20 de dezembro de 2007

As vendas de Vinho do Porto cresceram 4,8 por cento em volume.

As vendas de Vinho do Porto cresceram 4,8 por cento em volume e 3,6 por cento em valor até Outubro, anunciou ontem a associação do sector que destaca o "bom comportamento" dos mercados espanhol e alemão.

De acordo com a informação disponibilizada pela Associação das Empresas de Vinho do Porto (AEVP), nos primeiros dez meses do ano foram vendidas quase oito milhões de caixas de nove litros de Vinho do Porto, no valor de 308,4 milhões de euros.
As marcas próprias das empresas exportadoras apresentaram um aumento de 5,5 por cento em volume e um aumento de 3,2 por cento em valor. No período, acrescenta, as categorias especiais mostraram uma subida de 12,1 por cento em volume e 8,6 por cento em valor.
Entre os mercados de origem, a AEVP destaca a "evolução positiva" da Alemanha (onde as vendas subiram 35 por cento em valor e 48,1 por cento em volume) e de Espanha (12,1 por cento em valor e 13,3 por cento em volume).
Pela negativa, a associação salienta a "quebra acentuada" de Portugal (com uma quebra de 6,5 por cento em valor e 5,4 em volume) e dos EUA (com uma descida de 15,4 por cento em valor relativamente a igual período do ano passado e 6 por cento em volume).
Segundo a AEVP, o comportamento dos vinhos do Douro também registou uma evolução positiva até ao final de Setembro.
As vendas de VQPRD (Vinho de Qualidade Produzido em Região Demarcada) Douro subiram 16,53 por cento em volume para 1,5 milhões de caixas vendidas, que corresponderam a um crescimento de 17,54 por cento em valor (para 47,8 milhões de euros) relativamente a igual período de 2006.
O Moscatel Douro, por sua vez, cresceu também 7,1 por cento em volume e 5,1 por cento em valor e o Regional Duriense registou, nos primeiros nove meses do ano, uma subida nas vendas de 19,68 por cento e em volume 25 por cento em valor.
Quanto à vindima deste ano, a AEVP refere que esta "se desenrolou com normalidade e estabilidade", estando a produção na sua grande maioria já vendida.
De acordo com a associação, os preços praticados são "estáveis", apresentando uma "ligeira subida".
O preço médio praticado em 2006 foi de 937,89 euros por pipa para as compras efetuadas em uvas e 918,61 para as compras de vinhos feitos.
A Região Demarcada do Douro é a principal região vitícola do país, responsável por cerca de 78 por cento das exportações de vinhos portugueses (86 por cento se tivermos em conta o valor facturado obtido com o preço médio mais elevado).
Fonte: A LUSA

0 comentários:

Postar um comentário

Deguste!!! Fique a vontade. Mas evite comentários ofensivos, não use palavrões. Esse espaço é de alegria.