24 de dezembro de 2007

Bom Senso à Mesa...


Ceia de Natal exige bom senso


Nesta época do ano é comum a ocorrência de problemas intestinais, aumento da glicemia, picos de pressão arterial, gases e embriaguez causados pelo excesso de comida e bebida. Nas confraternizações o centro das atenções é uma mesa farta e rica em doces e gorduras. Para evitar que as emergências dos hospitais se transformem no destino mais procurado após a ceia, os profissionais de saúde recomendam bom senso e moderação.

É importante que as pessoas tenham em mente que sempre há a possibilidades de escolhas, mesmo diante da ceia tradicional. Sem gastar muito e usando a criatividade, é possível preparar uma ceia que agrade a todos e que não contribua para o aumento dos níveis de glicose. "É claro que sempre deve prevalecer o bom senso e que todos se lembrem que neste período é preciso se poupar porque são muitas as ocasiões de festa".

A maionese, por exemplo, exige cuidados. O ideal é que sejam oferecidos legumes no vapor e, à parte, um recipiente com a maionese. Dessa forma, caberá à pessoa decidir se quer a sua salada com muita, pouca ou nenhuma maionese", lembrando que o problema é o alto teor de gordura.

A tradicional farofa, que muitas vezes é preparada com bacon, pode ser enriquecida com ingredientes como couve, cenoura ou banana com ameixa. O arroz com legumes também é uma boa saída ao arroz coberto com molhos e queijo. "Para se preparar uma ceia saudável, não é preciso abrir mão do sabor. Basta que a fazer boas escolhas, usar os temperos naturais e evitar os industrializados, muito ricos em sódio".

Em relação ao Peru e Chester, muito apreciados na mesa dos brasileiros, escolha de partes do peito ou da coxa, onde há menos gordura. O bom senso também deve prevalecer no rol das sobremesas. A tradicional rabanada pode ser assada ao invés de frita e as frutas devem acompanhar os doces. "É sempre importante que sejam oferecidas frutas para que o doce não seja consumido em excesso".
Outro perigo à mesa pode estar relacionado à bebida. É comum os hospitais receberem grande número de pacientes embriagados.
Além de beber com moderação- afinal a festa de Natal deve ter como principal objetivo a companhia dos amigos e parentes e o simbolismo da data- o ideal é que a bebida seja sempre intercalada com água .


O dia seguinte à ceia também deve ser levado em consideração. A maionese jamais deve ser reaproveitada e as sobras dos demais alimentos devem ser levados imediatamente à geladeira na noite dos dias 24 e 31. Antes de serem consumidos novamente, as carnes devem ser bem aquecidas, especialmente o pernil. "É sempre bom lembrar que não se deve preparar uma quantidade muito grande de comida, que tenha que ser aquecida e reaquecida várias vezes no decorrer da semana. O ideal é que a ceia possa ser utilizada no máximo até o dia seguinte".

Fonte:

http://www.saude.df.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário

Deguste!!! Fique a vontade. Mas evite comentários ofensivos, não use palavrões. Esse espaço é de alegria.