Mostrando postagens com marcador concurso. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador concurso. Mostrar todas as postagens

14 de março de 2011

Sugestão de Harmonização do Concurso de Receitas da Didi – Receitas com calda de açúcar.

Mais uma vez, fui convidada pela Didi do blog http://deliartcakecreations.blogspot.com/ para fazer a harmonização do concurso.

Agradeço aqui pela oportunidade, pra mim é sempre um grande prazer.

E como sempre mais uma vez um grande desafio, acredito que pelo fato de o blog ser de uma doceira, confeiteira, eu me pego sempre nessa missão de “tentar” harmonização o vinho, ou outra bebida com doces, o que já falei muitas vezes, não ser nada fácil.

Dessa vez, eu não precisaria efetivamente harmonizar a receita ganhadora, eu poderia escolher qual doce eu harmonizaria.

Mas antes mesmo de ser escolhida a receita vencedora, já havia me decidido.

A receita vencedora foi da LUCIANA BETENSON, (@LuBetenson) do blog http://rosmarinoeoutrostemperos.blogspot.com .

Parabéns @LuBetenson.

Um toucinho do céu, minha escolha por essa harmonização foi simples.

Há alguns meses atrás, fiz um jantar harmonizado onde a sobremesa era exatamente toucinho do céu (diga-se de passagem, adoro).

E a ansiedade pela harmonização, bem como as discussões acaloradas dos participantes ao descobrirem qual seria o vinho, me deixou boa memória para escrever sobre essa harmonização.

A receita vencedora, e todas as receitas do concurso estão aqui: http://deliartcakecreations.blogspot.com/2011/02/concurso-de-receitas-com-calda-de_23.html .

Doces portugueses geralmente têm muito ovo, muita gema e muito açúcar, devido ao dulçor fica um pouco difícil não perder ou o sabor do vinho, ou o sabor do doce.

Como eu detesto regras ditadas, e acredito que a harmonização é uma descoberta, vou citar um trecho do ocorrido no jantar a que me referi logo acima.

Na apresentação da sobremesa do jantar, que era um toucinho do céu, eu apresentei o vinho a ser servido para acompanhá-lo.

Era um Espumante Moscatel da Salton, elaborado com uvas da variedade Moscato, fermentado em tanques de aço inoxidável pelo método Charmat à baixa temperatura, o que preserva os aromas primários da variedade.

(Essa foi a minha escolha, mas partindo dessa premissa, você pode optar por outro tipo de espumante Moscatel, ou um Moscato d’Asti.)

Prontamente alguém levanta a mão e comenta:

“Ah, mas essa harmonização ficaria muito melhor com um Moscatel de Setúbal”.

Ao que eu disse:

“Se melhor eu não sei, mas a harmonização do toucinho do céu com o Moscatel de Setúbal, é clássica, com um Moscatel Roxo de Setúbal também seria uma grande harmonização, mas como harmonizar é desafiar as regras e descobrir outras boas combinações, provemos primeiro para saber qual é a melhor”.

Nesse caso não posso dizer que é melhor nem pior, mas certamente pra mim foi uma super descoberta, onde todos adoraram e se curvaram à belíssima descoberta que fora compartilhado com todos.

O que aconteceu nessa harmonização?

Você pegava um pedaço do doce, bebia o espumante, queria mais um pedaço do doce que por sua vez pedia mais um gole do espumante.

Pra mim, foi o ponto alto daquele jantar.

Perceber o estado de prazer e excitação dos participantes ao provarem essa “novidade” me fez ganhar o jantar, e mais ainda:

Arriscar é preciso!

4 de fevereiro de 2011

Sugestão de Harmonização para o Concurso de Receitas de Férias do blog da Didi

Mais uma vez estou eu aqui, para tentar harmonizar a receita vencedora do Concurso do blog da Didi : http://deliartcakecreations.blogspot.com/ .

A receita vencedora foi o Super bolo de chocolate de Férias da Pérola Boudakian, mas conhecida como @penacozinha.

Confesso que de inicio achava que o @penacozinha era algum trocadilho com Pé na Cozinha, mas depois vi que não, que era por causa do nome Pérola, ou será que é por causa do pé mesmo.

Bom, brincadeiras à parte vamos sugerir algumas harmonizações para o Super Bolo de Chocolate.


A receita do bolo você encontra clicando aqui:

Super Bolo de Chocolate


A harmonização com chocolates sempre foi um desafio, não só pra mim, mas também para todos os apreciadores de vinhos e outras bebidas.

O chocolate assim como as gorduras, o ovo e queijos mais “massudos” tendem a criar uma película na língua, que nos impede de perceber outras sensações gustativas, e exatamente por isso se torna uma harmonização um pouco controversa.


Mas por se tratar de um bolo com um toque de amargor do chocolate, mas ao mesmo tempo bastante aromático, vou deixar algumas impressões, que podem ser uma boa descoberta na degustação.


Minha primeira sugestão é prová-lo com o Intenso da Salton, é um vinho licoroso, fortificado e elaborado com as melhores uvas da vinícola.

Ele apresenta aromas intensos de nozes, baunilha, mel e chocolate,por isso mesmo pode combinar muito bem com essa dose de cacau que a receita do bolo apresenta em sua composição.


A segunda sugestão seria um Porto Vintage, minha dica é o Porto Vintage S. Leonardo 2000, que no caso deve ser decantado por apresentar algumas borras, também estamos falando de um fortificado.


Sim os preços de tais sugestões não são baratas, mas se você seguir essa lógica acredito que encontre alguns fortificados ou Vintage a preços mais acessíveis, e não desagradarão.


E outra sugestão seria um drink de Amarula com suco de Maracujá.

Sim Amarula com Maracujá, acredito que o o aroma e o toque cítrico do maracujá vão dar uma puxada no sabor do bolo.

Para uma parte de Amarula ½ de suco gelo picado e coqueteleira.

Ou se quiser apenas curtir o bolo, passe um café fresco e faça a festa.


Parabéns @penacozinha !

10 de novembro de 2010

Concurso de Receitas elaboradas com Cerveja da Didi



O concurso de Receitas com cerveja do blog http://deliartcakecreations.blogspot.com terminou . As receitas eram bem legais e versáteis, mas disparado na frente a receita vencedora foi o Pudim de Caracu do Luiz Caropreso. Com 385 votos.
A receita você encontra aqui: PUDIM DE CARACU
Eu fiquei de harmonizar a receita vencedora.
As vezes as pessoas querem harmonizar tudo com vinho mas nem tanto ao céu nem tanto a terra . Neste caso eu pensei em um espumante, até por que o Verão está chegando, um espumante Asti.
Como a inteção da harmonização não é oprimir a sobremesa, nem o vinho o Asti é uma boa pedida.
O processo de fermentação do espumante com o método Asti (uma região do Piemonte ), ao contrário da grande maioria, só passa por uma única fermentação e o objetivo disso é manter os aromas florais e primários de frutas desse variedade. Suas "bolhas" as denominadas perlage, agirão refrescantemente na boca, pedindo assim outra mordida do doce.
Min
ha dica para a harmonização da Receita de Pudim de Caracu é o Asti Spumante DOCG (Santero) que você encontra na Vinci.

O crédito da foto do Pudim de Caracu é de Henrique Peron:
Saiba mais sobre Peron clicando aqui: ww.henriqueperon.com.br

E se quiser saber como rolou o concurso visite o blog da Didi: Deli Art Cake Creations

"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende".
(Leonardo da Vinci)



10 de maio de 2010

XVIII CONCURSO GASTRONOMICO DE VISCONDE DE MAUA

Aspic de Pinhão, Panqueca de Pinhão Tupiniquim e Mousse e Crock de Pinhão, foram às novidades vencedoras do Concurso Gastronômico de Visconde de Mauá que aconteceu em maio do ano passado nesta região localizada entre a divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, conhecida por sua beleza natural de intenso verde, rodeada por montanhas e vales, cortada por inúmeros rios e riachos que formam belíssimas cachoeiras de águas cristalinas.

Este ano o concurso acontecerá dias 14, 15 e 16 de maio e estão convidados os grandes chefes: Flavia Quaresma (Consultora/RJ), Frederic Monnier (Breasserie Rosario/RJ), Heiko Grabolle (Florianópolis/SC) e Tereza Paim (Terreiro Bahia/BA), entre outros, que darão nota aos cozinheiros locais. O publico também poderá votar no Júri Popular, onde o convite será uma camiseta no valor de R$ 50,00.

Deposito na conta poupança – código 013

Associação Comercial de Visconde de Mauá

Caixa Econômica Federal - Agencia 0189

Conta poupança: 004571-4

CNPJ: 36.513.000/0001-32

Confirmar deposito por e-mail: gostocomgosto@uol.com.br ou fax (24) 3387.1382 com detalhamento dos números das camisetas (P, M,G,GG e baby look)

O objetivo do concurso é desafiar os cozinheiros locais na elaboração de um prato com o pinhão – fruto da araucária – registrando sua criatividade na gastronomia nacional.

Além do Mês do Pinhão, que acontecerá do dia 01 a 31 de maio, onde a grande maioria dos restaurantes da região estará servindo pratos à base de pinhão e produtos organicos da região, teremos o V Salão do Pinhão, com apresentação dos artistas locais, o Sabores da Montanha, onde haverá apresentação dos produtores orgânicos da região, um jantar comemorativo (R$ 120,00) na abertura do Festival, elaborado pelos chefs Flavia Quaresma, Tereza Paim, Heiko Grabolle, Dalton Rangel e Mariana Palmeira, entre outras novidades.

Tour aos setores de cultivo e beneficiamento dos produtos da terra – Visitas ao cultivo/produção da araucária, cogumelo, truta e a um capril, dentre outros típicos da localidade.

Chef x Chef – Integração dos chefs profissionais com os amantes da gatronomia. Liderado por Dalton Rangel e Mariana Palmeira, participantes da 1ª edição do “Super Chef”, Programa da Rede Globo – Ana Maria Braga. Os participantes voluntários recebem uma cesta com os produtos e um espaço com kit de cozinha (fogareiro, tábua e outros utensílios) e são desafiados a criarem um prato, que será decorado com criatividade e terá seu o processo explicado. Premiação: kit promocional.

Chef x Artista Plástico - Gastronomia e Arte

Chefs com artistas plásticos se integram em nome da arte e criam pratos em conjunto, unidos por suas paixões: encantar os olhos e o paladar. Todas as belezas da gastronomia e das artes plásticas estarão unidas com o objetivo de criar pratos cujas apresentações serão verdadeiras obras de arte.

Proteja Visconde de Mauá

Tem o objetivo de desenvolver nas escolas durante o evento, um projeto que remeta a importância da preservação da Mata Atlântica e reconstituição das áreas degradadas, não apenas por questões ambientais, mas também por aspectos culturais da região.
-Confecção de cartilha explicativa e com atividades diferenciadas para estimular a participação das crianças e jovens no projeto, afim de despertá-los como agentes de mudança comportamental na comunidade que estão inseridos.

Cozinheiro “Chefinho” – Oficinas e concursos de culinária para adolescentes, trabalhando conceitos da gastronomia com arte, desenvolvendo a criatividade em relação à combinação dos ingredientes, sabor e decoração dos pratos, além de destacar a sua importância para o crescimento sócio econômico de Visconde de Mauá e vizinhança.

Festa do Pinhão – Agenda cultural – dança e música, de 7 a 9 de maio, com ênfase no público interno, ou seja na comunidade local.

“1º Abraço Verde” em espaço de destaque, realizando o plantio mínimo de 500 mudas para estimular o cultivo da araucária – símbolo de Visconde de Mauá e principal temática da Temporada de Outono, hoje em extinção. Além do plantio, envolvendo a comunidade local e a rede de ensino, será realizada breve palestra por especialista sobre a importância da preservação desse exemplar para o Meio Ambiente, a sua relação com Mauá e técnicas de plantio e manutenção.

Informações:

Mônica Rangel

Tel: (24) 3387.1382/2004

e-mail: gostocomgosto@uol.com.br

www.mauagastronomico.com.br