Antes de serem consumidos novamente, as carnes devem ser bem aquecidas, especialmente o pernil. "É sempre bom lembrar que não se deve preparar uma quantidade muito grande de comida, que tenha que ser aquecida e reaquecida várias vezes no decorrer da semana. O ideal é que a ceia possa ser utilizada no máximo até o dia seguinte".
Fonte:
http://www.saude.df.gov.br
21 de dezembro de 2007
Não erre na hora de combinar...

Embora a combinação entre vinhos e comidas dependa bastante do gosto de cada um, há algumas indicações que permitem um melhor aproveitamento tanto dos pratos, quanto dos vinhos a serem degustados. Veja o que servir com cada tipo de comida.
Sirva... com...
Vinho branco seco, vinho fortificado seco ou espumante.
Grelhados, com molhos leves ou crus: espumante brut ou meio-seco, vinho branco seco frutado jovem ou levemente maduro.
Anchova, atum, salmão e sardinha: tinto jovem, branco maduro ou rosado.
Provolone: branco maduro ou tinto (jovem ou pouco envelhecido).
Vinho branco doce, vinho fortificado meio-seco ou doce (porto, madeira ou xerez) ou espumante.
20 de dezembro de 2007
As vendas de Vinho do Porto cresceram 4,8 por cento em volume.

19 de dezembro de 2007
Champagne Feminina ???
