9 de fevereiro de 2010

Salton supera metas de 2009

Com as metas superadas. Assim a Salton fechou 2009 e define as estratégias para 2010, ano que marca o primeiro centenário da vinícola. O faturamento da empresa chegou aos R$ 207 milhões, ultrapassando os R$ 200 milhões previstos. Para este ano, a meta é atingir os R$ 240 milhões. Os números estão embasados, principalmente, no aumento das vendas de espumantes, segmento em que a Salton destaca-se como a maior produtora do país e líder na sua comercialização nacional há cinco anos consecutivos, traduzindo a alta qualidade dos rótulos.

No total, mais de 6 milhões de garrafas de espumantes finos e frisantes foram comercializadas no ano passado, um acréscimo de 24,5 % em relação a 2008. Os produtos representaram 33,5 % do faturamento da vinícola. O espumante Salton Brut Tradicional mantém-se como campeão de vendas, apresentando um aumento de 10% em relação a 2008. Outro destaque foi o Salton Moscatel que, a cada ano aponta a conquista de novos consumidores: o crescimento, em 2009, foi de 23,2%, com 670 mil garrafas comercializadas.

A linha frisante, dos rótulos Salton Lunae, apresentou uma demanda significativamente superior ao esperado, como revela o presidente da vinícola, Daniel Salton: “Um total de 160 mil caixas foram vendidas em 2009, contra as 50 mil em 2008. É um produto que agradou muito aos consumidores, assim como os espumantes. A tendência é que a demanda cresça ainda mais.” Para 2010, a expectativa é a comercialização de 6 milhões de garrafas de espumantes e 1,44 milhão de garrafas de frisantes, num total de 7,44 milhões de garrafas.

O segmento de vinhos finos, também apontou uma demanda expressiva em 2009. A linha Reserva Salton Classic, por exemplo, teve um crescimento de 33,6 % em comparação a 2008. Formada por cinco varietais – Merlot, Cabernet Sauvignon, Tannat, Riesling e Chardonnay, a linha se apresenta com uma das mais significativas para a imagem da vinícola, pois conquistou um público fiel e exigente ao longo de cada ano.

A Salton ainda constatou a tendência que vem se tornando evidente nos últimos anos: uma maior procura pelo suco de uva. Ainda em novembro, o estoque da empresa foi zerado. De olho neste mercado potencial, a vinícola adquiriu 12 novos tanques, com capacidade para 660 milhões de litros, prevendo uma produção 24% maior nesta safra, em relação a 2009.

Investimentos e estratégias para 2010

No ano em que completa um século de história, a Salton aposta no crescimento do setor e projeta importantes investimentos. Uma nova linha de produção será instalada na, ampliando em 80% a capacidade da vinícola. O equipamento será capaz de engarrafar 12 mil garrafas de vinho/hora e 9 mil garrafas de espumante/hora. A intenção é deixar uma linha de produção exclusiva para vinhos e outra para espumantes, mas com a possibilidade de utilização de ambas de acordo com a demanda de mercado. A construção de duas novas caves subterrâneas também estão em estudo para este ano.

Ampliar as atrações dos turistas é outra estratégia da vinícola neste ano, quando projeta receber 65 mil turistas – em 2009 foram 56 mil. Nos próximos 60 dias, a vinícola conclui a construção do Restaurante Turístico Molin d’Aqua. Com arquitetura peculiar e exclusiva, a edificação contará com um autêntico moinho colonial, movido por roda d’água de sete metros de diâmetro. Para chegar ao moinho, os visitantes irão atravessar uma ponte coberta, de pedra e estrutura em arco, que terá no centro um balcão de belvedere sobre uma cascata. Durante as refeições, as pessoas poderão apreciar as mós de pedra moendo a farinha utilizada no cardápio do estabelecimento, que terá uma gastronomia diferenciada.

Nos próximos dias também estarão finalizadas as rampas das passarelas aéreas, que permitem o acompanhamento dos processos de elaboração do vinho, e a instalação de dois elevadores, que irão para facilitar a visitação de necessidades especiais, como cadeirantes, e da terceira idade.

Quem passou pela vinícola já no início de janeiro também pode desfrutar de um novo espaço: a Sala Vip para degustação. Localizado junto à Loja de Vinhos, o espaço foi projetado para garantir ainda mais conforto para os enófilos que desejam provar os rótulos mais nobres da vinícola, como Salton Talento, Salton Desejo, Salton Virtude, Salton Volpi Pinot Noir, Espumante Èvidence, Salton Séries, com a orientação de um profissional.

Fonte: MEU VINHO

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