14 de março de 2011

Sugestão de Harmonização do Concurso de Receitas da Didi – Receitas com calda de açúcar.

Mais uma vez, fui convidada pela Didi do blog http://deliartcakecreations.blogspot.com/ para fazer a harmonização do concurso.

Agradeço aqui pela oportunidade, pra mim é sempre um grande prazer.

E como sempre mais uma vez um grande desafio, acredito que pelo fato de o blog ser de uma doceira, confeiteira, eu me pego sempre nessa missão de “tentar” harmonização o vinho, ou outra bebida com doces, o que já falei muitas vezes, não ser nada fácil.

Dessa vez, eu não precisaria efetivamente harmonizar a receita ganhadora, eu poderia escolher qual doce eu harmonizaria.

Mas antes mesmo de ser escolhida a receita vencedora, já havia me decidido.

A receita vencedora foi da LUCIANA BETENSON, (@LuBetenson) do blog http://rosmarinoeoutrostemperos.blogspot.com .

Parabéns @LuBetenson.

Um toucinho do céu, minha escolha por essa harmonização foi simples.

Há alguns meses atrás, fiz um jantar harmonizado onde a sobremesa era exatamente toucinho do céu (diga-se de passagem, adoro).

E a ansiedade pela harmonização, bem como as discussões acaloradas dos participantes ao descobrirem qual seria o vinho, me deixou boa memória para escrever sobre essa harmonização.

A receita vencedora, e todas as receitas do concurso estão aqui: http://deliartcakecreations.blogspot.com/2011/02/concurso-de-receitas-com-calda-de_23.html .

Doces portugueses geralmente têm muito ovo, muita gema e muito açúcar, devido ao dulçor fica um pouco difícil não perder ou o sabor do vinho, ou o sabor do doce.

Como eu detesto regras ditadas, e acredito que a harmonização é uma descoberta, vou citar um trecho do ocorrido no jantar a que me referi logo acima.

Na apresentação da sobremesa do jantar, que era um toucinho do céu, eu apresentei o vinho a ser servido para acompanhá-lo.

Era um Espumante Moscatel da Salton, elaborado com uvas da variedade Moscato, fermentado em tanques de aço inoxidável pelo método Charmat à baixa temperatura, o que preserva os aromas primários da variedade.

(Essa foi a minha escolha, mas partindo dessa premissa, você pode optar por outro tipo de espumante Moscatel, ou um Moscato d’Asti.)

Prontamente alguém levanta a mão e comenta:

“Ah, mas essa harmonização ficaria muito melhor com um Moscatel de Setúbal”.

Ao que eu disse:

“Se melhor eu não sei, mas a harmonização do toucinho do céu com o Moscatel de Setúbal, é clássica, com um Moscatel Roxo de Setúbal também seria uma grande harmonização, mas como harmonizar é desafiar as regras e descobrir outras boas combinações, provemos primeiro para saber qual é a melhor”.

Nesse caso não posso dizer que é melhor nem pior, mas certamente pra mim foi uma super descoberta, onde todos adoraram e se curvaram à belíssima descoberta que fora compartilhado com todos.

O que aconteceu nessa harmonização?

Você pegava um pedaço do doce, bebia o espumante, queria mais um pedaço do doce que por sua vez pedia mais um gole do espumante.

Pra mim, foi o ponto alto daquele jantar.

Perceber o estado de prazer e excitação dos participantes ao provarem essa “novidade” me fez ganhar o jantar, e mais ainda:

Arriscar é preciso!

2 comentários:

Luciana Betenson disse...

Que legal!! Adorei a proposta do espumante moscatel, principalmente porque gosto muito de espumante e nem tanto de vinho de sobremesa. Vou provar esta dupla. Obrigada pela escolha, Romaine :-)

Santa Gastronomia disse...

Fiquei com água na boca, tanto pelo toucinho tanto pelo espumante!
Harmonizar prá vc é sempre fácil, amiga!
Parabéns!
Que tal uma receita para harmonizar com a cachaça Bylaardt?
Bjus e saudades!

Postar um comentário

Deguste!!! Fique a vontade. Mas evite comentários ofensivos, não use palavrões. Esse espaço é de alegria.