No total, mais de 6 milhões de garrafas de espumantes finos e frisantes foram comercializadas no ano passado, um acréscimo de 24,5 % em relação a 2008. Os produtos representaram 33,5 % do faturamento da vinícola. O espumante Salton Brut Tradicional mantém-se como campeão de vendas, apresentando um aumento de 10% em relação a 2008. Outro destaque foi o Salton Moscatel que, a cada ano aponta a conquista de novos consumidores: o crescimento, em 2009, foi de 23,2%, com 670 mil garrafas comercializadas.
A linha frisante, dos rótulos Salton Lunae, apresentou uma demanda significativamente superior ao esperado, como revela o presidente da vinícola, Daniel Salton: “Um total de 160 mil caixas foram vendidas em 2009, contra as 50 mil em 2008. É um produto que agradou muito aos consumidores, assim como os espumantes. A tendência é que a demanda cresça ainda mais.” Para 2010, a expectativa é a comercialização de 6 milhões de garrafas de espumantes e 1,44 milhão de garrafas de frisantes, num total de 7,44 milhões de garrafas.
O segmento de vinhos finos, também apontou uma demanda expressiva em 2009. A linha Reserva Salton Classic, por exemplo, teve um crescimento de 33,6 % em comparação a 2008. Formada por cinco varietais – Merlot, Cabernet Sauvignon, Tannat, Riesling e Chardonnay, a linha se apresenta com uma das mais significativas para a imagem da vinícola, pois conquistou um público fiel e exigente ao longo de cada ano.
A Salton ainda constatou a tendência que vem se tornando evidente nos últimos anos: uma maior procura pelo suco de uva. Ainda em novembro, o estoque da empresa foi zerado. De olho neste mercado potencial, a vinícola adquiriu 12 novos tanques, com capacidade para 660 milhões de litros, prevendo uma produção 24% maior nesta safra, em relação a 2009.
Investimentos e estratégias para 2010
No ano em que completa um século de história, a Salton aposta no crescimento do setor e projeta importantes investimentos. Uma nova linha de produção será instalada na, ampliando em 80% a capacidade da vinícola. O equipamento será capaz de engarrafar 12 mil garrafas de vinho/hora e 9 mil garrafas de espumante/hora. A intenção é deixar uma linha de produção exclusiva para vinhos e outra para espumantes, mas com a possibilidade de utilização de ambas de acordo com a demanda de mercado. A construção de duas novas caves subterrâneas também estão em estudo para este ano.
Ampliar as atrações dos turistas é outra estratégia da vinícola neste ano, quando projeta receber 65 mil turistas – em 2009 foram 56 mil. Nos próximos 60 dias, a vinícola conclui a construção do Restaurante Turístico Molin d’Aqua. Com arquitetura peculiar e exclusiva, a edificação contará com um autêntico moinho colonial, movido por roda d’água de sete metros de diâmetro. Para chegar ao moinho, os visitantes irão atravessar uma ponte coberta, de pedra e estrutura em arco, que terá no centro um balcão de belvedere sobre uma cascata. Durante as refeições, as pessoas poderão apreciar as mós de pedra moendo a farinha utilizada no cardápio do estabelecimento, que terá uma gastronomia diferenciada.
Nos próximos dias também estarão finalizadas as rampas das passarelas aéreas, que permitem o acompanhamento dos processos de elaboração do vinho, e a instalação de dois elevadores, que irão para facilitar a visitação de necessidades especiais, como cadeirantes, e da terceira idade.
Quem passou pela vinícola já no início de janeiro também pode desfrutar de um novo espaço: a Sala Vip para degustação. Localizado junto à Loja de Vinhos, o espaço foi projetado para garantir ainda mais conforto para os enófilos que desejam provar os rótulos mais nobres da vinícola, como Salton Talento, Salton Desejo, Salton Virtude, Salton Volpi
Fonte: MEU VINHO
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