8 de novembro de 2010

CONVIDADOS FAMOSOS ILUSTRAM OFICINAS NO X PETRÓPOLIS GOURMET


Nomes conhecidos no mundo da gastronomia estão demonstrando suas habilidades no X Petrópolis Gourmet, nas oficinas gratuitas oferecidas ao público. O SENAC Rio trouxe para o festival Ciça Roxo, Teresa Corção, Ana Salles, Maria Victoria, Fabrice Lenud, Osvaldo Gorsky e Henry Schneider. Do programa Mais Você vieram o subchef Marco Lima e a produtora de culinária Daniela Meira. Isso sem falar na participação do chef francês Franck Mischler, do IRCOD.

Ciça Roxo, convidada do SENAC Rio, um dos grandes apoiadores do festival, apresentou no último domingo um prato em homenagem a um período histórico do nosso país: Brasil Imperial aos bocados. “Petrópolis é uma cidade que mora no meu coração, e esse ano o festival se dedicou não só à sustentabilidade, mas também aos dez anos. Em 2008 o tema foi ‘200 anos da chegada da Família Imperial no Brasil’, então eu me inspirei no que se comia aqui quando eles chegaram, e o que se comia eram coisas mais silvestres. Por isso utilizei na receita o coração da bananeira, o milho e a truta, criada aqui mesmo”, comentou Ciça.

Da TV direto para o Petrópolis Gourmet. O subchef da Ana Maria Braga, Marco Lima, participa com duas oficinas: uma foi na segunda-feira, dia 1º, onde deu uma verdadeira aula sobre utilização integral dos alimentos. “Sou petropolitano e sempre participo do Gourmet do lado de lá. Esta é a primeira vez que estou aqui cozinhando, mostrando um pouco do meu trabalho. Eu adorei o tema, acho que está na hora da gente mostrar o orgânico, a sustentabilidade, mostrar que conseguimos comer de uma maneira mais saudável com muito nutriente, utilizando o alimento de uma forma integral sem jogar nada fora”, falou Marco.

Marco fez uma receita de bolinho utilizando casca de chuchu, casca e rama de beterraba e folha de couve-flor, tudo bem picado e temperado. E do chuchu ainda fez uma cocadinha e da beterraba fez um manjar. Aproveitou todos os alimentos e não desperdiçou nada. O chef ainda foi jurado da 2ª eliminatória do Concurso Cultural Gastronômico que aconteceu hoje e vai ministrar a oficina “Cozinhando com panela de pressão’ no dia 20, no Xodó de Minas.

Também do Programa Mais Você, a produtora Daniela Meira apresentou duas palestras sobre cozinha sustentável no dia 1º e dia 02. Ela explicou que sustentabilidade é um conceito de comunidade, é deixar de pensar em indivíduo e pensar no outro também. “Uma ação sustentável deve mudar uma parte da cultura de cada um, não é só comer um produto orgânico, sem agrotóxico, é saber de onde veio esse produto e se o produtor está sendo valorizado”, explicou.

Daniela também é autora do blog ‘Informações à Mesa’, que fala de gastronomia, sustentabilidade, nutrição, receitas, novidades, dentre outros. “Foi uma honra ter sido convidada para dar essa palestra, o pouco que eu sei, se eu consegui fazer com que uma pessoa pensasse um pouco melhor no seu planeta, já valeu. Se a gente tem um conhecimento um pouco maior sobre algum assunto, tem obrigação de passar à frente da melhor maneira”, disse Daniela.

O Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento da Alsace/França (IRCOD) trouxe pela segunda vez ao festival o chef Franck Mischler. Em 2009, suas oficinas foram um verdadeiro sucesso. Nessa edição, ele traz o sabor da gastronomia francesa aliada aos produtos orgânicos. “Gosto muito de vir ao Brasil, a recepção é sempre calorosa, e o Petrópolis Gourmet é um festival que faz muito sucesso na região. Cada vez que viajo para um país é uma grande surpresa, improviso com produtos locais, e aqui tem produtos muito bons, o que ajuda a boa cozinha”, falou.

Em sua primeira oficina realizada no dia 02, Franck fez filé de namorado cozido no forno em crosta de sal e ervas, acompanhado de mini rúcula e molho de shitake com passas e nozes. “Minha especialidade é o peixe, mas um chef de cozinha tem que ser polivalente, tem que saber preparar vários pratos. O bom cozinheiro precisa de duas coisas: rigor e bons produtos”, disse o chef. Acompanhe toda a programação do X Petrópolis Gourmet pelo site www.petropolisgourmet.com.br. O festival vai até o dia 27 de novembro, aproveite! São dez anos de muito sabor...


0 comentários:

Postar um comentário

Deguste!!! Fique a vontade. Mas evite comentários ofensivos, não use palavrões. Esse espaço é de alegria.