17 de janeiro de 2011

Sugestão de Harmonização do concurso do Doce da Sua Ceia

Fiquei de sugerir uma harmonização para o vencedor co concurso de receitas do blog da Didi, era o tema o Doce da sua Ceia http://deliartcakecreations.blogspot.com/2010/12/o-doce-da-sua-ceia.html .

É eu sei eu já devia ter publicado o post, peço desculpas pelo atraso, mas antes tarde do que nunca.

O ganhador do concurso do Doce da Sua Ceia foi novamente Luiz Caropreso, você pode conferir a receita neste link: http://miojocompomarola.blogspot.com/2010/12/bolo-romeu-e-julieta.html .

Harmonizar doces com vinho, não é uma tarefa muito fácil, sempre tem um senão na harmonização.

Existem aquelas harmonizações clássicas, e uma tabelinha padrão meio tabuada.

Mas como eu não gosto de nada muito ortodoxo, gosto de testar, e verificar as possibilidades.

Vou sugerir duas opções para harmonizar com o Bolo Romeu e Julieta.

Pois temos um fator importante na receita do @luizcaro , a goiabada.

A goiabada por ter um excesso de açúcar pode interferir, ou simplesmente matar a bebida em questão.

Minha sugestão primeira é uma boa cachaça, de preferência uma cachaça envelhecida em torno de 3 a 5 anos, mais do que isso já poderíamos perder o paladar de tudo, tanto da cachaça quanto do bolo.

Sugiro a Cachaça 30 Luas , esta foi envelhecida por 30 meses em barris de carvalho, macia, ótima para acompanhar também um bom charuto.

Então, Bolo Romeu e Julieta, cachaça 30 Luas e um charuto ao final pra quem gosta como eu.

A segunda opção é o Quinta do Crasto LBV, é um vinho de uma só colheita e que é engarrafado após 4 a 6 anos depois de envelhecer em tonéis de Carvalho Português.

O LBV da Quinta do Crasto caracteriza por uma cor rubi escura, e aromas de frutos vermelhos com uma boa concentração e persistência na boca, são engarrafados sem qualquer filtração o que mantém as suas características permitindo uma boa evolução na garrafa, devendo ser decantados sempre que possível.

Por esse aroma que persiste no LBV de frutas vermelhas, creio ser uma boa experiência harmonizá-lo com esse Bolo Romeu e Julieta.

Então vamos testar!

Fica ai minhas duas sugestões.

Mais uma vez parabéns @luizcaro.

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a dica da cachaça! Tenho paixão por bebidas envelhecidas, mas confesso que tenho medo de descobrí-las por tentativas. Nunca se sabe quando o capeta habita uma garrafa!

haha

Parabéns pelo blog...Se quiser dê uma passada no meu!

Postar um comentário

Deguste!!! Fique a vontade. Mas evite comentários ofensivos, não use palavrões. Esse espaço é de alegria.