Mostrando postagens com marcador Gastronomia receitas notícias. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Gastronomia receitas notícias. Mostrar todas as postagens

5 de março de 2011

Chefe italiano ministra curso Cozinha do Piemonte: Berço das Tradições no Centro Universitário Senac


Workshop faz parte da parceria entre a instituição e a ALMA - La Scuola Internazionale di Cucina Italiana

O Centro Universitário Senac recebe, entre 14 e 18 de março, o chefe Luciano Tona, professor da renomada escola de cozinha italiana, ALMA – La Scuola Internazionale di Cucina Italiana, que ministrará as aulas do curso Cozinha do Piemonte: Berço das Tradições, aberto para profissionais e estudantes da área de gastronomia.

Esta é a primeira ação da parceria firmada entre as duas instituições para reforçar a missão do Senac de promover a internacionalização do conhecimento. A iniciativa aproxima os alunos do mercado de trabalho, por meio de uma oferta de cursos que permitem o contato com uma metodologia reconhecida mundialmente. Os participantes receberão, inclusive, dupla certificação expedida pela ALMA, além de vivenciar a cultura gastronômica italiana.

“Trata-se de uma oportunidade de se obter uma certificação europeia, algo que é muito valorizado na área, uma vez que a Europa é o centro da gastronomia mundial. Muitas pessoas viajam para a Itália ou a França em busca de uma vivência de conteúdo e cultura que o workshop oferece sem que o aluno precise sair do Brasil”, destaca Zenir Dalla Costa, coordenadora do curso de extensão universitária Cozinha do Piemonte do Centro Universitário Senac.

O curso tem como objetivo apresentar e desenvolver técnicas da culinária italiana com foco na região do Piemonte, explorando as características geográficas, ingredientes típicos locais, incluindo queijos e vinhos, e técnicas de cocção específicas, com abordagem sobre a história e a cultura da região. Fazem parte do programa aulas teóricas e práticas de massas e risotos; carnes e peixes; saladas; receitas e confeitaria tradicionais do Piemonte, ministradas em laboratórios totalmente equipados e preparados para promover a mais completa integração do aluno com o conteúdo.

Chefe Luciano Tona

Luciano Tona é o diretor Pedagógico da ALMA. Chefe criativo e muito preparado, com grande experiência em restaurante e como professor. Durante muitos anos esteve à frente do seu restaurante em Brianza e foi o organizador da abertura de grandes restaurantes na Itália e outros países. Hoje é considerado por muitos um maestro preparado e convincente com suas ideias de renovação da cozinha italiana. É autor de livro sobre cozinha profissional.

Sobre a ALMA - La Scuola Internazionale di Cucina Italiana

Líder mundial em educação internacional e centro de formação para a culinária italiana. Educa chefes e sommeliers para atuarem ao redor do mundo. Sediada no Palácio Ducale di Colorno, em Parma, oferece um amplo e atualizado estabelecimento de ensino nas áreas de gastronomia e enologia.

Sobre o Senac São Paulo

Instituição educacional comprometida com a inclusão social, o Senac São Paulo organiza uma programação de cursos livres, técnicos, de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. São 50 unidades educacionais em todo o Estado de São Paulo, além de três campi do Centro Universitário Senac, dois hotéis-escola – Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão – e mais a Editora Senac São Paulo. A diversidade dessa atuação possibilita a oferta de atendimento corporativo e de cursos a distância.

Serviço:

Workshop Cozinha do Piemonte: Berço das Tradições

Data: de 14/3 a 18/3

Horário: das 9 às 18 horas

Valor: R$ 2.195

Local: Centro Universitário Senac – campus Santo Amaro

Inscrições: pelo site www.sp.senac.br ou 0800 883 2000

Pré-requisitos: idade mínima de 18 anos. Para as atividades práticas os participantes deverão apresentar os exames médicos exigidos pela legislação vigente e utilizar uniforme adequado, sobre os quais receberão orientações durante o processo de inscrição

8 de novembro de 2010

CONVIDADOS FAMOSOS ILUSTRAM OFICINAS NO X PETRÓPOLIS GOURMET


Nomes conhecidos no mundo da gastronomia estão demonstrando suas habilidades no X Petrópolis Gourmet, nas oficinas gratuitas oferecidas ao público. O SENAC Rio trouxe para o festival Ciça Roxo, Teresa Corção, Ana Salles, Maria Victoria, Fabrice Lenud, Osvaldo Gorsky e Henry Schneider. Do programa Mais Você vieram o subchef Marco Lima e a produtora de culinária Daniela Meira. Isso sem falar na participação do chef francês Franck Mischler, do IRCOD.

Ciça Roxo, convidada do SENAC Rio, um dos grandes apoiadores do festival, apresentou no último domingo um prato em homenagem a um período histórico do nosso país: Brasil Imperial aos bocados. “Petrópolis é uma cidade que mora no meu coração, e esse ano o festival se dedicou não só à sustentabilidade, mas também aos dez anos. Em 2008 o tema foi ‘200 anos da chegada da Família Imperial no Brasil’, então eu me inspirei no que se comia aqui quando eles chegaram, e o que se comia eram coisas mais silvestres. Por isso utilizei na receita o coração da bananeira, o milho e a truta, criada aqui mesmo”, comentou Ciça.

Da TV direto para o Petrópolis Gourmet. O subchef da Ana Maria Braga, Marco Lima, participa com duas oficinas: uma foi na segunda-feira, dia 1º, onde deu uma verdadeira aula sobre utilização integral dos alimentos. “Sou petropolitano e sempre participo do Gourmet do lado de lá. Esta é a primeira vez que estou aqui cozinhando, mostrando um pouco do meu trabalho. Eu adorei o tema, acho que está na hora da gente mostrar o orgânico, a sustentabilidade, mostrar que conseguimos comer de uma maneira mais saudável com muito nutriente, utilizando o alimento de uma forma integral sem jogar nada fora”, falou Marco.

Marco fez uma receita de bolinho utilizando casca de chuchu, casca e rama de beterraba e folha de couve-flor, tudo bem picado e temperado. E do chuchu ainda fez uma cocadinha e da beterraba fez um manjar. Aproveitou todos os alimentos e não desperdiçou nada. O chef ainda foi jurado da 2ª eliminatória do Concurso Cultural Gastronômico que aconteceu hoje e vai ministrar a oficina “Cozinhando com panela de pressão’ no dia 20, no Xodó de Minas.

Também do Programa Mais Você, a produtora Daniela Meira apresentou duas palestras sobre cozinha sustentável no dia 1º e dia 02. Ela explicou que sustentabilidade é um conceito de comunidade, é deixar de pensar em indivíduo e pensar no outro também. “Uma ação sustentável deve mudar uma parte da cultura de cada um, não é só comer um produto orgânico, sem agrotóxico, é saber de onde veio esse produto e se o produtor está sendo valorizado”, explicou.

Daniela também é autora do blog ‘Informações à Mesa’, que fala de gastronomia, sustentabilidade, nutrição, receitas, novidades, dentre outros. “Foi uma honra ter sido convidada para dar essa palestra, o pouco que eu sei, se eu consegui fazer com que uma pessoa pensasse um pouco melhor no seu planeta, já valeu. Se a gente tem um conhecimento um pouco maior sobre algum assunto, tem obrigação de passar à frente da melhor maneira”, disse Daniela.

O Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento da Alsace/França (IRCOD) trouxe pela segunda vez ao festival o chef Franck Mischler. Em 2009, suas oficinas foram um verdadeiro sucesso. Nessa edição, ele traz o sabor da gastronomia francesa aliada aos produtos orgânicos. “Gosto muito de vir ao Brasil, a recepção é sempre calorosa, e o Petrópolis Gourmet é um festival que faz muito sucesso na região. Cada vez que viajo para um país é uma grande surpresa, improviso com produtos locais, e aqui tem produtos muito bons, o que ajuda a boa cozinha”, falou.

Em sua primeira oficina realizada no dia 02, Franck fez filé de namorado cozido no forno em crosta de sal e ervas, acompanhado de mini rúcula e molho de shitake com passas e nozes. “Minha especialidade é o peixe, mas um chef de cozinha tem que ser polivalente, tem que saber preparar vários pratos. O bom cozinheiro precisa de duas coisas: rigor e bons produtos”, disse o chef. Acompanhe toda a programação do X Petrópolis Gourmet pelo site www.petropolisgourmet.com.br. O festival vai até o dia 27 de novembro, aproveite! São dez anos de muito sabor...


23 de setembro de 2009

Chefs criam bandeiras usando comida

Chefs australianos criaram uma campanha para um festival de culinária usando comida para formar as bandeiras de alguns países.Bandeira do Brasil criada por chefs australianos para o Sydney International Food Festival

O Sydney International Food Festival acontece no próximo mês na cidade australiana, e terá a presença de dezenas de chefs de diversas partes do mundo.

As bandeiras foram criadas usando comidas típicas de cada país. A bandeira do Brasil é criada com frutas como limão e abacaxi. A da Itália é formada por massa, tomate e manjericão. Já a do Japão tem um sushi.

O festival de culinária reúne chefs de diversas partes do mundo, com mercados, cursos, palestras e restaurantes temporários.

Veja outras bandeiras clicando no link:

BANDEIRAS COM COMIDA

Os benefícios do sorvete...


Como eu disse um dia desses, AMO SORVETE!!! Hoje eu li uma reportagem que achei interessante e decidi compartilhá-la com os leitores do meu blog.

Cremoso, de massa, à base de frutas ou acompanhado de coberturas e guloseimas, o sorvete está entre as sobremesas mais apreciadas ao redor do mundo.
Foi criado na China há cerca de três mil anos, mas foi na Europa, mas precisamente na Itália, que ganhou textura e sabores irresistíveis.
Além das vantagens que traz para o paladar, agora o sorvete é alvo de pesquisas, que tentam provar seus benefícios à saúde e ao bem-estar.
Uma pesquisa recente realizada pela Universidade norte-americana de Harvard sugere que o sorvete cremoso pode colaborar para aumentar a fertilidade feminina.
Depois de acompanhar 18 mil mulheres, os pesquisadores concluíram que trocar o leite integral por sorvete, pelo menos duas vezes na semana, pode ser um bom negócio para quem deseja ter um bebê.
Os cientistas afirmam que as mulheres que consumiam diariamente pelo menos duas porções de sorvete tinham 85% mais chances de ovular do que aquelas que não o consumiam.
Para causar ainda mais polêmica em torno da sobremesa, a empresa espanhola Llinares acaba de lançar um novo método, a sorveterapia, que promete aliviar problemas como a impotência masculina, depressão e até combater as temidas celulites.
A proposta da sorveteria é adicionar ativos naturais às receitas, como o ginseng, que evita a impotência, e a erva centelha asiática, boa para afastar a celulite.
Mas, enquanto os sorvetes turbinados ainda não estão disponíveis para o público brasileiro, o MinhaVida dá dicas de como tirar o melhor proveito da sobremesa, sem detonar a sua dieta.
Sorvete cremoso,
por ser feito à base de leite, o principal ganho do sorvete cremoso está na grande quantidade de cálcio que carrega.
Duas bolas da sobremesa cremosa apresentam a mesma quantidade do mineral em um copo de leite. "O cálcio é muito importante para o desenvolvimento das crianças e para a saúde.
É ele que previne doenças como a osteoporose", explica a nutricionista do MinhaVida, Roberta Stella.

Mas, quem está de regime, precisa ficar atento com o consumo em excesso. "As opções tradicionais de sorvete cremoso apresentam, em média, 110 calorias em uma porção de 60 gramas.
Para quem busca reduzir medidas, o ideal é não exagerar, além de privilegiar as opções lights, que apresentam, em média, 50 calorias para a mesma quantidade", diz a nutricionista.
Sorvete de frutas, uma ótima opção para os dias quentes ou para uma sobremesa leve e refrescante.
Por serem feitos com água, os sorvetes de frutas são mais magros e podem até servir de opção para o lanchinho da tarde. "Existem diversas versões de sorvetes com baixo valor calórico.
Quem aprecia esses sorvetes, pode ficar tranquilo na hora da sobremesa ou ainda consumi-los nos intervalos das refeições", explica Roberta.
De olho aberto as sorveterias a quilo são grandes atrativos, já que oferecem uma variedade enorme de sabores e guloseimas, prém, se o objetivo é afinar a silhueta, é preciso evitar essas tentações. "Coberturas de chocolate, balas e farofas crocantes pode engordar (e muito) uma taça de sorvete.
Quem está de dieta deve passar longe dessa opção", explica a especialista.

Fonte: YAHOO MINHA VIDA

14 de setembro de 2009

Panela cheia de ciência


Hervé This, o químico francês que levou a cozinha para o laboratório, lança novo livro em português. Sempre entusiasmado com a descoberta do que acontece nas panelas e nos fogões, ele proclama 'viva a ciência!' enquanto trabalha num laboratório em Paris

- Herança Culinária e as Bases da Gastronomia Molecular, do químico francês Hervé This, será lançado no Brasil na Bienal do Livro, que começa hoje no Rio de Janeiro. É o oitavo livro publicado pelo homem que mudou sua vida por causa de um suflê que deu errado. O célebre fiasco aconteceu em 16 de março de 1980 e This resolveu investigar as causas. Foi fácil descobrir que seu erro tinha sido pôr todas as gemas de uma vez, em vez de adicionar de duas em duas para não saturar a mistura. Mas o episódio fez com que This tomasse gosto pela pesquisa ligada à cozinha e seguisse investigando os mitos culinários. Atualmente Hervé This chefia as pesquisas da equipe de gastronomia molecular do Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica, em Paris, dá aulas e passa horas na cozinha às voltas com testes de receitas e hipóteses. Faz ainda um trabalho em parceria com o chef Pierre Gagnaire. E, é claro, escreve livros sobre a química na cozinha. Com o autor ainda obcecado com as propriedades do ovo, do óleo e dos caldos, o livro de Hervé que chega agora ao Brasil oferece ao leitor um cardápio fixo: seis clássicos da culinária (duas entradas, dois pratos e duas sobremesas) esmiuçados até a última molécula. O livro, muito além de ser um apanhado de explicações técnicas sobre os alimentos, é um gostoso bate-papo. Afinal, como Hervé diz na obra, "não comemos química, mas sabores". Em parceria com a jornalista Marie-Odile Monchicourt, Hervé relembra os primeiros anos de trabalho com Nicolas Kurti, físico húngaro com quem fundou, em 1992, os seminários de Érice, na Sicília (Itália). As reuniões anuais com cientistas e amantes da gastronomia ocorreram até 2001 e foram fundamentais para a disseminação das ideias que, poucos anos depois, chegaram a Ferran Adrià - o fim de um mundo e o começo de outro, mais experimental. Hervé This acredita que a cozinha molecular será apenas uma transição, uma etapa necessária para introduzir novas ferramentas, ingredientes e métodos na culinária. E diz que o mais interessante, hoje, não é a cozinha abstrata que havia proposto há algum tempo, nem a "cozinha nota por nota" que propôs em seguida, mas o construtivismo culinário, que consiste em construir os pratos pensando em todas as sensações. Além dos encontros com Nicolas Kurti (falecido em 1998) e com o chef Pierre Gagnaire, ele fala da paixão pela ciência aos 6 anos, quando ganhou do pai uma caixa de química e, ao mesmo tempo, foi apresentado à biblioteca da casa. "Minha mesada era dividida entre as duas atividades", conta. Sempre disposto a gastar horas numa boa conversa, Hervé This falou por e-mail com o Paladar. O que o senhor cozinha de olhos fechados? Qualquer coisa. Em casa, pelo menos, nada dá errado. Faço comida todo dia e sempre acerto. Cozinhar não é difícil quando você entende o que está fazendo. Mas quando algo dá errado (recentemente, fiz um fermento que não vingou, provavelmente por causa do clima), fico até feliz, porque aprendo com isso. Qual é o erro mais comum que se comete na cozinha? O fato de algumas receitas não darem certo significa que algo não foi explicado corretamente. Por exemplo: por séculos, diziam que para fazer maionese era preciso usar ovos e óleo na mesma temperatura. Isso é besteira. O problema não é a temperatura e sim a proporção entre eles. Cozinhar é precisão científica ou prazer? Não, cozinhar não é precisão. Mas você pode ter certeza de que os melhores chefs são técnicos maravilhosos. Publiquei um livro com o título Cozinha: uma Questão de Amor, Arte e Técnica (Cooking, It"s Love, Art and Technique, com Pierre Gagnaire). E é verdade. Primeiro amor, porque você tem de gostar das pessoas que recebe para perder tempo preparando algo "bom" para servir. Você precisa adivinhar o gosto dos convidados, pensar em detalhes maravilhosos... Tudo para dizer a eles, implicitamente, "Amo vocês." Mas é claro que, se você não souber como fazer, se não dominar a técnica, então não vai ter jeito. O que a ciência ainda não respondeu sobre culinária? Sabemos muito pouco. Aqui no laboratório estamos tentando, há pelo menos dez anos (sem interrupção), desvendar as propriedades físicas e químicas de uma simples cenoura. Só agora começamos a entender. Tenho aqui relacionadas mais de 25 mil lendas culinárias, e é preciso um mês de testes para confirmar a veracidade de apenas uma delas. Imagine o trabalho que temos pela frente. Hervé This explica por que

...a maionese desanda de repente Causa: geralmente porque os ingredientes estão frios demais, ou porque a emulsão não contém água bastante para a quantidade de óleo utilizada. Solução: em geral, os livros de receita aconselham acrescentar uma nova gema para recuperar o estado pastoso da maionese. Às vezes basta acrescentar água e bater vigorosamente. ...legumes verdes escurecem depois de cozidos É bom voltar às aulas de química para responder essa questão. O corte e o cozimento liberam uma enzima que degrada a molécula de clorofila, substância que dá a cor verde das plantas. A estrutura da clorofila se modifica e isso altera a cor de legumes e verduras para marrom-esverdeado. Solução: cozinhar rápido e com água muito quente "fixa" o verde. ...cozinhar ovos em água com vinagre para impedir que a casca quebre é mito O que ocorre é que o vinagre coagula a clara, impedindo-a de vazar pela rachadura. A única maneira comprovada de evitar a quebra da casca do ovo é manter a temperatura de cozimento em torno de 70°C - ou seja, não deixar que a água entre em ebulição, o que acontece quando sua temperatura atinge os 100°C. ...é preciso lavar a batata antes de fritar Mão à palmatória: esse costume tem sua razão de ser, sim. As batatas, depois de cortadas, liberam amido. Se não forem lavadas, os grãos de amido se dispersam no óleo e deixam a batata queimada e escura. Mas é indicado secar a batata antes de fritar, porque a água vai diminuir a temperatura do óleo da frigideira. Resultado: batatas murchas e gordurosas.

Fonte:
ESTADÃO

8 de setembro de 2009

Reality show da gastronomia chega ao Recife nesta quarta-feira


Evento vai reunir chefs renomados de Pernambuco e de todo o país em sessões de degustação, aulas e cozinhas; ingresso para cada dia custa a partir de R$ 20

Nesta semana, o “Prazeres da Mesa Ao Vivo”, reality show brasileiro da gastronomia, chega a Recife com a proposta de promover e integrar o melhor da cultura gastronômica do país. Entre os dias 9 e 11 de setembro, haverá sessões de degustação, aulas e cozinhas montadas para a perfomance de chefs renomados.

Em parceria com o Senac-Pernambuco, a programação oferece cerca de dez atividades por dia, as degustações de vinhos serão comandadas por Ricardo Castilho, diretor editorial da revista Prazeres da Mesa. Fabio Arruda, colunista da publicação, falará de etiqueta às refeições, enquanto o decorador Robson Chagas, um dos mais conceituados do Recife, dará dicas de grande efeito na decoração de mesas.

Entre os chefs convidados estão os pernambucanos Douglas Van Der Ley e Joca Pontes Simone Bert, de Maceió, Flavia Quaresma, do Rio de Janeiro, e a grande atração internacional, a catalã Montse Estruch, estrelada pelo Michelin com o restaurante El Cingle, na Espanha. O evento é realizado há cinco em São Paulo e faz sua estreia fora da capital paulista.

Na edição do Recife, o valor do ingresso para cada dia é R$ 20 para estudantes, e R$ 30 para o público em geral. A entrada no evento permite o acesso a todas as aulas (sujeitas à lotação), a praça de vinhos e produtos e ao melhor das cidades, onde 15 restaurantes oferecerão uma degustação de suas especialidades das 18hs às 21hs. Os jantares serão fechados, com número limitado de participantes e custam R$ 150.

Confira a programação completa:

PROGRAMAÇÃO:

Quarta-feira (9) – Coquetel de abertura

Quinta-feira (10)
14h30 - Simone Bert e André Saburó - sala 1 - 30 pessoas (sala 202, 2° andar)
15h - Douglas Van Der Ley (É Restaurante) - sala padaria - 40 pessoas
16h - Fábio Arruda - "Etiqueta à mesa" - Restaurante Senac - 50 pessoas
16h - Claudemir Barros (Wiella Bistro) - sala 1 - 30 pessoas (sala 202, 2° andar)
16h30 - Fernando Bezerra (Senac) - "Como fazer os melhores drinks" - sala bar - 25 pessoas
16h30 - Tania Bastos (Senac) - "Bolo de rolo" - sala padaria - 40 pessoas
17h30 - Duca Lapenda (Pomodoro Café) - sala 1 - 30 pessoas (sala 202 2° andar)
18h - Cleonice Ferraz (professora da FBV) - "Bolo do noiva pernambucano" - sala padaria - 40 pessoas
18h às 21h - Melhor das Cidades - sala de eventos P3
19h - Chef Meiga Von Liebig (Chateau Brilhant) - sala 1 - 30 pessoas (sala 202 2° andar)
19h30 - Chef Licia Maranhão - sala padaria - 40 pessoas
20h - Jantar especial com Montse Struch e Flávia Quaresma (R$ 150) - Restaurante Senac - 50 pessoas

Sexta-feira (11)
13h - Chef Soraia Falcão (Ostreria) - sala 1 - 30 pessoas (sala 202 2° andar)
14h30 - Montse Struch e Flávia Quaresma - sala 1 - 30 pessoas (sala 202 2° andar)
15h - Chef Sofia Mota - sala padaria - 40 pessoas
16h - aula Robson Chagas - "Como fazer uma decoração com grande estilo usando a criatividade" - Restaurante Senac - 50 pessoas
16h - André Falcão (Recife Praia Hotel) - sala 1 - 30 pessoas (sala 202 2° andar)
16h30 - degustação de vinho com Ricardo Castilho - sala bar -25 pessoas
16h30 - Luciana Sultanum (Espaço Gourmett) - sala padaria - 40 pessoas
17h30 - Chef Alcindo Queiroz (Patuá) - sala 1 - 30 pessoas (sala 202 2° andar)
18h - Chef Claudia Freire (Due) - sala padaria - 40 pessoas
18h às 21h - Melhor das Cidades - sala de eventos P3
19h - Joca Pontes (Ponte Nova) - sala 1 - 30 pessoas (sala 202 2° andar)
19h30 - Chef Leandro Ricardo - sala padaria - 40 pessoas
20h - Jantar especial com Simone Bert e André Saburó (R$ 150) - Restaurante Senac - 50 pessoas
Fonte: 360 graus

26 de agosto de 2009

Festival de gastronomia de Tiradentes quer ter renome internacional


Mal terminou nesse domingo, o Festival de Gastronomia de Tiradentes já tem revelados detalhes da próxima edição, ano que vem. Além de já estarem fazendo contatos com chefs internacionais e estudando melhorias no fórum (principal inovação deste ano), os organizadores vão se programar para divulgar o evento e a cozinha brasileira em países europeus ano que vem – alguns nomes de chefs (a maioria mineiros) já foram cotados para integrar a comitiva. O objetivo é fazer com que o renome do festival ultrapasse a dimensão nacional (na qual já está consolidado) e, claro, atrair turistas do exterior, que atualmente chegam por acaso ao evento. “Queremos lançar o festival na Europa em quatro ou cinco jantares com chefs brasileiros em Portugal, Espanha, Itália e França, a princípio. É um sonho nosso. Precisamos mudar isto: sempre trago chefs para cá e agora precisamos mostrar a cozinha brasileira lá fora. Tudo para falar não só de Tiradentes, mas de cozinha e de produtos brasileiros. Estamos amadurecidos para dar esse salto”, revela Ralph Justino, um dos organizadores do festival. Para ele, o Brasil tem “a cozinha da vez” e, a exemplo do que faz o Peru e Gastón Acurio, um dos seus chefs mais reconhecidos no exterior, precisa divulgar mais a própria gastronomia para o mundo. As pesquisas e negociações para trazer chefs internacionais para os festins da 13ª edição do evento deverão ser concluídas até dezembro. Ralph ainda não sabe dizer quem virá para Tiradentes, mas adianta que a cobiçada estrela no guia Michelin não será o único critério de escolha: “A estrela Michelin é uma referência para nós, mas o mais importante é que o chef tenha história e cultura. Isso significa, por exemplo, trazer o chef do restaurante Cipriani, que é um ícone na Itália, ou um dos 10 melhores do mundo, mesmo que não tenha estrela. Ou ainda gente que esteja despontando ou represente tendências”. Roberto Jardim, um dos consultores gastronômicos do festival, garante que já há um chef com três estrelas Michelin em vista para ano que vem e que a franco-senegalesa Rougui Dia, do Petrossian (em Paris, na França), que era cotado para vir nesta edição, talvez comande festim em Tiradentes no próximo ano. Por enquanto, ela confirmou o festival no restaurante Dádiva, em Belo Horizonte, onde, aliás, o chef francês Emmanuel Ruz (uma das estrelas dos festins do último fim de semana) cozinhará de quarta a sexta desta semana. O menu será exclusivo. “Esse festival foi o melhor de todos os anos. Servimos seis mil pratos e foram cerca de 15 cursos, todos esgotados. A cidade cenográfica no Largo da Rodoviária foi um espaço democrático. Valorizamos a gastronomia brasileira com os intercâmbios entre chefs daqui e de fora. Outra coisa que cresceu muito foram as atividades sociais: o projeto Chefs do Futuro durante a semana deu certo”, avalia Rodrigo Ferraz, também organizador do festival. Sobre a programação mais enxuta deste ano, comenta: “No lugar de várias atividades paralelas para a cidade inteira, como ano passado, procuramos concentrar tudo nos dois largos para que o público estivesse sempre ali e soubesse aonde ir. Ficou mais organizado”. Ele estima que o festival tenha atraído, ao todo, cerca de 30 mil visitantes. Novidades O Fórum de Sabores e Cultura, que finalmente inaugurou no festival espaço para reflexão sobre temas da gastronomia, com debates e palestras, será mantido ano que vem, mas provavelmente passará por reformulações. Ralph considera a hipótese de realizá-lo durante a semana, segmentando parte do público do evento. De toda forma, ele comemora a implantação do projeto este ano e anuncia intenção de trazer para a próxima edição representantes dos guias 4 Rodas e Michelin para discutir tudo o que envolve as estrelas que ambos concedem regularmente a restaurantes. Outra novidade para o ano que vem será o salão para eventos que a pousada Pequena Tiradentes começará a construir em outubro e que servirá como espaço para os próximos festins. Com projeto do arquiteto mineiro Hélio Pellegrino, terá 1,2 mil metros quadrados de área construída, capacidade para cerca de mil pessoas e cozinha própria. “Hoje, as pessoas jantam no espaço onde funciona a minha loja de móveis. Manteremos isso, pois as pessoas gostam. É nossa identidade”, conta a proprietária da pousada, Vanilce Barbosa. Atualmente, a Pequena Tiradentes e a Villa Paolucci são as que sediam os festins. Destaques Tanto no primeiro fim de semana como no segundo, os chefs franceses foram maioria nos festins. Mesmo assim, em pleno Ano da França no Brasil, os não franceses conseguiram se destacar na programação, caso de Tsuyoshi Murakami, japonês que comanda o aclamado Kinoshita (São Paulo) e fez alta gastronomia nipônica no primeiro fim de semana. Já Fernando Canales (Etxanobe, em Bilbao, na Espanha), único espanhol convidado, serviu na sexta-feira menu descomplicado, mas que surpreendeu nos detalhes: a lâmina de batata-baroa sobre a rabada tinha sabor de baunilha e as pimentas do prato seguinte, apesar do ardor, eram na verdade sementes de mamão secas ao forno. Política Entre os três cursos gratuitos desse domingo no Largo da Rodoviária, certamente nenhum chamou tanto a atenção quanto o do deputado federal Virgílio Guimarães (PT - MG). A começar pelo nome, um tanto enigmático: “Tac-nut – Além do fast food”. Com auxiliares de luxo, como o chef Eduardo Maya (criador do Comida di Buteco), ensinou receitas dotadas de certa sofisticação, como os risotos de taioba com absinto e de açafrão com ouro comestível e as farofas de castanha de pequi, de castanha de baru e de trufas.

Fonte:
UAI

17 de agosto de 2009

Gastronomia do Sofitel Rio ganha home page


O Sofitel Copacabana, no Rio de Janeiro, acaba de lançar na web seu novo site gastronômico, no qual os visitantes podem obter ainda mais informações sobre os restaurantes Le Pré Catelan e Atlantis do hotel.

Os internautas também encontram no endereço eletrônico novidades sobre o bar Horse's Neck, além de conhecer um pouco os chefs Roland Villard e Dominique Guerin e destaques dos eventos e festivais gastronômicos que acontecem no hotel.

O projeto gráfico do site é moderno e a identidade visual se apresenta de forma clean e elegante. Dividido em oito seções: Cuisine, Bar, What's Happening, Private Dinning, Chef, Press, Lozalização e Hotel. É possível ter acesso ao menu e carta de vinhos do restaurante Le Pré Catelan, conferir os menus de almoço e jantar do restaurante Atlantis, além da praticidade em fazer reservas online.

7 de agosto de 2009

Rio terá museu da gastronomia brasileira


O Rio de Janeiro pode ganhar um museu que promete dar mais um grande foco à vida cultural da cidade. Trata-se do Museu da Gastronomia Brasileira, explicou o presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS), Norton Lenhart . “Será feito em parceria da FNHRBS com o Senac e o Sebrae, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, gostou da ideia e disse que irá nos ajudar com uma área na região portuária”, afirmou Lenhart. O dirigente participa do 1° Encontro Estratégico da CTD e a Hotelaria Nacional, promovido pelo Fohb ontem (quinta, dia 6) – e que prossegue hoje – no Pestana Bahia, em Salvador. Segundo Lenhart, o museu será bem dinâmico. “Vamos ter um restaurante que vai servir os nossos pratos tradicionais, haverá espetáculos folclóricos de cada Estado, exposições temporárias, cozinha experimental com a presença de chefs, salas de apresentação e biblioteca, entre outros atrativos”, revelou o presidente da federação. Lenhart não revelou o custo desse projeto. “O plano está formatado, é belíssimo e acredito que em menos de dois anos deverá ser inaugurado”, finalizou ele.

Barra da Tijuca ganha novo polo gastronômico


Mais um polo gastronômico surge na cidade. Desta vez é no Jardim Oceânico, área tradicional da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O lançamento oficial do “Polo Jardim Oceânico - gastronomia, turismo e lazer” ocorrerá nesta quinta-feira, às 18h, no Teen Club / Club Lounge, um dos empreendimentos que compõem o polo.

A iniciativa é da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Solidário, em parceria com o Sebrae/RJ, Sindicato de Bares e Hotéis (SindRio) e a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

A prefeitura será responsável por melhorias na iluminação e segurança do local. Já o Sebrae/RJ desenvolveu diversas ações na estruturação do polo: visita técnica, realização de pesquisa com empresários, palestra de sensibilização e oficina de planejamento estratégico. Durante o lançamento do polo, haverá a apresentação do planejamento, cujas ações previstas são ligadas a marketing e eventos, políticas públicas, associativismo e capacitação.

Na pesquisa, 53 estabelecimentos foram identificados. Após palestra de sensibilização, 35 deles aderiram ao projeto – entre donos de restaurantes, bares, casas e festas, cafés, lanchonetes – e se mobilizaram para planejar ações visando desenvolver a região.

A expectativa é de que em até três anos ocorra um aumento de 15% a 30% no fluxo de pessoas e no tíquete médio dos lojistas. Para o resultado ser alcançado, os empresários serão orientados sobre gestão e desenvolvimento de estratégias de atuação. O Sebrae/RJ funcionará, ainda, como canal entre empresários e prefeitura.

Os polos gastronômicos têm se tornado tradição para dar visibilidade, aumentar a frequência de clientes nos estabelecimentos e elevar a concorrência de forma saudável, estimulando o trabalho em conjunto. Graças ao apoio do Sebrae/RJ, a cidade conta com cerca de dez polos de gastronomia, espalhados pelos bairros da Tijuca, Botafogo, Centro, Copacabana e Leblon.

30 de julho de 2009

PROJETO leva mulheres a uma viagem gastronômica


Conhecer as regiões mais charmosas da França em companhia de pessoas agradáveis e ainda desfrutar dos mais variados sabores que o famoso país europeu oferece. Essa é a proposta do Mulheres pelo Mundo para quem não resiste aos prazeres da boa gastronomia.

O projeto inovador reúne mulheres de todas as idades e perfis para conhecer lugares pelo mundo e fazer novas amizades. São montados grupos de acordo com os interesses comuns e, a partir daí, o Mulheres pelo Mundo elabora uma viagem inesquecível. Além da companhia, elas compartilham experiências e muitas histórias pra contar em roteiros planejados a dedo, de acordo com o perfil do grupo.

Esses roteiros especiais combinam o prazer da viagem à possibilidade de explorar as delícias gastronômicas do local visitado. Todas as tarifas e lugares estão sujeitos à disponibilidade. No início ou ao final dos roteiros, as passageiras podem optar por permanecer noites adicionais nas cidades visitadas.

Informações: www.mulherespelomundo.com.br

Abrasel lança sexta edição de guia gastronômico



A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) lançou,
nessa quinta-feira (30), o guia gastronômico 2009/2010. A publicação, que já está em sua sexta edição, teve uma tiragem de 30 mil exemplares, dez mil a mais do que no ano passado, e contou com o patrocínio das Secretarias de Turismo e do Sebrae.

O evento aconteceu no Paço Alfândega e foi prestigiado por diversas autoridades políticas como o prefeito do Recife, João da Costa, e os secretários de Turismo da Prefeitura e do Estado, Samuel Oliveira e Sílvio Costa Filho.

De acordo com o presidente da Abrasel do Estado, Mário Jorge da Carvalheira, o guia se propõe a ser uma referência gastronômica para os turistas e para os próprios pernambucanos.

"O encarte obedece a padrões internacionais, como a especificação do tipo de cozinha, sugestão de prato, horário de funcionamento e o valor médio por pessoa", explicou Carvalheira. Ao todo, o guia reúne 80 opções de bares, restaurantes, casas noturnas e deliveries do Estado, além de fornecer o telefone e o endereço de todas as 240 casas associadas à Abrasel.

Em parceria com a Associação, a Secretaria de Turismo do Estado irá disponibilizar cerca de 450 exemplares para distribuição em táxis. Segundo Sílvio Costa Filho, Pernambuco possui um papel de destaque na gastronomia nacional, sendo o maior polo gastronômico do Nordeste e o terceiro maior do país.

"Temos uma diversificada e sofisticada variedade culinária, que vai do mais simples regional à cozinha internacional refinada. O Estado é um prato cheio para o visitante que procura turismo de lazer e cultura", comentou o secretário.

30 de junho de 2009

VI Festival Gastronômico do Rio Bom de Mesa 2009. Restaurantes abrem as cozinhas para chefs do Brasil com um toque francês


O Festival Rio Bom de Mesa é um dos mais renomados eventos gastronômicos do país que acontece entre os dias 30 de junho a 5 de julho. Consolidado no calendário cultural do Estado, o festival tem se destacado como um projeto que promove o turismo gastronômico entre chefs renomados do país, além de oferecer ao público a possibilidade de conhecer um pouco da cozinha praticada pelos chefs convidados. Pela primeira vez, restaurantes fora do município do Rio de Janeiro estarão participando.

Em sua sexta edição, o Rio Bom de Mesa faz uma homenagem ao Ano da França no Brasil, desafiando os chefs a criarem receitas a partir de ingredientes locais. Durante três dias, nos restaurantes anfitriões associados à ARBL, um cardápio exclusivo contendo entrada, prato principal e sobremesa ficará em cartaz. Quem optar por degustar as sugestões inéditas, receberá de presente o prato da Boa Lembrança alusivo ao evento.

O festival também realiza um jantar beneficente no dia 1º de julho no Itanhangá Golf Club, onde a renda arrecadada será distribuída para a ABBR e o INCA. O chef Roland Vilard colocará seu livro recém lançado à venda, A Dieta do Chef: Alta Gastronomia de Baixa Caloria, e a renda também será revertida para as suas instituições. O menu fica por conta dos chefs João Guilherme de Pontes Filho, Paolo Neroni, Roland Vilard e Volkmar Wendlinger.

Programação

30/06 a 02/07 – Rio Bom de Mesa Centro da Cidade

Esch Centro - Chef convidado – Roberto Bento, Bistrô D’Âmpora, SC

A entrada preparada pelo chef Roberto Bento para o Esch no Centro do Rio de Janeiro é uma salada de folhas verdes com camarões pré-cozidos e marinados e pétalas de laranja ao molho quente de nata, laranja e manjericão. Para o prato principal a criação é o confit de canard com molho de pimenta dedo de moça e especiarias acompanhado de gratin de batata-baroa. E para finalizar menu exclusivo, a sobremesa creme de bruleé de cupuaçu. Preço a confirmar.

Giuseppe - Chef convidado – Maria Victória, Bistrô D’Acâmpora, RJ

A entrada preparada pela chef Maria Victória para o Giuseppe é o capuccino de cogumelos com chantilly de porcini. Para o prato principal a criação é o magret de Pato, molho de uvas frescas, galettes de batata com mostarda e cerveja preta. E para finalizar menu exclusivo, a sobremesa creme brulée de gianduia. Preço a confirmar

La Sagrada Família - Chef convidado – Joca Pontes, Ponte Nova, PE

A entrada preparada pelo chef Joca Pontes para o La Sagrada Família é saladinha de acelga com camarões cobertos ao queijo brie queimados no maçarico, mel de acerola com pimenta (R$13,00). Para o prato principal Bife de molho com risoto de arroz do sertão em mix de queijos minas, manteiga e coalho, raspas de calabresa, cogumelos “pleurottes” e macaxeira palha (R$38,00) finalizando com a sobremesa coulis de chocolate branco com sorvete de maracujá e crumble de castanha de caju (R$13,00).

Margutta Cittá - Chef convidado - Felipe Barreto, Munganga Bistrô, PE

A entrada preparada pelo chef Felipe Barreto para o Margutta Cittá é a salada com um mix de folhas verdes, tomate cereja e cogumelos paris crus ao molho tapenade com azeitonas pretas, alcaparras e filé de anchova. Para o prato principal a criação é o filé de peixe terra-mar, filet de peixe branco servido ao molho branco com camarão, champignons e alcaparras acompanhado de arroz branco e legumes cozidos a vapor. E para finalizar menu exclusivo, a sobremesa tapioca munganga com sorvete de coco e morangos. Preço a confirmar.

O Navegador - Chef convidado – André Saburó, Quina do Futuro, PE

A entrada preparada pelo chef Felipe Barreto para o Usuzukuri Teresa-san, salada preparada com os nossos orgânicos e finíssimas fatias de peixe branco extremamente frescas, levemente temperada com shoyu, limão e mirin (R$ 26,00). Para o prato principal a criação é o é Hot Chirashi, tradicionalíssimo sushi na tigela (chirashi) em versão "hot" servido com arroz agridoce de nirá e frutos do mar maçaricados e empanados (R$ 39,00). Preço a confirmar.

Rancho Inn- Chef convidado – Vicente Más (Paquito), Parador de Valencia, RJ

A entrada preparada pelo chef Vicente Más, mais conhecido como Paquito, é uma porção de tortilla de lula e salsinha, com alioli sobre folha de alface. Para o prato principal a criação é a paleta de cordeiro ao molho de ervas acompanhada de salada de feijão branco e champignon com bacon e salsinha temperado com vinagre de vinho tinto e azeite extra virgem. E para finalizar o menu exclusivo é a sobremesa creme catalana com açúcar queimado. Preço a confirmar.

02/07 a 04/07 – Rio Bom de Mesa Zona Sul

66 Bistrô - Chef convidado – Raphael d’Espirite, Marcel, SP

A entrada preparada pelo chef Raphael d’Espirite é o Creme de Cogumelos,palmito pupunha, farofa de amendoim. Para o prato principal é o Bacalhau ao forno, bolacha de batata e segurelha, azeite de manjericão e compota de tomate. E para finalizar o menu exclusivo é a sobremesa Suprema de Chocolatee flor de sal ao vinho do Porto. Preço a confirmar.

Borsalino - Chef convidado – Duca Lapenda, Pomodoro, PE

A entrada preparada pelo chef Claudemir Barros, leva o nome de Champs Eliseés, zucchine in carpaccio finas lâminas de abobrinha verde guarnecidas com julienne de rúcula e queijo de cabra aromatizado com azeite e aceto balsâmico. Para o prato principal a criação é La Bastile, raviolone aperto al profumo da maré, ravióli aberto e recheado com camarões e brunnoise de legumes do mediterrâneo regado com bisque de camarões. E para finalizar o menu exclusivo é a sobremesa Marie Antoinette, cartola ronda, uma releitura da tradicional cartola pernambucana com napoleon de bananas caramelizadas com queijo de manteiga pernambucano assado e povilhado com canela e açúcar. O menu completo sai por R$55,00

Casa da Suíça - Chef convidado – Magda Ortiz, Fogo Caipira, MS

A entrada preparada pela chef Magda Ortiz para a Casa da Suíça é o terrine mulâtre, terrine de fígado de galinha e mango chutney (R$22,00). Para o prato principal a criação é o dourade port de marseilles ragout, cubos de dourado servido com pimentão, cebola, alho, coentro ao vinho branco (R$51,70). E para finalizar menu exclusivo, creme brulée centre brésil com uma pitada de semente de erva doce (R$16,00). Quem optar pelo menu completo – R$82,20.

Emporium Pax - Chef convidado – Beth Beltrão, Virada dos Lagos, MG

A entrada preparada pela chef Beth Beltrão para o Emporium Pax é o caldo dourado, creme de abóbora com chantily (R$7,50). Para o prato principal a criação é o mixidão viradas do largo, um caldeirão com filet migon, ovo, cebola, milho verde, passas e couve (R$34,00). E para finalizar menu exclusivo, a sobremesa é um poutporri de doces mineiros com queijo emmenthal (R$13,50)

Esch Leblon - Chef convidado – César Santos, Oficina do Sabor, PE – Presidente da Associação

As entradas preparadas pela chef César Santos para o Esch Leblon são o crepe pernambucano, tapioca aberta recheada com carne de charque e queijo de coalho ralado frito e o rolinho pernambucano, tapioca recheada com creme cheese cortado em rolinho com mel de engenho. Para o prato principal a criação é Brasil França no mar do Rio, feijão verde, arroz, polvo, lula, camarão, mexilhão e ervas de província. E para finalizar menu exclusivo, a sobremesa é o petit gateau de goiabada com bolo de rolo e sorvete

Margutta - Chef convidado – William Chen Yen, Babel, DF

A entrada preparada pelo chef William Chen Yen para Margutta é o couscous de frutos do mar, couscous marroquino de camarão, polvo e lula com um toque de curry. Para o prato principal a criação é o magret au sauce rouge et pommes flambée, o peito de pato é servido ao molho de vinho e frutas vermelhas acompanhado de maçãs flambadas no conhaque e arroz de ervas. E para finalizar menu exclusivo, a sobremesa Infame com brownie de chocolate meio-amargo, sorvete de rapadura e raspas de limão, calda de redução de catuaba. Preço a confirmar.

Sushi Leblon - Chef convidado – Adriana Didier, Beijupirá, PE

A entrada preparada pela chef Adriana Didier para Sushi Leblon é a trouxinha de pato com molho de laranja e gengibre (R$18,00). Para o prato principal a criação é o Camarulu com Nirá, camarão temperado com shoyo, alecrim e gengibre servido com nirá (R$51,00). E para finalizar menu exclusivo, a sobremesa Aussuba Tatin com sorvete de canela (R$19,00).

03/07 a 05/07 – Rio Bom de Mesa demais localidades

Alvorada - Chef Convidado – Jeff Colas, Maison do Bonfim, PE

As entradas preparadas pelo chef Jeff Colas para o Alvorada são fatia grelhada de pão italiano com figos frescos, balsamico e queijo pecorrino (R$24,00) e o saramunete em massa folhada ao roquefort e alho poro (R$24,00). Para os pratos principais as criações são a caçarola de coelho ao vinho tinto (R$53,00) e o tradicional boeuf bourguignon (R$53,00). E para finalizar menu exclusivo, duas sobremesas: folhado de pêra (R$22,00) e pêra pochées ao vinho tinto e cassis e sorvete (R$24,00).

Bartrô - Chef convidado – Claudemir Barros, Wiella, PE

A entrada preparada pelo chef Claudemir Barros para o Bartrô é o Suquet de Camarão, um purê de amêndoas, pêra, camarão e suco de tomate fresco. Para o primeiro prato principal uma Fusão de Bacalhau, o peixe é servido em duas deliciosas texturas: uma grelhada com crosta e outra em espuma, guarnecido com gnoche de semolina. O segundo prato é Chartrese de Pato recheada com figo fresco, emulsão de café e musseline de batata doce. E para finalizar menu exclusivo, a sobremesa Musse de Coco com Culis de Morango perfumada com graviola e servida com farofa crocante de leite. Preço a confirmar.

Da Carmine - Chef convidado – Juarez Campos, Oriundi, ES

A entrada preparada pelo chef Juarez Campos para o Da Carmine é poulpe confit avec aiölli Polvo, confitado em azeite sobre batatas e maionese de alho assado. Para o prato principal: daube d'Agneau avec haricots blancs, pernil de cordeiro ensopado com vinho tinto e ervas com feijão branco, finalizando com a sobremesa fraise flambée, morangos flambados com grappa e sorvete de creme. Preço a confirmar.

Locanda della Mimosa - Chef convidada - Simone Bert, Wanchako, AL

A entrada preparada pela chef Simone Bert é a dupla de cebiche e tiradito. Para o prato principal a criação é o mama cocha, tortilha de camarão com lulas e camarões em calda de curry levemente picante. E para finalizar o menu exclusivo é a sobremesa torta fria de graviola. O menu completo por pessoa é R$120,00.

Parador Valencia - Chef convidado – Paulo Pinho, La Sagrada Família, RJ

A entrada preparada pelo chef Paulo Pinho para o Parador Valencia é o terrine de salmão ao molho antiboise (R$14,00). Para o prato principal a criação é o ragout de cordeiro com cogumelos selvagens e mousseline de batata ao perfume de maracujá (R$40,00). E para finalizar menu exclusivo, a sobremesa crepe de goiaba com sorvete de queijo (R$12,00).

Serviços:

66 Bistrô

Rua Alexandre Ferreira, 66 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ – Tel: (21) 2266-0838. Horário de funcionamento: ter a sex das 12h às 16h / sab das 12h às 17h e das 19h à 00h30 / dom das 12h às 18h. Aceita: Visa, Master e Amex. Capacidade: 60 lugares Alvorada - Estrada Bernardo Coutinho, 1655 - Araras, Petrópolis- RJ – Tel: (24) 2225-2021 / (24) 2225-1118. Horário de Funcionamento: sex das 13h a meia noite / Sab das 13h à 1h / dom das 13h às 19h. Aceita: Master, Visa, Dinner. Capacidade: 70 lugares.

Bartrô
Rua Jandira Morais Pimentel 449 - Centro, Rio das Ostras- RJ – Tel: (22) 2764-7782. Horário de Funcionamento: de ter a sex das 18h30 a meia noite / sab das 12h30 às 16h30 e das 18h30 a meia noite e dom das 12h30 às 16h30. Aceita: Visa, Master e Diners. Capacidade: 55 lugares.

Borsalino
Av. Armando Lombardi, 633, L.111 - Terraço Market Street
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ – Tel: (21) 2491-4288. Horário de Funcionamento: ter a dom das 12h à 1h / seg das 18h às 13h. Aceita: Todos os cartões de crédito. Capacidade: 120 lugares.

Casa da Suíça
Rua Cândido Mendes, 157 – Glória – Rio de Janeiro – RJ – Tel: (21) 2252-5182 ou (21) 2252-2406. Horário de Funcionamento: seg a sex das 12h às 15h e das 19h às 24h / sab das 19h à 1h / dom das 12h às 16h e das 19h às 23h. Aceita: American Express, Visa, Mastercard, Redeshop e Visa Electron. Capacidade: 80 lugares.

Da Carmine - Rua Mariz e Barros, 305- Icaraí, Niterói- RJ – Tel: (21) 3602-4988 / 3602-4943. Horário de Funcionamento: ter a dom das 12h à 1h / seg das 18h às 23h30. Aceita: Visa, Master e American Express. Capacidade: 80 lugares.

Emporium Pax - Praia de Botafogo, 400 loja 704- Botafogo, Rio de Janeiro- RJ – Tel: (21) 2559-9713. Horário de Funcionamento: de seg a dom das 12h à meia noite. Aceita: Todos os cartões de crédito. Capacidade: 96 lugares.

Esch Leblon – Rua Dias Ferreira, 78 – Leblon – Rio de Janeiro, RJ. Tel: (21) 2512-5651. Horário de Funcionamento: de seg a dom das 12h às 1h30. Aceita: Todos os cartões de crédito. Capacidade: 100 lugares.

Esch Centro - Rua do Rosário, 107- Centro, Rio de Janeiro- RJ – Tel: (21) 2507-5888. Horário de Funcionamento: de seg a sex das 9h às 22h. Aceita: Dinners, Máster, Visa e American Express. Capacidade 100 lugares

Giuseppe - Rua Sete de Setembro, 65, sala 02, 2º andar- Centro, Rio de janeiro- RJ – Tel: (21) 2509-7215. Horário de Funcionamento: de seg a sex das 12h às 16h e das 17h às 22h. Aceita: Visa e American Express. Capacidade: 102 lugares.

La Sagrada Família - Rua do Rosário, 98 sobrado- Centro, Rio de janeiro- RJ – Tel: (21) 2252-2240 / 2253-5572. Horário de Funcionamento: de seg a sex das 12h às 15h30. Aceita: Dinners, Master, Visa e American Express. Capacidade:125.

Locanda della Mimosa - Alameda das Mimosas, 30- Vale Florido, Petrópolis- RJ. Tel: (24) 2233-5405.

Margutta - Av. Henrique Dumont, 62- Ipanema, Rio de Janeiro- RJ – Tel: (21) 2259-3887 / 2529-2183. Horário de Funcionamento: de seg a sex das 18h à 1h / Sab das 12h à 1h / dom das 12h à meia noite. Aceita: Dinners, Master Card, Visa e American Express. Capacidade: 70 lugares

Marguta Cittá - Av. Graça Aranha, 1, 2º andar - Centro, Rio de Janeiro- RJ. Tel: (21) 2563-4091. Horário de funcionamento: de seg a sex das 11h às 16h Aceita: Dinners, Master Card, Visa e American Express. Capacidade: 160 lugares

O Navegador - Av. Rio Branco, 180, 6º andar- Centro, Rio de Janeiro- RJ. Tel: (21) 2262-6037. Horário de funcionamento: de seg a sex das 11h30 às 15h. Aceita: Master e Visa. Capacidade: 96 lugares

Parador Valência – Rua Celita de Oliveira Amaral, 189- Itaipava. Petrópolis- RJ. Tel: (24) 2222-1250

Rancho Inn - Rua do Rosário, 74 sobrado- Centro, Rio de Janeiro- RJ. Tel: (21) 2263-5197. Horário de Funcionamento: de seg a sex das 11h às 15h30. Aceita: Dinners, Master, Visa e American Express Capacidade: 76 lugares

Sushi Leblon – Rua Dias Ferreira, 256, 3º andar - Leblon, Rio de Janeiro- RJ. Tel: (21) 2274-1342. Horário de Funcionamento: de seg a sex das 12h às 16h e das 19h à 1h30 / sab das 12h à 1h30 / dom das 13h à meia noite. Aceita: Master, Visa e American Express. Capacidade: 80 lugares.